Tempo de férias X medidas de segurança

Tempo de leitura: 6 minutos

Não há nada melhor do que aproveitar o feriado ou as férias do trabalho para viajar com a família, não é mesmo? Mas antes de sair de casa, algumas medidas de segurança são importantes para proteger o seu imóvel, seja ele casa ou empresa.

Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), 15% das residências do país possui algum sistema eletrônico de segurança. Em comparação, na Europa são 85%. No entanto, a previsão é que esse número aumente, pois, cada vez mais pessoas estão se conscientizando sobre a importância dos equipamentos de monitoramento.

Os cuidados com a segurança deve existir em todas as épocas do ano, porém, durante o período de férias é importante tomar algumas medidas de segurança a fim de proteger o seu patrimônio. Confira as melhores dicas para proteger o imóvel durante a sua ausência!

Prepare a casa para a sua ausência

Antes da viagem, você precisou de um planejamento para comprar as passagens, reservar hotel, pesquisar atividades para fazer no local, entre outras coisas, não é mesmo ? Inclua também nessa lista a preparação da casa para a sua ausência. Confira as medidas de segurança mais importantes:

Remova as “pistas” da sua ausência

Pense em todas as coisas que podem dar uma impressão de abandono na sua casa. Correspondências, jornais e revistas acumulando na porta de casa chamam a atenção dos bandidos. Por isso, antes de viajar cancele esses serviços e peça para algum amigo ou parente recolher as correspondências que chegarem durante esse período.

Se a casa tiver jardim, contrate uma pessoa ou uma empresa terceirizada para fazer a manutenção enquanto estiver fora. Uma área externa mal cuidada é considerada um sinal de ausência.

Uma dica muito conhecida é deixar as luzes ligadas o dia inteiro, mas ela pode não surtir o efeito que esperamos e se tornar um atrativo para os bandidos. Durante a noite elas realmente dão a impressão de que há pessoas na casa, mas durante o dia, passa a imagem de que não tem ninguém ali. O ideal é evitar essa tática para não denunciar de que o imóvel está vazio.

Desligue a campainha e transfira as ligações do telefone fixo

Um método muito utilizado por arrombadores é acionar a campainha e fazer ligações para o telefone fixo da casa em vários horários diferentes para que eles terem certeza de que não há ninguém na residência. Para resolver esse problema, é bem simples. Desligue a campainha e transfira as ligações do telefone fixo.

Sem ouvir o barulho da campainha, os bandidos vão preferir não se arriscar e acreditar que o sinal não está alto o suficiente para ser ouvido do lado de fora da casa. E, em vez de deixar uma mensagem programada na secretária eletrônica comunicando a sua ausência, transfira as ligações do telefone fixo para o seu celular. Dessa forma, você vai poder atender todas as chamadas como se estivesse em casa. Para fazer isso basta entrar em contato com a sua operadora de telefonia fixa.

Retire os objetos de valor do imóvel

Mesmo seguindo todas as medidas de segurança, uma invasão sempre é possível e você deve tomar todas as precauções possíveis. Por isso, não deixe objetos de alto valor em um imóvel vazio. Leve joias, dinheiro e outros bens para um local de confiança.

Peça para uma pessoa de confiança verificar o imóvel

Antes de viajar, escolha uma pessoa de confiança para ir ao seu imóvel algumas vezes durante a sua ausência, principalmente, em caso de longas viagens. Essa dica parece óbvia, mas muitas pessoas esquecem desse detalhe antes de sair de casa. Entre em contato com ela enquanto estiver fora para saber se a sua casa está em segurança.

Evite expor as suas férias nas redes sociais

Sabemos que é difícil segurar a emoção e não contar sobre os planos de viagem para os amigos. Uma das medidas de segurança recomendadas é tomar cuidado para não falar os detalhes perto de pessoas desconhecidas ou em locais públicos. É comum que os bandidos fiquem com os ouvidos atentos em busca de uma oportunidade para agir.

Enquanto estiver de férias, evite expor nas redes sociais o seu dia a dia para não confirmar para as pessoas mal intencionadas que não há ninguém no imóvel.

Faça um seguro residencial

Mesmo que você não tenha o hábito de viajar nas férias, considere fazer um seguro residencial. Apesar de todas as medidas de segurança, o risco de acontecer algo com o seu patrimônio sempre existe.

Ele vai proteger o seu patrimônio e garantir o pagamento de uma indenização em casos de roubos, incêndios, problemas elétricos, desastres naturais e até danos involuntários causados por terceiros. O seguro residencial é uma garantia de que você pode descansar nas suas férias sabendo que o seu imóvel vai estar bem protegido.

Adquira dispositivos de segurança

Os serviços de proteção residencial dão mais segurança e, principalmente, mais tranquilidade para os moradores. Com o aumento da violência urbana, a instalação de alarmes e câmeras se tornou uma necessidade para afastar os bandidos.

O uso de equipamentos de monitoramento eletrônico desencoraja potenciais invasores. Até porque entre invadir uma casa com sistema de segurança e outra totalmente desprotegida, é fácil imaginar qual será a escolha dos bandidos. Os dispositivos de segurança também ajudam no processo de investigação caso algo aconteça e seja necessário entrar em contato com a polícia.

Procure por empresas especializadas para que os equipamentos sejam instalados corretamente e nos locais que mais precisam de atenção. Quando isso não acontece, você passa a ter uma falsa sensação de segurança, o que é muito arriscado. 

Na hora de contratar esses serviços não faça essa escolha considerando apenas o preço. Inclua na lista de vantagens, o custo-benefício de ter um sistema para proteger os bens materiais que estão na residência, a redução do valor do seguro residencial e, claro, a segurança pessoal que ele proporciona.

Para proteger a sua família e o seu patrimônio é necessário algumas medidas de segurança, principalmente, nos períodos em que o seu imóvel vai estar vazio. Use as nossas dicas e saia de férias despreocupado!

Na hora de contratar um serviço de segurança, fique atento à credibilidade da empresa. A Empresas Minister possui soluções personalizadas de segurança e monitoramento. Conheça os nossos serviços!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *