Seis dicas de segurança para eventos de fim de ano

Tempo de leitura: 4 minutos

Fim de ano é hora de desacelerar, curtir e celebrar mais uma etapa cumprida na vida com uma grande festa, certo? Claro que sim, mas o clima mais relaxado dessa época não pode ser motivo para descuidar da segurança para eventos. Do contrário, toda a magia das festas de réveillon e outras celebrações da época pode ser comprometida por imprevistos e acidentes que poderiam ter sido evitados. 

Se você está preparando um evento de fim de ano e quer garantir essa magia, siga as seis dicas de segurança a seguir e realize a sua festa sem preocupações.

1. Faça um planejamento para todas as etapas do evento

Se for bem planejada, qualquer atividade tem suas chances de dar errado drasticamente reduzidas. Não seria diferente com uma festa de fim de ano. Mais ainda se garantir a segurança para eventos desse tipo é uma das suas prioridades. Portanto, comece os preparativos traçando um plano de tudo o que será necessário realizar antes, durante e depois do evento. 

O que precisa ser feito para garantir a estrutura? Quais fornecedores precisam ser contactados? Como será o acesso dos convidados? Qual o prazo para montar e desmontar todo o aparato da festa? Levantar todos esses pontos te ajuda a evitar falhas e imprevistos. 

Para otimizar ainda mais o seu planejamento, faça uma checklist com todas as ações que precisam ser realizadas e marque cada uma delas à medida que forem sendo concluídas. Dessa forma, você tem uma visão clara sobre o seu progresso na preparação do evento. 

2. Respeite as regras para realização de queima de fogos e espetáculos pirotécnicos

Se o seu evento de fim de ano é uma festa de réveillon, é mais que obrigatório preparar uma queima de fogos, não é mesmo? Mas de nada adianta preparar um show pirotécnico belíssimo, com fogos dos mais variados tipos, se você não seguir o que a lei obriga e colocar em risco a segurança dos seus convidados e equipe. 

Uma queima de fogos profissional precisa ser autorizada pela Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Armas, Munição e Explosivos. Além disso, ela deve ser realizada por um profissional qualificado para manusear explosivos, chamado Blaster, que deve ser devidamente cadastrado nos órgãos competentes.

3. Cuidado com a procedência dos fogos de artifício

Continuamos tratando do cuidado com os fogos pois eles são elemento essencial das festas de fim de ano. É imprescindível que os fogos e rojões sejam fabricados por empresas com essa atividade explicitamente descrita no contrato social. Verifique se o fabricante cumpre com as demais exigências legais, relativas ao armazenamento e venda dos produtos.

4. Cumpra com as demais exigências legais 

Os cuidados com a queima de fogos são mais que essenciais, mas não o suficiente quando falamos de segurança para eventos. Não se pode descuidar das exigências legais gerais, obrigatórias em qualquer situação.

Providencie o alvará e quaisquer outros documentos aplicáveis à natureza do seu evento de fim de ano. Lembre-se de que, por exigência de uma portaria do Ministério da Justiça, é preciso informar ao público os dados do alvará em todo material de divulgação. Cuide também da sinalização de saídas de emergência e extintores de incêndio.  

5. Assegure-se da qualidade dos seus fornecedores

Vai contratar uma empresa para preparar e servir o buffet da festa? Cheque seus antecedentes. O mesmo vale para empresas que eventualmente venham a ser contratadas para prestar serviços de iluminação e som, por exemplo. 

Você não vai querer que seus convidados estejam sujeitos a uma intoxicação alimentar ou que um curto-circuito estrague a festa. A segurança para eventos também está nos mínimos detalhes, tenha isso em mente!

6. Tenha a assessoria de profissionais especializados em segurança para eventos

São tantos detalhes para cuidar, tantas regras para cumprir, e a época de fim de ano é tão corrida e atribulada, que talvez a melhor opção seja contratar uma empresa especializada em segurança para eventos. 

Você terá ao seu lado uma equipe altamente qualificada para cuidar de todos os pormenores que vão garantir o sucesso do seu evento de fim de ano, a segurança dos seus convidados e, consequentemente, a boa reputação das suas festas e da sua empresa.

Para tornar a sua festa de fim de ano ainda mais segura, faça agora o download do nosso guia para estruturar um planejamento de segurança.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *