Medidas de segurança em festas de réveillon

Tempo de leitura: 6 minutos

Festas de Réveillon é sempre um evento muito esperado e desejado por todos, talvez, uma das confraternizações mais festejadas pelos brasileiros. Porém, para garantir uma boa passagem de ano em alto estilo é necessário planejá-la bem para nada fuja do controle e, principalmente, para que não ocorram acidentes.

Claro, que ninguém planeja uma festa de Ano Novo pensando ou esperando que acidentes aconteçam, mas quando organizamos um evento precisamos olhar todos os ângulos e antecipar quaisquer crises ou problemas que possam surgir pelo caminho.

Se você pretende fazer da sua empresa uma referência em festas de réveillon, então, continue a leitura que vamos te dar dicas certeiras sobre medidas de segurança essenciais que todo confraternização precisa ter.

Confira!

Festas de Réveillon: quais medidas de segurança devemos investir?

Investir em segurança não deve ser encarado como um gasto extra, mas sim como o item primordial do planejamento de qualquer evento, seja ele pequeno, médio ou de grande porte.

Uma falha na comunicação, um espaço menor que o indicado, uma piscina sem proteção ou mesmo uma simples bituca de cigarro jogado em local inapropriado. Todos esses “pequenos” detalhes podem causar sérias e graves consequências dentro de um evento com muitas pessoas, som alto e bebida alcoólica.

Por isso, pensar e estruturar tudo antecipadamente é importante e, caso você ou sua equipe não tenham experiência com esse tipo de festa a dica é: contrate um time de profissionais especializados em organização de eventos e em segurança de entretenimento.

Afinal, festas de Réveillon estão no calendário mundial, ou seja, não são eventos que surgem inesperadamente, certo? Então, comece estruturando o seu evento com pelo menos 6 meses de antecedência, assim, tudo poderá ser feito com calma e sem chances de sair do controle.

Para garantir que todas as medidas de segurança estejam alinhas e bem aplicadas, comece separando o evento em dois blocos que são:

Pré-festa

Na “pré-festa” será pautado todos os itens, detalhes e ideias sobre como o evento irá acontecer. É aqui onde você vai indicar o número de convidados, local, tema, horário, equipes contratadas, artistas, orçamentos e tudo mais. Dentre os principais pontos a serem discutidos estão:

#1 Planejamento

Orçamento total da festa, contratação de mão de obra terceirizada, local, tema, estruturas que serão usadas, divulgação e tudo mais. O planejamento é o corpo da festa e segui-lo a risca garante a prevenção de incidentes, especialmente com o que diz respeito ao local e estrutura usada: palco, decoração e tudo mais. Com o planejamento você pode escolher os melhores fornecedores para que não haja riscos.

#2 Estudo do espaço

Nunca coloque um número grande de pessoas em um ambiente pequeno. O espaço escolhido deve permitir que os convidados possam circular tranquilamente por todo o local sem aglomerações.  É importante, também, que o lugar tenha além da porta principal uma saída de emergência ampla e bem sinalizada.

#3 Equipe de segurança

Todo e qualquer evento deve contar com uma equipe de segurança sempre disponível para que possa assegurar que nada fuja do controle. Os profissionais devem cuidar da entrada e saída dos convidados, resolver situações adversas como brigas e discussões, orientar os convidados sobre as áreas permitidas para circulação e estar sempre em comunicação com os organizadores e a equipe de saúde.

#4 Equipe de saúde

Eventos de grande ou médio porte pede que haja uma equipe de saúde de plantão, seja uma ambulância móvel instalada no pátio do local ou mesmo uma sala que sirva de enfermaria para cuidar e atender emergência.

Durante o evento

#1 Sinalização

O espaço escolhido precisa ser bem sinalizado com avisos sobre áreas proibidas, perigo de choque elétrico, pisos escorregadios, saídas de emergências, extintores de incêndio, avisos sobre proibição de cigarro e tudo mais. Escadas devem ter adesivos refletores em todos os degraus.

#2 Rondas

Toda festa deve ter uma pessoa responsável por zelar pelo andamento do evento. Essa pessoa deve ter uma equipe de confiança para que juntos possam se comunicar o tempo inteiro e fazer rondas no ambiente. Isso serve para que se observe se algo está faltando, se o local já atingiu o número limite de pessoas, para acionar a equipe de limpeza e dispersar aglomerações.

#3 Comunicação

Não é possível fazer uma bela festa réveillon se aqueles que ficarão responsáveis por organizar a grande noite não conseguirem se falar constantemente para que nada fuja do controle. Por isso, rádios comunicadores devem ser usados e testados por todos antes. É essencial que uma pessoa assuma a responsabilidade geral e que seja acionado em casos extremos.

#4 Bar

Sempre que possível evite a circulação de itens cortantes, se sua festa for um jantar, tenha uma boa equipe de garçons para que recolha talheres e louças assim que os convidados acabarem de comer. Caso o evento seja um show ou uma balada prefira que o bar sirva bebidas sempre em recipientes descartáveis ou em latinhas, evite garrafas de vidro.

As festas de réveillon marcam a chegada de um novo ciclo, um novo ano e, por isso, carregam consigo muitas expectativas positivas por todos que confraternizam juntos. Garantir um bom andamento em uma festa de grande porte é dar a cada convidado a tranquilidade e a segurança para aproveitar ao máximo o evento sem dores de cabeça.

Organize, planeje e sempre busque por profissionais especializados e capacitados para comporem juntos o seu evento de fim de ano. Procure por prestadores de serviços sérios, faça contratos bem específicos com todos e promova um evento impecável.

Dica extra: festas de réveillon combinam com fogos de artifícios, mas cuidado! Não compre ou promova queimas de fogos se você não tem experiência em manusear os artefatos, não permita shows pirotécnicos em ambientes fechados. Para queimas de fogos procure uma distância segura entre os convidados e o local de disparo dos fogos.

E, então, gostou das nossas dicas para que você promova festas de réveillon incríveis com toda a segurança e organização? Quer mais dicas como essa? Baixe agora mesmo nosso e-book “Dicas infalíveis para eventos diferenciados”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *