Terceirização ou contratação interna? Veja qual escolher!

Tempo de leitura: 6 minutos

Com a mudança na legislação trabalhista, muitas empresas optaram pela terceirização de alguns serviços ao invés de contratar um funcionário interno para realizar determinado trabalho.

Isso porque o mercado corporativo está cada dia mais competitivo. Por isso, as organizações precisam sempre buscar novas maneiras para reduzir os custos, melhorar a qualidade dos seus produtos e serviços e sair na frente da concorrência. Nesse cenário, há muitas dúvidas sobre se é melhor contratar um funcionário ou terceirizar determinadas atividades.

Você também está nesse dilema? Então, confira o nosso post completo e tire as suas dúvidas sobre o assunto!

Conheça as vantagens e desvantagens da terceirização de serviços

A terceirização é quando a sua empresa contrata serviços de uma nova companhia mediante um contrato de prestação de serviços. Vamos ver quais são as vantagens e desvantagens?

Vantagens da terceirização de serviços

Apresenta um melhor custo-benefício

Uma das principais vantagens da terceirização de serviços é com relação à redução de custos. Isso porque os direitos trabalhistas e os encargos são altos, representando um valor considerável nas despesas da organização.

Dessa maneira, o custo-benefício da terceirização de serviços, em muitos casos, tende a ser positivo. Isso acontece porque, além de os custos serem menores, a empresa não se preocupa com a taxa de rotatividade de funcionários, absenteísmo e outras questões importantes na gestão de pessoas.

Proporciona mão de obra mais qualificada

Quando você terceiriza determinado setor na empresa, saiba que está contratando profissionais qualificados e responsáveis para desenvolver o seu melhor.

Eles têm conhecimento técnico e vivência empresarial, realizando as suas atividades com excelência e sempre visando a lucratividade da organização. Inclusive, muitas companhias que desejam profissionalizar determinadas áreas optam por contratar empresas terceirizadas para garantir os melhores resultados.

Garante mais flexibilidade para os departamentos

Cada setor da empresa tem as suas demandas específicas, certo? No dia a dia, nem sempre conseguimos dar conta de realizar todas as demandas impostas pela organização.

Por isso, quando você contrata os serviços terceirizados, garante mais flexibilidade para os departamentos. Afinal, os seus funcionários contratados podem delegar determinadas tarefas, que perdem muito tempo realizando, para focar em melhorar as estratégias de mercado para sua empresa. Consequentemente, isso aumenta os lucros do seu negócio.

Desvantagens da terceirização de serviços

Há menor controle das atividades

Quando você contrata um funcionário, pode solicitar que ele realize diversas tarefas. No dia a dia, sabemos que muitas vezes eles acabam fazendo até mais do que foram contratados para fazer (vale ressaltar que essa atitude pode gerar diversos processos trabalhistas, certo?).

No entanto, quando você contrata uma empresa terceirizada, as atividades são mais reduzidas: você vai receber apenas aquilo que foi descrito no contrato. Além disso, principalmente até você conhecer os trabalhos da empresa terceirizada, vai precisar de um tempo maior monitorando e conferindo se os serviços estão atendendo às suas expectativas.

Contratação interna

A contratação interna é quando a sua empresa faz uma seleção de candidatos e escolhe o melhor talento para fazer parte da sua atual equipe. Assim, assina a sua carteira trabalhista mediante um salário, e você cumpre uma determinada carga horária — tudo isso baseado e cumprindo sempre as leis trabalhistas.

Vantagens da contratação interna

Proporciona maior controle das atividades

Quando você tem um funcionário sentado em uma mesa na sua frente o dia inteiro, você tem maior controle das atividades dele. Você consegue perceber, facilmente, quando ele está procrastinando, enrolando para resolver determinado problema ou não está atendendo aos clientes, colegas e fornecedores da maneira mais adequada.

Por isso, como há um contato diário muito próximo, há mais possibilidade de cobrar os resultados, pressionando-o para atingir as metas e se colocando à disposição para ajudar a resolver algum determinado problema. Assim, você tem um controle maior sobre as atividades e sobre a rotina dele.

Há mais facilidade na integração do time

Hoje, investir em um time interno que se dê bem, que “vista a camisa” e que se empenhe em atingir às metas de uma maneira unida é maravilhoso, você concorda?

Por isso, quando você tem uma equipe que trabalha o dia inteiro lado a lado, há mais facilidade na integração e em criar um ambiente voltado a atingir metas e a alcançar os resultados almejados.

Desvantagens da contratação interna

Proporciona custos muitos altos

Os custos para manter um funcionário dentro da empresa são muito altos. Além da contratação, férias e diversos impostos, você precisa se preocupar em continuar desembolsando em caso de saúde, afastamento do trabalho, absenteísmo e outros.

Sem contar que, quando ele sai da empresa, você tem gastos com demissão e contratação de um novo talento — além dos custos de contratação, você perde tempo (e dinheiro!) investindo em capacitações até que o novo funcionário se habitue ao ambiente e entre no ritmo.

Há a falta de ideias inovadoras

É claro que não podemos generalizar, contudo, normalmente quando um funcionário se acostuma dentro do seu ambiente de trabalho, dificilmente procura novos cases de sucesso para se inspirar ou participa de capacitações para qualificar o próprio trabalho.

Isso pode ocasionar a falta de novas ideias e de insights importantes que ajudam na tomada de decisão estratégica. Assim, a sua empresa se mantém “estacionada”, sem visão ampla do mercado, das tendências e da concorrência.

Se você quer que a sua empresa cresça no cenário competitivo atual, precisa ter uma visão estratégica sobre o mercado. Por isso, é fundamental colocar tudo na ponta do lápis e conferir se vale a pena investir em um funcionário ou se é melhor contratar um serviço terceirizado em determinada área da sua companhia — sendo assim, é essencial avaliar bem para escolher o formato mais adequado para o seu negócio.

Com este post, você aprendeu as vantagens e desvantagens de investir em uma contratação interna ou em uma terceirização. Falando nisso, como está o serviço de limpeza da sua empresa? Se você se interessa por esse assunto, baixe agora o nosso e-book sobre as vantagens na contratação de uma empresa de limpeza terceirizada. Tenha uma boa leitura e até o próximo conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *