Saiba o que avaliar na terceirização de serviços de gerais

Tempo de leitura: 5 minutos

A terceirização de serviços de gerais, tais como limpeza, vigilância, segurança, etc.., pode ser uma das melhores soluções adotadas pela sua empresa. Afinal, é uma modalidade eficiente do ponto de vista financeiro e logístico. 

Você não precisa se preocupar em contratar e capacitar novos funcionários para determinadas funções nem sobrecarregar a folha de pagamentos com novos colaboradores. Basta deixar o serviço a cargo de quem entende do assunto, permitindo que os seus esforços se concentrem unicamente na vocação do seu negócio, a fim de obter os melhores resultados.

No entanto, essas vantagens da terceirização de serviços de gerais só são de fato garantidas se você souber escolher adequadamente a empresa prestadora de serviços. Como em qualquer esfera da vida ou em qualquer segmento de mercado, existem as pessoas e as empresas que se destacam mais ou menos em função da maior ou menor qualidade do seu trabalho. 

Tendo isso em mente, saiba o que você deve levar em conta na hora de escolher uma empresa para realizar serviços de gerais para o seu negócio.

Analise o histórico e a reputação da terceirizadora de serviços de gerais

Nenhuma empresa resiste aos testes e às provações do mercado se não for realmente boa naquilo que faz. Por essa razão, comece avaliando o histórico da empresa que você pretende contratar. 

Faça-se algumas perguntas que podem ser esclarecedoras para melhorar a sua decisão: há quanto tempo ela está no mercado? Qual o histórico dos seus fundadores? Como essa empresa se desenvolveu e se estabeleceu ao longo do tempo?

Certamente, as respostas para essas perguntas vão te ajudar a eliminar as piores opções e filtrar as melhores empresas de terceirização de serviços de gerais.

Conheça o portfólio de clientes da empresa

De certo modo, o portfólio de clientes da empresa que você pensa em contratar para a terceirização de serviços pode ser avaliado dentro da análise do histórico. Ao mesmo tempo, porém, fazer essa análise separadamente, com mais critério e atenção, pode lançar luz sobre novos e importantes detalhes.

Naturalmente, a vastidão da lista de clientes atendidos pela empresa de serviços de gerais deve ser levada em conta. Mas não considere apenas a quantidade. Como em qualquer situação, a qualidade também importa, e muito. E neste caso, em especial, preste atenção na variedade também. 

Dito de maneira mais clara: verifique se a empresa tem uma lista ampla de clientes atendidos, qual o histórico deles e também considere a natureza de cada uma das empresas atendidas. Uma grande variedade por parte dos clientes atendidos pode ser sinal de versatilidade e flexibilidade por parte da prestadora de serviços de gerais o que, por sua vez, sugere que ela será capaz de atender clientes com diferentes necessidades.

Avalie o quadro financeiro como um todo

Como dito anteriormente, a terceirização de serviços de gerais pode ser uma solução bastante eficiente do ponto de vista financeiro para a sua empresa. Entretanto, cuidado para não tomar decisões que te levem a entender o real significado do ditado “o barato pode sair caro”. 

Procure optar por aquelas empresas que vão te oferecer o melhor orçamento e as melhores condições de pagamento, sim, mas também coloque na balança as possibilidades oferecidas para construir uma parceria de negócios que seja realmente benéfica para ambas as partes, com benefícios que não sejam exclusivamente financeiros. 

Lembre-se também de verificar a saúde financeira da empresa e como ela se porta em períodos de crise. Isso pode te ajudar a determinar qual empresa vai ser capaz de te entregar o prometido em situações mais adversas e qual empresa pode te deixar na mão, colocando em risco as suas operações e a reputação do seu negócio.

Considere a variedade dos serviços terceirizados oferecidos

Vamos supor que você está precisando terceirizar os serviços de limpeza da sua empresa. O que você faz? Procura uma empresa especializada em limpeza e conservação? Pode ser. Mas sabe o que é melhor? Procurar uma empresa que ofereça o serviço de que você necessita e outros mais. Por quê?

Caso, no futuro, você identifique a necessidade de terceirizar outras atividades, o que é melhor e mais prático? Fazer novamente todo o processo criterioso para encontrar mais uma empresa de serviços de gerais que presta a atividade que você procura ou apenas contactar a empresa com quem você já tem um contrato, já conhece e requisitar um novo serviço? 

É claro que poder contar com a ajudar de quem a gente já conhece é muito mais fácil. Nos negócios, além de trazer mais segurança e confiança para as suas operações, isso pode significar também uma maior facilidade para conseguir negociações mais vantajosas para ambas.

Portanto, procure por uma empresa que oferece uma gama variada de serviços de gerais, tais como limpeza, segurança, vigilância, manobristas, montagem de estruturas de eventos, etc.

Dê pontos extras para quem oferece soluções inovadoras

Inovações e uso de novas tecnologias são hoje um diferencial competitivo capaz de colocar qualquer empresa na frente das demais e elevar o nível dos serviços oferecidos. Por isso, ao tomar sua decisão, dê pontos de bônus para as empresas que lançam mão de soluções inovadoras para a realização dos serviços, tanto no que diz respeito aos procedimentos quanto no que se refere a recursos, maquinário, equipamentos, dentre outros.

Ainda tem dúvidas? Então faça o download do guia para entender melhor as vantagens de contratar uma empresa de terceirização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *