Conheça as festas típicas que acontecem no mês de Outubro em Santa Catarina!

Tempo de leitura: 6 minutos

Outubro é o mês ideal para reunir sua família, arrumar as malas e curtir as mais variadas festas típicas que vão ocorrer em várias cidades de Santa Catarina. São aproximadamente 12 festas acontecendo em todo o estado, que atraem milhões de visitantes.

As festas de Outubro oferecem uma programação que atende a todas as faixas etárias, tais como atrações musicais, apresentações de grupos de dança e comidas típicas capazes de agradar a todos os gostos. Muitas das cidades em que são realizadas as festas, inclusive, fazem parte de rotas gastronômicas, de vinhos ou cervejas.

Essas festas tem por finalidade manter viva a memória e as tradições, transmitidas de geração em geração pelas mais diferentes etnias que colonizaram e compõem o estado, ou seja, trata-se de uma divertida aula de história para quem adora unir a história com os festejos de Outubro.

Já está ansioso para saber onde e quais festas típicas ocorrerão durante o mês de Outubro? Se sim, continue a ler o nosso artigo e saiba quais festas farão parte do calendário desse tão esperado mês. Vamos lá?!

Festas típicas – Sul do estado

Heimatfest

Também conhecida como a Festa das Origens, o Heimafest acontece todos os anos, ocorrendo em 2018 dos dias 12 a 15 de Outubro e coloca a cidade de Forquilhinha no radar do calendário festivo do mês.

Essa é o tipo de festa onde podemos aprender com os costumes e tradições das etnias que deram origem ao município, sendo homenageadas durante a festa as etnias italiana, polonesa, alemã, japonesa, portuguesa e africana.

O lado festivo do evento fica por conta de shows com bandas locais, atrações culturais, como a apresentação de grupos de danças e folclóricos, da rica gastronomia da região e cervejas e vinhos artesanais, produzidos tanto em Forquilhinha, quanto em cidades vizinhas e da mesma região.

Festa do Produto Colonial

Vizinha do município de Tubarão, a cidade de São Martinho celebra a cultura alemã com bastante música e gastronomia típicas alemães, ocasião perfeita para quem adora festas em cidades pequenas e de interior.

Festas típicas – Vale Europeu

Fenarreco

Conhecida por sua forte produção têxtil, anualmente a cidade de Brusque, dos dias 4 a 14, se transforma no palco da Fenarreco, festa que tem como prato principal o marreco recheado com repolho roxo, o “Ente mit Rotkohl”.

Além de outros pratos da culinária alemão, a festa também é regada a muita música, danças típicas e é claro, chopps estupidamente gelados.

Festa do Imigrante

Do dia 11 ao 14 de Outubro a cidade de Timbó realiza a Festa do Imigrante. Bailes, desfiles, shows, apresentações culturais e a gastronomia dão o tom dessa desta de Outubro, que promete e muito te surpreender.

Festas típicas – Grande Oeste

Efapi

Conhecida por ser a maior cidade do Oeste catarinense, Chapecó não poderia deixar de fazer parte do calendário das festas de Outubro. Do dia 6 a 15 de outubro é realizada a Efapi, Exposição-feira agropecuária, industrial e comercial de Chapecó.

Além dos shows, apresentações culturais e da gastronomia diversa, esta festa de outubro se destaca por ser uma das maiores feitas multissetoriais do Brasil, ao reunir representantes de diversos setores da econômica, tais como da indústria, comércio, agropecuária e serviços.

Festas típicas – Oktoberfest

Mundialmente conhecida por ocorrer na Alemanha, a Oktoberfest também acontece em duas cidade catarinenses durante o mês de outubro: nos municípios de Blumenau e Itapiranga.

A Oktoberfest em Blumenau ocorre anualmente do dia 3 ao dia 21 no Parque da Vila Germânica. Além de ser conhecida por mobilizar e atrair turistas do Brasil inteiro, essa festa é diversão garantida. As atrações musicais, em especial as bandinhas tradicionais de cultura alemã, da gastronomia ou pelos mais diversos tipos de chopp, o evento conta até com um enorme parque de diversões, ou seja, há diversão para todas as idades.

Já em Itapiranga, ocorre entre os dias 29 de setembro a 21 de outubro. Declarada pela própria cidade como a primeira Oktober do Brasil, ela celebra a gastronomia, o folclore e a dança através de atrações diversas, essa festa típica se mostra mais atraente para aqueles que desejam aproveitar uma Oktoberfest, mas em uma cidade de menor porte e com um charme típico que só o interior tem.

Festas típicas – região de Jaraguá do Sul

Oberlandfest

Nos dias 27, 28 e 29 de outubro, Rio Negrinho será palco da Oberlandfest, que nada mais é do que uma festa tipicamente alemã, tendo como atrações o bierwagen, desfiles de grupos folclóricos, concursos de tiro e de chopp e metro, bailes com bandas típicas e concurso de serrar toras de madeiras.

Recheada com diversas opções de chopp e de comidas típicas, sem sombras de dúvidas, esse é o tipo de evento capaz de entreter e divertir a sua família!

Festas típicas – litoral catarinense

Festival do Camarão

Entre os dias 11 e 14 de outubro, acontece na cidade de Porto Belo o Festival do Camarão. Um evento ímpar que cultiva as tradições portuguesas, em especial a dos açorianos. Não perca a oportunidade de saborear junto com os seus familiares a imensa variedade de receitas feitas com camarão, ostras e mariscos.

Marejada

Do dia 4 a 14 de outubro, Itajaí sediará a 32° Marejada, que promete ser em 2018 a maior festa do pescado do Brasil. Organizada pela secretaria municipal de turismo, a principal atração dessa festa é a diversidade de pratos feitos à base de frutos do mar.

Festas típicas – Vale do Contestado

Tirolerfest

Em 2018, comemorando os 85 anos de colonização austríaca, do dia 10 ao 14 de outubro acontece em Treze Tílias a Tirolerfest. Reserve tempo para admirar o desfile principal da festa (Bierwagen), saborear a gastronomia germânica e se divertir com shows e grupos folclóricos tipicamente alemães.

Percebeu como opções não faltam? Por infelicidade do próprio calendário, algumas das festas típicas acontecem nos mesmos dias, o que nos obriga, essa sem sombra dúvidas a parte mais difícil de todas, a escolher alguma delas, em detrimento das outras.

Não se esqueça de divulgar nas redes sociais o nosso artigo e continue a acompanhar os próximos posts do nosso blog!

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *