Eventos de Natal em dias de calor, saiba no que se atentar!

Tempo de leitura: 6 minutos

Quando você pensa em eventos de Natal, o que passa pela sua mente? Talvez você tenha pensado em fartura, confraternização e amigo secreto, não é? A palavra “verão” também passou pela sua cabeça? Apesar da estação mais quente do ano começar, oficialmente, no dia 21 de dezembro, durante todo o último mês do ano até o final de março, vamos ver e sentir dias de muito calor.

Como as confraternizações de final de ano acontecem nessa época, é necessário tomar alguns cuidados para que o calor em excesso não prejudique o seu evento e, principalmente, não afete a segurança dos seus convidados. Pensando nisso, vamos mostrar os principais cuidados que você deve ter na hora de planejar esse tipo de evento. Vamos lá?

Faça o planejamento com antecedência

Os eventos de Natal são momentos muito esperados pelos colaboradores, por isso, o seu planejamento deve ser feito com muita atenção para superar as expectativas dos convidados. Antes de fazer qualquer coisa, faça um planejamento detalhado e defina os objetivos do evento. Dessa forma, o trabalho será mais eficiente e com mais chances de sucesso.

Pense na segurança do evento, no número de convidados, no cardápio, na decoração, na logística, entre vários outros aspectos que vão demandar a sua atenção. Faça uma lista de tarefas para não esquecer de nenhum detalhe, delegue as funções, estabeleça metas e, principalmente, esteja preparado para problemas que podem acontecer nesse período.

Defina o local dos eventos de Natal

Depois de definir os objetivos e o número de pessoas que estarão presentes, chegou o momento de escolher o local. Verifique se o tamanho do local é compatível com o número de convidados para que eles se sintam confortáveis, se existe facilidade de acesso tanto para chegar ao local, como dentro do estabelecimento e se o alvará de funcionamento está atualizado, por exemplo.

Não deixe de levar em consideração também o horário dos eventos de Natal, já que no verão as altas temperaturas podem causar desconforto para os convidados. Quando o local estiver definido será mais fácil discutir a logística do evento, pensar na decoração e iniciar a divulgação da confraternização para os colaboradores.

Fique de olho na previsão do tempo

O conforto dos convidados é um dos principais objetivos dos eventos de natal. Assim que a data for decidida, verifique a previsão do tempo, os alertas de calor e da qualidade do ar na região.

Como prevenir é melhor que remediar, não deixe de ter um plano alternativo! Pense em outro espaço para fazer o evento ou se é possível colocar tendas para os convidados se protegerem do sol e da chuva.

Ofereça comidas e bebidas refrescantes

Em eventos de Natal, não podemos negar que uma das maiores expectativas é com relação à Ceia. Essa tradição de reunir as pessoas em torno da mesa é um momento inesquecível nessa época do ano.

Por causa do calor, nada melhor do que um cardápio leve e refrescante. Inclua os tradicionais pratos de festas de fim de ano, saladas e, ao longo do evento, canapés e finger foods.

Para complementar, tenha sempre bebidas geladas à disposição dos convidados durante todo o evento e ofereça um drink de boas-vindas logo na entrada. Eles vão adorar a surpresa!

Fique atento com a saúde em dias de muito calor

Um evento ao ar livre ou em uma área externa podem aumentar o risco de algum convidado ter uma exaustão de calor ou uma insolação. Isso pode acontecer se a pessoa ficar muito tempo exposta ao sol sem protetor solar, usar muita roupa em um dia quente, fazer esforço físico ou passar muito tempo sem se hidratar.

A ingestão de álcool e cafeína em excesso aumentam o risco de uma dessas condições acontecerem, por isso, peça para que os garçons sempre tenham água disponível nas bandejas. Além disso, providencie meios de locomoção para que os convidados não precisem percorrer a pé até o local do evento no sol, mesmo que a distância seja pequena.

Conheça os sintomas das principais condições médicas que podem acontecer em dias quentes.

Exaustão de calor

A exaustão de calor é uma condição médica em que o corpo fica superaquecido. Ela é mais comum no verão e os principais sintomas são:

  • tonteira;
  • excesso de suor;
  • pele úmida, pálida e fria;
  • náusea ou vômito;
  • pulsação rápida e fraca e;
  • cãibras musculares.

Insolação

A insolação é causada pelo excesso de exposição ao Sol e ao calor extremo. Nesses casos, a temperatura corporal passa dos 40 ºC e o organismo falha e não consegue se resfriar sozinho. Os principais sintomas da insolação são:

  • dor de cabeça;
  • ausência de suor;
  • temperatura corporal acima dos 40 ºC;
  • pele vermelha, quente e seca;
  • náusea ou vômito;
  • pulsação rápida e forte e;
  • possibilidade de perder a consciência.

Saber diferenciar os sintomas faz toda a diferença na hora do tratamento. A insolação é uma emergência, por isso, a pessoa deve ser encaminhada o quanto antes para o hospital. Enquanto ela aguarda o atendimento médico, use compressas frias para reduzir a sua temperatura corporal. Nos casos de exaustão de calor, a encaminhe para um local com ar-condicionado, dê água e compressas frias.

Contrate uma empresa especializada em eventos

Planejar eventos de Natal não é nada fácil. Existem muitos detalhes que podem passar despercebidos na correira do dia a dia, por isso, procure terceirizar algumas funções. Ao contratar uma empresa que é especialista em eventos, as chances de sucesso do seu evento aumentam, pois ela vai fornecer um serviço de qualidade superior por um valor menor do que se você mesmo fizesse a tarefa.

A Minister oferece os melhores serviços para os seus eventos de Natal, como equipamentos para iluminação, manobrista, segurança, limpeza, brigadista para o atendimento de emergências e montagem do palco e apoio durante toda a sua confraternização.

Às vezes, até mesmo organizadores de eventos profissionais esquecem de alguns detalhes, por isso, para fazer os melhores eventos de Natal o planejamento é fundamental! Na hora de planejar o seu evento, conte com a qualidade e a excelência da Minister. Solicite o seu orçamento!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *