7 itens que não podem faltar na organização de um evento de Carnaval

Tempo de leitura: 6 minutos

Dizem que o ano só começa depois do Carnaval. Essa frase, muito conhecida entre os brasileiros, mostra o peso que essa festa tem na nossa história. Esses 3 dias de festa são marcados por muita alegria, descontração, samba, blocos de rua e fantasias. Apesar do evento de Carnaval muito popular dentro da cultura brasileira, essa festa não surgiu por aqui.

Ela tem origem nas festas europeias do século XIX com os personagens Pierrô, Arlequim e Colombina. Quando chegou ao Brasil, o Carnaval era um evento de elite. Mas com o passar do tempo, a festa foi se popularizando e se tornou essa festa que mistura a cultura de outros países com a brasileira.

Se você quer fazer um evento de Carnaval mas não sabe por onde começar, fique tranquilo! Separamos 7 dicas de organização para garantir a folia perfeita para os seus convidados. Vamos lá?

1. Defina o número de convidados e o orçamento

Definir o tamanho do seu evento de Carnaval e o orçamento são etapas fundamentais para o sucesso. Faça um planejamento detalhado para evitar imprevistos. Para o orçamento, faça uma pesquisa sobre os fornecedores, locais, patrocinadores e todos os requisitos que você considera importante, definindo metas para cada um deles.

Confira se o local escolhido tem espaço suficiente para receber todos os convidados com conforto e segurança. Não deixe de colocar a satisfação e o bem-estar deles em primeiro lugar! Verifique se é necessário solicitar alvarás e autorizações com a prefeitura e outros órgãos para não ter nenhum imprevisto.

2. Surpreenda na decoração

Uma decoração caprichada faz toda a diferença em um evento de Carnaval. Invista em muito brilho, cores, máscaras carnavalescas, confete e serpentina para dar o clima do ambiente. E claro, as fantasias e os adereços dos convidados também ajudam a compor a decoração do evento.

Na hora de criar a ambientação carnavalesca lembre-se de criar um espaço para as pessoas tirarem fotos. Essa é uma maneira fácil e divertida de divulgar o evento e os patrocinadores.

3. Escolha o cardápio de comidas e bebidas

Por ser um evento de Carnaval, pense em um menu que se relacione com o tema da festa. Leve em consideração de que estamos no verão, que pede comidas mais leves e refrescantes. As comidas no estilo finger food, pequenas porções que podem ser consumidas em uma ou duas mordidas, são excelentes alternativas para servir os convidados com praticidade.

Para as bebidas, diversifique o cardápio para satisfazer a maior parte do seu público. Mas os clássicos como a caipirinha, mojito e drinks com vodka não podem faltar. Verifique o sistema de resfriamento das bebidas para manter a cerveja bem gelada e não esqueça das bebidas sem álcool, como água, refrigerantes e sucos.

Outra decisão importante a ser tomada é como será cobrada a consumação do evento. Entre as modalidades mais usadas estão o open bar, fichas, pulseiras, vendas diretas ou se será tudo cortesia para os convidados. Para evitar surpresas desagradáveis no dia da festa, verifique a procedência dos fornecedores.

4. Garanta a animação da festa com uma boa música

Carnaval sem música não combina! Esse item não pode faltar no seu evento e, dado a sua importância, tem que ser decidida com atenção para garantir a animação dos convidados. Em um evento de Carnaval não pode faltar as marchinhas, enredos de escolas de samba famosos, funk, samba e outros ritmos animados. Se for possível, que tal contratar uma bateria de ritmistas para tocar no seu evento? Com certeza os seus convidados vão amar essa atração.

A infraestrutura do evento também faz toda a diferença. A iluminação, equipamentos sonoros e a montagem do palco ajudam muito no clima e na experiência dos convidados. Para não se preocupar com detalhes técnicos, vale a pena contratar uma empresa terceirizada especializada nessa área.

5. Tenha um bom relacionamento com os fornecedores

Quem trabalha com eventos sabe: enquanto ele estiver acontecendo, a adrenalina não para! Tudo pode acontecer e é preciso agir rápido para contornar as dificuldades e garantir a satisfação do público.

Um dos pontos críticos de sucesso de um evento de Carnaval é o bom relacionamento com os fornecedores. Faça uma pesquisa extensa e solicite referências, assim, o risco de não receber o serviço combinado é menor. Além disso, tenha um contrato detalhando todas as condições, prazos, pagamentos e o que será feito caso algo não aconteça conforme o combinado.

6. Contrate uma empresa de segurança

Casos de furtos, roubos e tentativas de assédios tendem a aumentar nessa época. Por isso, seja qual for o local e o tamanho do evento, fique atento à segurança dos convidados. Como organizador do evento, é sua responsabilidade garantir que o seu público se divirta e se sinta protegido no local.

Contratar uma empresa para fazer a segurança e monitoramento é essencial para o sucesso do evento. O planejamento do esquema de segurança não se refere apenas ao número de seguranças presentes no local. A tecnologia também tem um papel importante com o uso de câmeras, reconhecimento facial e drones.

Com experiência em grandes eventos, como a Oktoberfest, a Minister tem uma solução completa para o seu evento de Carnaval. A equipe de segurança conta com profissionais treinados que, com o apoio da tecnologia, garantem a tranquilidade e proteção do público.

7. Busque feedbacks sobre o evento de Carnaval (e aprenda com eles!)

O evento não acaba depois que o último convidado for embora. Para que os próximos eventos de Carnaval aconteçam e sejam um sucesso, saber como foi a experiência dos convidados é muito importante.

Pergunte pelas redes sociais, questionários ou pessoalmente, quais foram os pontos positivos, o que pode ser melhorado e os pontos que precisam de mais atenção dos organizadores para as futuras edições.

Com mais de 30 anos de experiência, a Minister possui uma solução completa para o sucesso do seu evento de Carnaval. Seja qual for o tamanho do seu evento, temos uma equipe especializada para atender as suas necessidades. Conte com uma equipe especializada para garantir a tranquilidade e a satisfação dos seus convidados. Solicite o seu orçamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *