6 dicas para manter seu condomínio organizado

Tempo de leitura: 6 minutos

Sabemos que ser síndico ou administrador de um prédio é uma rotina cheia de novos desafios. Afinal, ter tudo em ordem e manter o condomínio organizado requer muito planejamento, dedicação, responsabilidade, estratégia, paciência e empenho.

Considerando que manter uma organização impecável é um dos principais atributos de uma boa gestão, você precisa saber como fazer isso! Afinal, tudo precisa estar em ordem para evitar complicações legais futuras e também reclamações de moradores, certo?

Por isso, preparamos este post para ajudá-lo na sua rotina. Nele, você vai conferir seis dicas incríveis para implementar no dia a dia do seu prédio. Vamos lá?

1. Tenha uma boa e regular rotina de limpeza

Convenhamos: nada pior do que chegar do trabalho e encontrar os corredores do prédio sujo e as escadas cheias de teias de aranha, você concorda? Por isso, ter uma rotina de limpeza mantém todo o ambiente limpo, cheiroso e organizado.

Varrer, eliminar as teias de aranha, tirar o pó, passar um pano e higienizar os corredores e as maçanetas das portas é fundamental para não deixar a sujeira acumular — e ainda evitar a proliferação de fungos, bactérias e vírus.

Por isso, se você não tem funcionários específicos para a limpeza no seu prédio, considere terceirizar o serviço! Assim, você cria uma rotina de limpeza e têm a certeza de que cada ambiente será cuidado por especialistas no assunto.

>> Você também pode se interessar por ler: como montar uma rotina de limpeza para o condomínio?

2. Invista em um bom controle de acesso para deixar o condomínio organizado

Para ter mais segurança no prédio é essencial saber quem entra e quem sai dele, não é mesmo? Por isso, uma ótima alternativa para aumentar a segurança é investir no controle de acesso.

Afinal, é preciso ter uma atenção redobrada com os entregadores e visitantes, afinal, você nunca sabe quando encontrará uma pessoa mal-intencionada, certo?

Veja algumas alternativas para melhorar a segurança no controle de acesso de pessoas no seu prédio:

  • crie um manual de segurança no condomínio;
  • invista em um porteiro remoto ou;
  • capacite os porteiros com um treinamento em segurança.

 

3. Crie regras específicas para solucionar os principais problemas do seu prédio

Por mais que exista o regimento interno e a convenção condominial (que provavelmente você pegou algum modelo pronto na internet, no sindicado, na administradora ou com um advogado), cada prédio é único e tem suas peculiaridades.

Por exemplo: em algum prédio pode ter problema com os donos dos animais que não recolhem a sujeira do seu pet; já em outro é possível que haja alguma dificuldade dos pais entenderem que as suas crianças não podem subir e descer as escadas correndo, porque isso faz barulho.

Então, é preciso avaliar quais são os principais problemas enfrentados pelo seu condomínio e criar regras específicas para isso. Assim, você soluciona as dificuldades do seu prédio e cria uma rotina mais organizada.

4. Lembre-se de limpar as caixas d’água regularmente

A limpeza da caixa d’água do condomínio deve ser realizada pelo menos duas vezes no ano ou quantas vezes forem necessárias para mantê-la limpa e higienizada. Afinal, ter uma água de qualidade para todos os moradores é uma questão de saúde, portanto, isso deve ser sempre priorizado!

Além disso, é importante ressaltar que esse serviço deve ser feito por uma empresa especializada e acompanhada pelo síndico ou zelador. Portanto, mesmo que tenha alguma pessoa no prédio que se dispõe em fazer esse serviço, saiba que não é recomendado — o condomínio pode levar uma multa pela limpeza inadequada e enfrentar diversas complicações legais.

Portanto, sempre agende a limpeza com uma empresa especializada e solicite o teste de potabilidade da água (análise físico-química feita em um laboratório para identificar a presença de organismos nocivos aos seres humanos, tais como germes e bactérias).

5. Tenha um bom controle de pragas no condomínio

Outro aspecto que merece a sua atenção é o controle de pragas, tais como: baratas, ratos e cupins. É ideal que sejam realizadas duas dedetizações/desratizações por ano, sendo importante que uma delas seja feita em outubro (antes de começar os períodos mais quentes).

Dessa maneira, evita que esses bichos transitem pelo condomínio e transmitam doenças para os moradores. Por isso, contrate uma empresa especializada para fazer uma avaliação no seu prédio e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

6. Solicite que cada morador cuide da sua vaga de garagem

É importante contratar uma limpeza terceirizada para manter o condomínio em ordem. No entanto, principalmente a garagem que costuma ser um ambiente mais sujo, é fundamental que cada morador saiba cuidar da sua vaga.

Por isso, sempre evidencie isso nos grupos de WhatsApp, nos murais de comunicação interna e nas reuniões. Por exemplo, se no seu prédio as garagens são cobertas e é permitido ter um armário para armazenar objetos, é essencial que cada morador mantenha o espaço limpo e organizado (evitando deixar roupas e demais acessórios jogados).

Agora, se o seu prédio não tem garagem fechada e o chão é feito de cascalho, é fundamental que cada morador cuide para não entrar no condomínio com os pés cheios de pedras. Além disso, nesse caso, as ervas daninhas costumam aparecer com frequência. Sendo assim, mesmo que o prédio tenha um bom controle de limpeza e jardinagem, cada morador pode ajudar um pouco. Afinal, não custa arrancar as ervas para deixar o ambiente mais limpo, você concorda?

Por isso, promover o senso de responsabilidade e solidariedade também são importantes porque ajudam a manter o prédio em ordem e organizado.

Manter o condomínio organizado é o desejo da maioria dos síndicos, administradores e zeladores. Para isso, é essencial ter uma boa rotina de limpeza, investir no controle de acesso, criar regras específicas, limpar as caixas d’água, ter um bom controle de pragas e promover o senso de responsabilidade.

Neste post, você conferiu seis dicas incríveis para manter o condomínio organizado. Você gostou das nossas ideias? Então, aproveite para conferir como nós, das Empresas Minister, podemos ajudar na sua rotina! Acesse agora mesmo os nossos serviços especializados e solicite um orçamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *