Saiba como organizar um evento sustentável

Tempo de leitura: 6 minutos

Não é de hoje que a sustentabilidade passou a ser pauta em discussões nas empresas, não é mesmo? Afinal, o consumidor está cada vez mais exigente e se puder optar, certamente, vai escolher uma marca que não prejudique o meio ambiente. Por isso, é essencial que você saiba como organizar um evento sustentável para atrair e fidelizar o seu público.

Para Marcos Didonet, diretor do Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente (CIMA), e organizador de sete edições do Green Nation – evento de sustentabilidade que acontece em São Paulo –  “a sustentabilidade deixou de ser moda para se tornar uma necessidade nas empresas”.

Por isso, saiba que quanto mais ações sustentáveis você organizar no seu evento, além de contribuir com a sua responsabilidade social e ambiental, conquistará ainda mais adeptos para a sua marca.

Vamos aprender como organizar um evento sustentável? Veja agora mesmo algumas dicas!

Invista em convites feitos de papel semente

Para saber como organizar um evento sustentável, ao invés de criar convites no tradicional couché, invista no papel semente: ele é feito de material reciclado e vira uma linda planta ou flor! É isso mesmo! Você escolhe a semente (cravo, manjericão, rúcula, camomila, sálvia, alecrim e outros), personaliza o convite (da mesma maneira que você faz com um tradicional) e o participante tem a possibilidade de plantá-lo.

Além dos convites, com o papel semente você faz credenciais para eventos, cartões de visitas, cardápios, lembrancinhas, numeração de mesa, envelopes e muito mais.

Depois de utilizá-lo, o convidado pode plantá-lo na sua casa. Para isso, basta picar o papel e regá-lo (tendo os mesmos cuidados de uma planta comum). Ao entrar em contato com o solo, faz com que o papel se decomponha com facilidade e germine com o passar do tempo.

Troque os copos descartáveis por suvenir personalizados

Você sabia que um copo descartável demora entre 250 e 400 anos para se decompor? Agora, faça a conta sobre quantas unidades você já utilizou em todos os eventos que organiza. Certamente, foram muitos, não é mesmo?

Os copos descartáveis trazem diversos malefícios para o meio ambiente. Além disso, eles também são prejudiciais para a saúde. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) apontou que um copo descartável (que tem na sua composição o estireno) em contato com o café quente, por exemplo, pode liberar uma quantidade acima do considerado seguro pelo Ministério da Saúde. Para você ter uma ideia, um dos riscos dessa atitude são enormes, inclusive, nos casos mais graves, pode se transformar em câncer. Então, o assunto é muito sério!

Por isso, uma ótima alternativa é investir em suvenir personalizado. Você pode escolher o formato mais adequado para o seu evento e ainda inserir o logotipo e outros descritivos importantes — além disso, os copos personalizados servem como uma ótima recordação e você ainda evidencia a sua marca na mente do seu público.

Tenha uma iluminação econômica

Sabemos que a sonorização e iluminação costumam ser bem caras, não é mesmo? Por isso, uma dica para saber como organizar um evento sustentável é optar por realizá-lo em um ambiente claro e que você possa aproveitar a luz natural.

Quando for contratar uma empresa de iluminação converse sobre a possibilidade de utilizar lâmpadas LED (são mais caras, mas duram mais e são muito mais sustentáveis).

Além disso, as lâmpadas de LED são 80% mais eficientes e você ainda reduz o consumo de energia em mais de 50% (se for comparado com fontes tradicionais de luz). Então, não pense duas vezes antes de investir nelas, certo?

Faça a separação correta do lixo e promova parcerias inteligentes

Desde o planejamento do seu evento é importante pensar na separação correta do lixo, afinal, é inevitável acumular resíduos. No entanto, se você investir na separação e ter ótimas parcerias, certamente, o grande dia será muito mais sustentável.

Já citamos o exemplo do papel semente que você pode substituir pela papelaria tradicional. Você também pode investir em parcerias para reaproveitar o óleo de cozinha (muitas empresas fazem sabão). Outra alternativa é separar e enviar o lixo orgânico diretamente para um sistema de compostagem (que o transforma em adubo).

Viu? As possibilidades de saber como organizar um evento sustentável são inúmeras, basta ter um bom planejamento e promover parcerias inteligentes.

Não utilize muito papel para criar evento sustentável

Seja qual for o tipo do seu evento (feira, workshop, congresso, painel, bate-papo, encontro de negócios, seminário ou outros), evite utilizar papel. Então, invista em um sistema de ingressos on-line em que o convidado apresenta apenas o código de barras (ou QR Code) para entrar no evento.

Aliás, uma ótima alternativa é criar um aplicativo para o seu evento, principalmente se ele for acadêmico ou empresarial. Assim, você pode disponibilizar a grade de horários, comunicados, PDF das palestras e outros materiais importantes tudo de forma digital. Dessa maneira, além de evitar gastos desnecessários você ainda evita o desperdício de papel.

Faça campanhas para incentivar o uso do transporte alternativo

É importante que o local do seu evento seja pensado com muita estratégia. Isso porque, se tiver paradas de ônibus (ou outro transporte coletivo) próximo ao local, será muito mais fácil criar campanhas para incentivar o uso desse tipo de deslocamento.

Um dos principais vilões da natureza é a emissão do CO₂, produzido pelos meios de transporte. Agora, imagine que o seu evento tenha 100 convidados e todos resolvam ir de carro! Certamente, isso prejudicará bastante a nossa natureza, você concorda?

Então, se o seu evento não está localizado em um ambiente de fácil acesso ao transporte coletivo, pense em promover parcerias com vans e até mesmo ônibus privados para buscar e levar o público.

Saber como organizar um evento sustentável é sinônimo de redução de custos, fidelização de clientes, crescimento da sua marca e muito mais. Portanto, além de contribuir com o meio ambiente você conquista ainda mais a confiança do seu público.

Neste post, você aprendeu como organizar um evento sustentável. Agora, que tal conferir como nós, das Empresas Minister, podemos ajudar a tornar o seu planejamento impecável? Acesse agora mesmo os nossos serviços e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *