Tudo que o síndico precisa saber sobre contratação de limpeza terceirizada

Tempo de leitura: 6 minutos

O síndico tem diversas responsabilidades e uma delas é manter o prédio sempre limpo e organizado. Por isso, contratar um serviço de limpeza terceirizada se torna uma alternativa interessante para evitar reclamações dos condôminos, tornar o ambiente cheiroso e harmonioso e ainda garantir que fungos, vírus e bactérias não se proliferem naquele lugar.

Manter uma rotina de limpeza é importante para evitar que a sujeira se acumule. Mas, sabemos que isso nem sempre é uma tarefa fácil, afinal, nos condomínios há sempre uma grande circulação de pessoas e animais (impedindo que o ambiente fique limpo por muito tempo).

Para solucionar esse problema, neste post, apresentaremos tudo o que você precisa saber sobre a contratação de limpeza terceirizada. Vamos lá?

Entenda quais são as responsabilidades do síndico com relação à limpeza do prédio

Como citamos anteriormente, o síndico tem diversas responsabilidades dentro de um condomínio. Ele precisa lidar diariamente com a gestão de pessoas (saber ouvir, ponderar, moderar conflitos e solucionar problemas), ter conhecimento em direito, administração e também responder civil e criminalmente em caso de processos judiciais.

Ele deve prestar contas aos moradores, organizar o caixa do condomínio, fazer orçamentos, pagar as contas do condomínio, contratar fornecedores e funcionários, propor melhorias, administrar as obras e muito mais.

Com relação à limpeza, o síndico é responsável por fiscalizar e coordenar o serviço (funcionário contratado ou empresa terceirizada) para garantir que o trabalho está sendo bem feito e evitar surpresas desagradáveis — incluindo as terríveis reclamações dos moradores.

Além disso, é necessário prestar contas aos condôminos apresentando os recibos e mantendo em dia o livro-caixa. Os moradores podem conferir a qualquer momento os registros para verificar se está tudo certo conforme o combinado nas assembleias.

Ah! Ele também deve seguir todas as orientações do Regimento Interno e da Convenção Condominial, verificando as cláusulas exclusivas sobre a limpeza e cumpri-las — apesar desses documentos serem muito parecidos, cada um traz aspectos específicos do prédio em questão.

>> Você também pode gostar de ler: 5 razões para contratar uma empresa de terceirização de serviços.

Confira quais são os benefícios de investir em na contratação de limpeza terceirizada

Existem diversos benefícios para o síndico de contratar uma empresa terceirizada ao invés de apostar em um funcionário interno. Veja alguns deles:

  • otimizar o tempo;
  • reduzir os cursos;
  • garantir uma limpeza completa sem “enrolações”;
  • contratar profissionais altamente qualificados;
  • proporcionar um bom andamento do trabalho;
  • não se preocupar com encargos trabalhistas, folha de pagamento e outros.

Viu? Existem diversas razões pelas quais você deve contratar uma empresa terceirizada em serviços.

Verifique quais são as áreas que devem ter uma rotina de limpeza eficaz dentro de um condomínio

É muito importante ter em mente de que não é somente o hall de entrada que merece a atenção do síndico! Existem diversos outros ambientes que são frequentados pelos condôminos e que precisam da sua limpeza particular. Veja quais são elas agora mesmo!

Recepção

O hall de diversos prédios conta com uma recepção. Mesmo que seja um espaço pequeno é essencial mantê-lo sempre limpo, perfumado e organizado.

Por ser um dos ambientes com mais circulação de pessoas e animais é necessária uma limpeza terceirizada diária, por exemplo:

  • bater os capachos para remover a poeira;
  • tirar o pó dos móveis;
  • passar uma vassoura nos cantos dos tetos para remover possíveis teias de aranha;
  • limpar todos os espelhos e objetos decorativos;
  • limpar o chão com vassoura e passar um pano úmido para remover toda a sujeira.

Escadarias e elevadores

Manter uma rotina de limpeza nas escadarias e nos elevadores também é fundamental. Isso porque, os condôminos têm acesso aos dois todos os dias, portanto, sempre devem ser higienizados.

Além disso, devem ser utilizados os produtos corretos, afinal, não queremos que o vidro do elevador fique todo marcado, não é mesmo? Sem contar que o produto inadequado em uma superfície pode trazer diversos danos, manchando de forma permanente.

Academia

Muitos moradores aproveitam a academia para promover a sua qualidade de vida, afinal, a prática esportiva faz muito bem para o corpo e para a alma. No entanto, ninguém quer chegar por lá e encontrar o assento de um aparelho sujo, não é mesmo?

Por isso, toda a academia precisa ser higienizada e com produtos à base de álcool para eliminar tanto a sujeira aparente quanto as bactérias (e outros agentes invisíveis a olho nu).

Piscina

A piscina precisa de manutenção e limpeza terceirizada periódica para aumentar a sua durabilidade. Normalmente, no inverno elas são esvaziadas e cobertas com lonas.

Quando o verão começa a se aproximar é importante lavar bem os azulejos para remover todos os resíduos e a sujeira, antes de enchê-la. Também é necessário providenciar a limpeza dos filtros e ter a certeza inserir o cloro no nível apropriado. Depois disso, basta manter a limpeza periódica, recolhendo as folhas e os insetos que caem na água.

Caixa d’água

Por mais que não seja necessária uma higienização diária, o síndico deve ter total atenção com a limpeza terceirizada da caixa d’água. Afinal, todos os moradores merecem qualidade na água em que bebem e é responsabilidade do síndico garantir isso.

Por isso, também é importante investir em um serviço terceirizado e especializado na limpeza das caixas d’água. Dessa maneira, você garante a eficácia do trabalho e tem a certeza de cumprir a legislação vigente. Aliás, você sabia que se algum morador passar mal devido à má qualidade da água, ele pode ser acionado judicialmente? Portanto, o assunto é muito sério!

Se você foi eleito síndico saiba que o cargo traz diversas responsabilidades. Uma delas é a limpeza do condomínio, que precisa estar sempre em ordem para evitar reclamações dos moradores e também para manter o ambiente organizado. Por isso, uma ótima alternativa é investir na contratação de limpeza terceirizada: ela otimiza o tempo, reduz os custos e ainda garante mão-de-obra especializada para o seu prédio.

Neste post, você aprendeu tudo o que o síndico precisa saber sobre a contratação de limpeza terceirizada. Agora, que tal dar uma conferida nos nossos serviços? Acesse o nosso site agora mesmo e veja como podemos ajudá-lo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *