Como produzir um evento sustentável?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

evento-sustentavel

Quando você produz um evento, costuma planificar os itens de primeira importância, tais como segurança, capacidade do local, atendimento e alimentação, não é mesmo? Mas hoje em dia, insere-se nessa lista primordial um elemento que pode fazer toda a diferença aos olhos do público e também para o bolso: a sustentabilidade. Mas como produzir um evento sustentável? Confira, abaixo, algumas dicas que separamos para você.

Sustentabilidade em todas as etapas do evento

Atualmente, mais do que nunca, todos os setores da sociedade têm de promover a economia de recursos e o uso racional e inteligente dos materiais, energia etc. Não poderia ser diferente na organização de eventos. Eles reúnem muitas pessoas e são potenciais poluidores (embalagens e descartáveis, por exemplo), com grandes focos de desperdício (energia, alimentos etc).

O primeiro passo é estabelecer o conceito de sustentabilidade em todas as etapas da organização do evento. Com isso, todos os investimentos poderão ser pensados, levando-se em conta essa questão.

Escolha bem os fornecedores

A principal dica na escolha de fornecedores é contar com empresas locais, para reduzir as distâncias de transporte dos materiais. Se as empresas abastecerem os veículos com biocombustíveis, melhor ainda.

Os fornecedores devem ser incentivados a incluir produtos locais no cardápio. Para evitar o desperdício de alimentos, o número exato de participantes ao fornecedor de serviços de alimentação.

Economia de água

A principal medida para o uso sustentável da água é a economia do precioso liquido. O ideal é que o local do evento tenha dispositivos de economia de água em cozinhas e banheiros. Se não tiver, informe aos participantes sobre os objetivos de sustentabilidade do evento e peça apoio para economizar. Além disso, evite produtos químicos que poluem as reservas naturais e o lençol freático.

Tenha uma iluminação econômica

A iluminação de um evento deve seguir a lógica das residências atuais: todas as lâmpadas tradicionais, “quentes”, devem ser substituídas por lâmpadas fluorescentes, “frias”. Se forem de LED, fica ainda melhor, afinal estas lâmpadas gastam cerca de 80% menos energia.

Separe os resíduos

Não tem como evitar que o evento produza resíduos. Uma forma de amenizar esse problema é optar por materiais recicláveis e reutilizá-los sempre que possível. Tenha cuidado com os brindes. Prefira objetos duráveis e funcionais, para não acabarem no lixo.

Planeje o que será feito com esses resíduos depois. Papel (materiais gráficos em geral), garrafas e embalagens plásticas podem ser recolhidos e reciclados. Para isso, seu evento precisará contar com um sistema de coleta seletiva, que não irá custar muito e dará retorno.

Divulgação inteligente

Muitos produtores já optam pela venda online de ingressos para o evento. É a forma mais sustentável de realizar esse serviço. Há no mercado plataformas que oferecem meios seguros de empregar esses sistemas. Use meios eletrônicos em vez de materiais impressos para as comunicações prévias e posteriores ao evento.

Nos materiais de divulgação, saliente o comprometimento do seu evento com a sustentabilidade. Além disso, dê instruções sobre os meios de transporte públicos ou percussos a pé mais adequados para chegar ao evento a partir de pontos de referências como estações de trem, rodoviárias e aeroportos.

Ao tornar o seu evento mais sustentável, você reduz o impacto ambiental e garante uma posição de respeito entre os concorrentes. Muitas pessoas hoje já têm plena consciência dos problemas ambientais que o mundo vive e faz escolhas por produtos e serviços que apresentem compromisso com tais questões.

Ao fazer um evento com princípios mais sustentáveis, você pode fazer com que a ideia se espalhe e se torne uma referência de colaboração para um mundo mais equilibrado.

O que achou dessas ideias para um evento sustentável? Conte-nos sua opinião nos comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *