Vigilância humana e eletrônica são dois formatos de segurança com características distintas, mas que têm o mesmo intuito: garantir uma proteção eficiente.
Uma das maiores preocupações dos brasileiros está na sua própria segurança e na de seus familiares. O alto índice de criminalidade no país deixa todos alerta para eventuais situações de perigo.
Dessa forma, contar com um sistema de segurança eficaz torna-se imprescindível para trazer tranquilidade a residências, condomínios e ambientes corporativos. O serviço complementa o trabalho feito pela polícia, assim como o de outros órgãos públicos. Equipes e profissionais qualificados, além de tecnologias inovadoras, fazem todos se sentirem protegidos no local.
Por isso, confira a seguir em que consistem vigilância humana e eletrônica. Quais são as principais diferenças? Como combiná-las para tornar sua segurança otimizada, reunindo o que há de melhor em ambos os modelos?
Entendendo como funcionam vigilância humana e eletrônica
Vigilância humana
De forma geral, a vigilância humana funciona através de profissionais devidamente capacitados. Eles preservam a integridade física de moradores ou colaboradores de um determinado local. Ademais, protegem seu patrimônio, sobretudo em situações que ameaçam a segurança, incluindo assaltos, sequestros e roubos.
Normalmente, condomínios e empresas contratam uma equipe para que a proteção seja eficiente. Inclusive, o ideal é poder contar com isso 24 horas por dia, mesmo nos finais de semana e feriados. Para isso, é necessário contratar profissionais para funções como as seguintes:
- Vigia ― aquele que realiza atividades de observação, entre outras menos dinâmicas.
- Porteiro ― responsável por controlar acesso, entrada e saída de pessoas e veículos no local, além de receber entregas e correspondências.
- Vigilante ― com porte de arma, esse profissional atua em situações de alto risco.
Vigilância eletrônica
Nesse caso, ainda há o trabalho humano envolvido. Mas a vigilância eletrônica centraliza seus esforços na adesão às tecnologias inovadoras disponíveis no setor. Elas aprimoram o processo tradicional de segurança por meio de soluções que automatizam atividades e trazem melhorias consideráveis.


Por exemplo, o monitoramento remoto dispensa a necessidade de uma equipe no local. Acompanhar as imagens e controlar o acesso de pessoas e veículos pode ser feito a distância em uma central.
Além disso, outras possibilidades surgem com os recursos da vigilância eletrônica, e entre elas estão:
- softwares para gestão de atividades operacionais;
- câmeras de alta qualidade;
- alarmes;
- sensores;
- biometria.
Vigilância humana e eletrônica: prós e contras
Percebe que existem muitas diferenças entre vigilância humana e eletrônica só em suas definições? Pois bem, essa distinção fica ainda mais notória nas vantagens e desvantagens que cada formato proporciona aos sistemas de segurança. Acompanhe.
Principais vantagens da vigilância humana e eletrônica
Existem vários benefícios de contratar a vigilância tradicional. Entre os principais estão:
- flexibilidade e agilidade na prestação do serviço;
- autonomia para direcionar ações de acordo com a situação;
- possibilidade de alinhar o desempenho dos colaboradores da equipe.
Por outro lado, as principais vantagens obtidas com a vigilância eletrônica são:
- excelente custo-benefício;
- redução de falhas humanas;
- melhoria na segurança dos dados e dos profissionais;
- otimização de processos;
- possibilidade de compartilhar as imagens do monitoramento com moradores ou colaboradores.
Principais desvantagens da vigilância humana e eletrônica
Na contratação da vigilância humana, também existem desvantagens, incluindo:
- alto custo com encargos trabalhistas;
- jornada limitada dos profissionais;
- maior risco de falhas humanas.
Enquanto na vigilância eletrônica as desvantagens são:
- eventuais ataques ao sistema;
- possíveis falhas na internet ou quedas de energia.
Combine vigilância humana e eletrônica e otimize sua segurança!
Sabemos que é possível escolher apenas uma das opções, mas o ideal seria reunir o que há de melhor nesses dois mundos. Formar uma espécie de modelo híbrido na segurança poderia torná-la mais eficiente e otimizada.
Vigilância humana e eletrônica carregam benefícios excelentes para a proteção garantida de profissionais, moradores e colaboradores do local. Além disso, você pode neutralizar as desvantagens que cada opção apresenta.
Por exemplo, a vigilância humana possui um custo elevado, certo? Então, você pode investir nos recursos tecnológicos da vigilância eletrônica para melhorar o custo-benefício do seu sistema de segurança.
Seja como for, humana, eletrônica ou híbrida, nós da Minister estamos prontos para ajudar. Oferecemos nossos serviços de qualidade em qualquer um dos tipos de vigilância. Temos uma história pautada em respeito, ética e relacionamento e somos referência no setor pela excelência no atendimento. E o melhor: tudo por um preço justo, que cabe no seu bolso.
Faça seu orçamento com a Minister! Tenha uma experiência tranquila na instalação de um sistema de segurança que garanta proteção, bem-estar e qualidade de vida.