Quer um sono tranquilo? Mantenha a casa segura à noite

Tempo de leitura: 5 minutos

Nos dias de hoje, ter um sono tranquilo nem sempre é tarefa fácil. E olha que nem estamos falando dos problemas do dia a dia que atrapalham a gente na hora de ir para a cama, como as mensagens que não param de chegar no celular a dificuldade de se desligar das tarefas do trabalho que você precisa dar conta no dia seguinte. O assunto aqui é a falta de segurança que afeta a tranquilidade quando a noite cai.

Provavelmente, você já perdeu o sono porque escutou um barulho suspeito no meio da madrugada e temeu pela integridade da sua família. Ou então demorou para pegar no sono porque ficou em dúvida se fechou bem as portas da casa ou não. 

É comum passar por essas descritas acima tendo em vista a realidade que se tem hoje na maioria das cidades do Brasil. Mas saiba que é possível, sim, ter um sono tranquilo e garantir que a sua casa fique segura durante toda a noite se você adotar uma rotina de cuidados e equipar a sua casa com bons recursos de segurança.

Não é possível controlar o que acontece lá fora, mas você pode tornar sua casa imune aos riscos que vêm da rua. Veja só:

Checklist para manter a sua casa segura e ter um sono tranquilo

Reforçando o que foi dito anteriormente, lembre-se de criar o hábito de fazer os procedimentos que serão listados a seguir todas as noites.

1. Inicie os cuidados antes mesmo de dormir

É correto você querer se certificar de que sua casa está segura para que garantir um sono tranquilo antes de ir para a cama, mas a verdade é que logo que a noite cai (ou mesmo mais cedo) você já pode adotar algumas medidas.

Por exemplo, se as janelas da sua casa ou apartamento permitem que pessoas na rua vejam o interior dos cômodos, é recomendável que você mantenha as cortinas fechadas quando as janelas estiverem abertas. Desse modo, ainda há ventilação e circulação de ar, mas as cortinas previnem que pessoas suspeitas ou mal intencionadas “espionem” a rotina dos moradores e os bens da casa.

Se você mora em uma casa, tenha o hábito de manter o portão sempre trancado, mesmo que haja muita circulação dos moradores da rua para dentro de casa ao longo do dia. Não há porque deixá-lo destrancado se é muito mais fácil e mais seguro, por exemplo, permitir que cada morador da casa tenha suas próprias chaves para entrar e sair sempre que for necessário.

2. Mantenha algumas luzes acesas o máximo possível

É extremamente importante economizar energia elétrica por razões de sustentabilidade e também para poupar o seu bolso e diminuir a conta de luz. Mas isso não quer dizer que sua casa precisa ficar um breu completo à noite. Procure deixar ao menos a lâmpada da entrada acesa até bem tarde, quando o último morador for dormir.

3. Verifique o trancamento de todas as portas e janelas da casa

Parece óbvio recomendar que você feche as portas e janelas para ter um sono tranquilo. Porém, de tão óbvia, essa tarefa pode acabar sendo feita sem o devido cuidado.

Primeiramente, lembre-se de já manter fechada a janela de cômodos que normalmente ficam vazios, principalmente à noite. Pode ser o caso do escritório, caso você tenha um em casa ou da cozinha, caso ninguém tenha o hábito de cozinhar. Por que deixar essas partes da casa mais vulneráveis, se não tem uma vigilância mínima, não é mesmo?

Outra medida importante é você criar um “roteiro” para percorrer os cômodos da casa que possa ser sempre repetido. Por exemplo, é possível começar sempre dos fundos para a frente da casa ou contrário. Se você seguir sempre à risca esse roteiro, muito dificilmente correrá o risco de deixar alguma porta ou janela aberta sem querer e vai poder ter um sono tranquilo.

4. Invista em alarmes, câmeras de segurança e rondas

Pelo que foi dito anteriormente, você pode fazer muito para manter a sua casa segura e ter um sono tranquilo. Ao mesmo tempo, é possível amplificar esses cuidados e ter ainda mais segurança com a ajuda da tecnologia e dos mais modernos sistemas de segurança. 

Um alarme pode ser um dos primeiros investimentos nesse sentido. Caso ocorra alguma tentativa de invasão no seu imóvel, uma central de segurança com equipe especializada será avisada imediatamente e saberá exatamente as medidas a serem tomadas para garantir a segurança da sua família.

Outra grande ferramenta de segurança é a instalação de câmeras de segurança que permitem que você veja toda a movimentação no entorno da sua casa e na rua.

Se acontecer de você acordar no meio da noite por causa de algum barulho estranho, ao invés de ficar preocupado e intrigado, você pode simplesmente checar pelas câmaras o que de fato está acontecendo. Se for algo suspeito, pode acionar imediatamente uma central de segurança. Se não for, pode voltar a ter um sono tranquilo e dormir o resto da noite. 

Você pode contar ainda com rondas de equipes especializadas que vão monitorar as proximidades da sua casa e tomar as medidas cabíveis em situações suspeitas. 

Reforce a segurança da sua casa e garanta um sono tranquilo. Conheça os serviços que oferecemos para manter a integridade da sua família e do seu imóvel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *