Junho está chegando: saiba como organizar uma festa junina

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Junho é o mês de um tradicional evento no Brasil: a festa junina! É época de se vestir a caráter, preparar o quentão e, em alguns casos, treinar os passos da quadrilha. Este é um evento bem animado, repleto de comidas típicas, decoração e brincadeiras especiais. Por isso, exige da equipe responsável pela organização uma atenção especial, para que a festa seja uma experiência completa para seus participantes. Confira, neste post, alguns dos passos mais importantes sobre como organizar uma festa junina.

Como organizar uma festa junina?

Escolha o local adequado

Tudo começa pela escolha de um lugar apropriado. Para organizar uma festa junina, o ideal é que o local escolhido seja amplo, para acomodar todas as barraquinhas, atrações e convidados. Esta também é uma festa que funciona melhor em espaços abertos, ao ar livre.

Crie a decoração

Um elemento indispensável ao organizar uma festa junina é a decoração. São as bandeirinhas, o tecido xadrez, os itens de palha, a fogueira, as imagens e as referências caipiras que dão charme e caracterizam este evento. Faça uma lista de tudo que deverá ser feito até o dia da festa e comece a organizar esta parte o quanto antes! Outro ponto importante é a iluminação do local. Festas juninas são eventos que precisam de claridade, por isso, é fundamental contar com uma equipe que monte um bom sistema de luzes. Uma boa sugestão, para garantir a qualidade do evento, é terceirizar este serviço com uma empresa especializada.

Tenha comidas típicas

Uma das grandes expectativas destas festas é em relação à alimentação. São muitos os salgados e doces típicos que não podem faltar para que o evento esteja completo. Entre os salgados, não esqueça de incluir na lista: cachorro-quente, pinhão, churrasquinho e pipoca. Já os doces, incluem: maçã do amor, bolo de milho, amendoim e paçoca. Que tal incrementar o cardápio com diferentes sabores de calzone? Esta é uma comida prática de servir e de comer, duas características importantes neste tipo de festa. Não esqueça das bebidas! Sucos, refrigerantes e o tradicional quentão são itens que não podem faltar!

Pense em brincadeiras

Monte um quadro de atrações para animar os convidados do evento! A quadrilha, por exemplo, é um momento animado e esperado na festa junina. Além disso, o bingo e a cadeia são duas brincadeiras típicas que podem entrar na lista. Não esqueça das barraquinhas de pescaria, jogo de argolas e tiro ao alvo, que costumam ser as mais animadas e movimentadas da festa junina.

Faça uma lista de músicas

Outro elemento indispensável para criar o clima certo neste tipo de evento, são as músicas escolhidas. Este é mais um momento em que vale a pena terceirizar o serviço e contratar um bom DJ com experiência neste tipo de festa. Festa na roça, Olha pro céu e Pula a fogueira são algumas das músicas que não podem faltar na playlist. Além disso, podem ser incluídas músicas de forró e sertanejas.

Faça uma divulgação

Tanto eventos abertos ao público quanto os fechados (festas juninas de empresas ou escolares, por exemplo) precisam ser bem divulgados! Escolha os canais certos, para garantir o público-alvo ideal para o seu evento. O convite, além da data e hora da festa, pode trazer mais informações, como algumas das atrações que a festa terá e a sugestão de que os convidados se vistam a caráter.

Tenha cuidado com a segurança

Eventos de médio e grande porte precisam de uma equipe responsável pela segurança, para garantir o bem-estar dos convidados. O ideal ao organizar uma festa junina é contratar uma empresa com experiência no assunto, que disponibilize profissionais capacitados e treinados para cuidar da segurança do evento.

Invista em limpeza e uma equipe de apoio

Além da segurança, a terceirização de outros serviços ajuda a manter a qualidade do evento. Ao organizar uma festa junina, você pode contratar uma equipe responsável pela limpeza e também pelas barraquinhas de comida, animadores de festa e, em alguns eventos, pode ser interessante contratar manobristas para o estacionamento.

E você, o que acha das festas do mês de junho? Comente sua opinião! E se precisar de ajuda para organizar uma festa junina, não esqueça que a Empresas Minister pode ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *