Festas de outubro: conheça as principais festividades de Santa Catarina

Tempo de leitura: 4 minutos

Pelo menos nove festas tradicionais acontecem em Santa Catarina no mês de outubro, reunindo cerca de dois milhões de pessoas. As festas homenageiam diferentes culturas e grupos étnicos que se estabeleceram nos últimos séculos por todo o estado: a diversidade cultural e étnica de Santa Catarina inclui alemães, italianos, açorianos, austríacos, negros e poloneses, entre outras etnias.

As festividades de outubro são uma maneira alegre e contagiante de difundir a gastronomia, a música, a língua e as tradições que formam a alma do povo catarinense. As principais festas de outubro que acontecem no estado são:

Heimatfest

A Heimatfest, ou Festa das Origens, acontece na cidade de Forquilha, no sul do estado. A cidade oferece aos visitantes muita música, dança e gastronomia como forma de homenagear as diferentes culturas que colonizaram a região como italianos, alemães, poloneses, japoneses e portugueses. A Heimatfest é uma forma de resgatar a memória afetiva e a história de todos aqueles que migraram para essa cidade tão acolhedora.

Quando: de 12 a 15 de outubro

Cidade: Forquilha

Fenarreco

A principal atração gastronômica da Fenarreco é o Ente mit Rotkohl (marreco recheado com repolho roxo), mas o festival também reúne outros pratos típicos da cultura alemã como o joelho, a chuleta e a salsicha de porco. O evento, que acontece no Pavilhão da Fenarreco, também reúne inúmeras atrações musicais que misturam polca, samba e muitos outros ritmos brasileiros.

Quando: de 5 a 15 de outubro

Cidade: Brusque

Festa do Imigrante de Timbó

Muitos bailes, desfiles e apresentações de danças folclóricas alemãs atraem os turistas para a cidade de Timbó. A festa do imigrante conta com pratos típicos da gastronomia brasileira, italiana e portuguesa, além de muitos pratos típicos da cozinha alemã.

Quando: 11 a 15 de outubro

Cidade: Timbó

Oktoberfest

Com mais de 18 dias de duração, a Oktoberfest é o maior festival de cultura alemã da América Latina. A festa também é uma data tradicional no calendario dos apreciadores de cervejas artesanais: a Oktoberfest é a segunda maior festa da cerveja do mundo.

Atraindo um público de mais de meio milhão de pessoas, a festa acontece em Blumenau e tem muita dança, música, roupas folclóricas e a gastronomia típica da região, preservando os costumes dos antepassados.

Quando: 4 a 22 de outubro

Cidade: Blumenau

Festival do Camarão

A festa reúne inúmeras receitas de frutos do mar à base de camarões, ostras e mariscos. A tradicional festa da cidade de Porto Belo tem como protagonista a colonização portuguesa e mostra aos visitantes muita música e dança típicas, principalmente da região do Açores.

Quando: 13 a 15 de outubro

Cidade: Porto Belo

Marejada

A Marejada, ou a festa do pescado, visa valorizar a cultura típica de Itajaí e sua forte ligação com o rio e com o mar. A festa tradicional conta com a apresentação de inúmeros artistas da região, que presenteiam o público com muito fado e músicas folclóricas portuguesas.

Na festa do pescado é possível saborear produtos da culinária portuguesa. Há também um parque de diversões, além de feiras e exposições.

Quando: 5 a 15 de outubro

Cidade: Itajaí

Schroederfest

A cada dois anos acontece a Schroederfest, no município de Schroeder, para celebrar as tradições germânicas. A festa é regada a muito chopp artesanal e apresenta pratos típicos da Alemanhã, como Kartoffelsalat, Kartoffelpuffer e Doner Kebab. A festa também apresenta diversas competições, como o concurso de tomadores de chopp em tulipa, o serrador, o lenhador e a concorrida corrida de tamanco. No encerramento da festa acontece a escolha da rainha e das princesas: as majestades atuais permanecem reinando até lá.

Quando: 5 a 8 de outubro

Cidade: Schroeder

Tirolerfest

A cidade de Treze Tílias celebra a colonização austríaca com apresentações de grupos folclóricos, música, bailes, danças de roda e muita gastronomia na praça principal da cidade.

Quando: 11 a 15 de outubro

Cidade: Treze Tílias

E você? Vai aproveitar o mês de outubro para conhecer Santa Catarina? Comente com a gente e continue lendo nosso blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *