Saiba como escolher a moradia segura: casa ou apartamento?

Tempo de leitura: 6 minutos

Muitas pessoas se questionam sobre moradia segura: melhor comprar uma casa ou investir em um apartamento? Isso porque, atualmente, encontrar o local ideal para se morar vai muito além de buscar por um ambiente aconchegante ou bonito. É preciso ter muita atenção com a segurança do bairro e, principalmente, do local que você escolher para investir.

Para escolher uma casa ou um apartamento é necessário ter uma análise mais profunda sobre a realidade da sua família. Por isso, se você está em dúvidas sobre a moradia segura, venha conosco que vamos apresentar algumas reflexões para ajudar na decisão. Vamos lá?

Veja quais são os prós e os contras de morar em uma casa

Morar em uma casa traz diversos benefícios, tais como: você tem mais liberdade para fazer o que você bem entender na hora que quiser; não precisa preocupar-se com a fachada (pode investir em diversas reformas sem dar satisfação para ninguém); e você pode ter quantos animais de estimação você bem entender.

Uma casa com um pátio grande permite que você tenha um amplo espaço para que as crianças possam se divertir, sem ter a necessidade de ir em um parque ou uma praça para que elas se exercitem. Além disso, caso você goste de animais, você tem mais espaço para deixar eles correrem e gastarem suas energias.

No entanto, é muito mais fácil acontecer um arrombamento ou roubo em uma casa do que em um apartamento. Todavia, não estamos falando isso para que você escolha um apartamento por ser a melhor opção de moradia segura! Não nos entenda mal!

Citamos isso apenas porque, se você optar por morar em uma casa, é essencial investir em mais segurança. Veja algumas ideias:

  • tenha cachorros para inibir a entrada de pessoas estranhas e para fazer barulho em qualquer movimentação externa;
  • tenha um portão eletrônico: evita que você tenha que sair do carro para abrir e fechá-lo em horários menos movimentados;
  • invista em um pátio cercado: dificulta a entrada de pessoas não autorizadas na sua casa;
  • instale uma cerca elétrica: fica muito mais difícil de um ladrão entrar;
  • alarme: assim que alguém entrar na casa, ele dispara, inibindo a ação de furtos;
  • segurança patrimonial: existem diversas empresas que fazem a segurança de casas, então, é uma boa alternativa investir nelas;
  • câmeras de segurança: você pode monitorar a sua casa em tempo real.

 

Veja quais são os prós e os contras de morar em um apartamento

Quando falamos em moradia segura, é muito mais fácil já relacionamos com um apartamento, certo? Isso porque, a maioria dos prédios conta com um porteiro durante 24 horas controlando o acesso de pessoas, familiares e funcionários; sistema de segurança eletrônica já instalados; maior vigilância dos moradores (normalmente tem alguém em casa em todos os horários, possibilitando ter um cuidado a mais com o patrimônio).

Além disso, traz mais praticidade para o dia a dia, afinal, é muito mais fácil cuidar de um apartamento do que de uma casa, você concorda? Isso porque, você se limita em manter limpo e organizado somente o ambiente em que você mora. Toda a parte externa, escadarias e áreas comuns são de responsabilidade do prédio, assim, você não tem a preocupação de ter que cortar a grama de 15 em 15 dias.

No entanto, é preciso considerar que morar em um apartamento tem regras para tudo: horários, silêncios, reformas, uso da piscina ou da quadra de esportes e muito mais. Além disso, há uma série de direitos e deveres que o morador tem e que precisa cumprir.

— Você também pode gostar de ler: 5 dicas para aumentar a segurança no controle de acesso do seu condomínio.

Saiba como escolher a moradia segura: casa ou apartamento?

Analisando as ideias que citamos neste post, você pode perceber que não existe uma regra absoluta sobre a casa é (ou não) mais segura do que um apartamento.

É claro que é essencial você conferir o bairro, a vizinhança e avaliar também o histórico de roubos e assaltos daquela região antes de investir o seu dinheiro em um imóvel. Porém, é preciso analisar a realidade da sua família e estudar todas as opções antes de decidir.

Para ter uma moradia segura, seja uma casa ou um apartamento, existem algumas dicas que podem ajudar a manter o local mais protegido. Veja algumas ideias:

Tenha um bom relacionamento com todos os vizinhos

Seja em uma casa ou no apartamento pratique bons hábitos com a vizinhança. Isso não significa que você precisa tomar café na casa do vizinho e virar seu melhor amigo, porém, é fundamental conhecê-los.

Procure sempre cumprimentá-los com um sorriso, seja simpático e se esforce para conhecer melhor quem mora perto de você. Assim, se o vizinho perceber qualquer movimentação estranha na sua casa ou apartamento, não pensará duas vezes antes de notificá-lo.

Proteja o seu imóvel

Mesmo que more em um apartamento que já tenha cerca eletrônica e portaria, invista em um sistema de alarme, câmeras de segurança e outras alternativas que visam tornar o ambiente ainda mais seguro. Assim, você fica tranquilo que o seu patrimônio estará sempre protegido.

Você também pode instalar detectores de movimento e contratar um serviço terceirizado para realizar rondas preventivas no seu imóvel. Assim, pessoas mal-intencionadas percebem que sempre tem movimento no ambiente e que ele está protegido 24 horas.

Invista em um seguro residencial

Diversas empresas oferecem seguros residenciais, que cobrem diversos tipos de roubos, furtos e até mesmo danos causados por desastres naturais. Por isso, vale a pena pesquisar sobre as alternativas em seguro residencial da sua região e escolher o melhor plano para a sua família.

Não há uma resposta absoluta ou definitiva quando o assunto é sobre qual é a melhor opção de moradia segura: se é uma casa ou um apartamento. Isso porque, é preciso analisar os prós e contras de cada ambiente e escolher a opção que mais seja favorável para a realidade da sua família. No entanto, existem algumas alternativas que tornam tanto o apartamento quanto a casa mais segura.

Neste post, você pode refletir sobre a moradia segura. Gostou desse assunto? Então, aproveite para saber mais sobre os nossos serviços de segurança clicando aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *