Vai sair de férias? Aproveite sua ausência para fazer a dedetização e acabar com cupins, insetos e roedores

Tempo de leitura: 6 minutos

O verão é sempre associado ao sol, mar e calor, mas você sabia que essa é a estação do ano preferida dos insetos? Por terem seu metabolismo associado à temperatura em que vivem, esses animais se reproduzem em maior velocidade na estação mais quente do ano por causa das altas temperaturas, das chuvas e da umidade. Além dos já conhecidos riscos da proliferação do mosquito Aedes aegypti (vetor da dengue, zika e chikungunya), cidades brasileiras como Itajaí, em Santa Catarina, sofrem também com a incidência de escorpiões.

Se você vai sair de férias neste período, esse é um momento ainda melhor para proteger sua casa e sua família de infestações desses e de outros insetos típicos da estação. A grande vantagem de realizar o serviço de dedetização durante o período em que a casa estará desocupada é a melhor fixação dos produtos utilizados no combate às pragas.

Saiba quais são as pragas mais comuns no verão

Dedetizar a casa periodicamente é essencial para manter sua residência limpa e a saúde em dia, já que esses insetos podem causar uma série de doenças. A contratação de um serviço especializado de desinfestação é imprescindível para que a sua casa esteja protegida durante todo o ano e, tomando cuidados simples, você pode evitar a aparição desses insetos:

Baratas

 

Campeãs de impopularidade, as baratas podem contaminar os alimentos e transmitir hepatite A, diarreia e a bactéria Salmonella, principal causa de intoxicação alimentar. Para prevenir sua aparição, além da dedetização periódica, é importante não deixar o lixo acumular e manter as pias sempre secas e limpas.

 

Formigas

Vetores de quase todas as doenças infecciosas, esses pequenos insetos são bem menos inofensivos do que parecem. As formigas podem circular por quilômetros e em praticamente qualquer tipo de ambiente. É essencial manter as superfícies da casa limpas e os alimentos bem guardados para dificultar sua proliferação.

Escorpiões

Um problema sério em algumas cidades do país, a picada dos escorpiões em muitos casos pode ser fatal. Além de ser importante deixar a casa organizada e livre de entulhos, a prevenção desse inseto requer cuidados profissionais.

Aranhas

As chuvas e o calor do verão fazem com que o animal procure um abrigo seco e fresco, que pode ser dentro da sua casa! É importante ser cuidadoso ao entrar em um cômodo que tenha ficado fechado por muito tempo e conferir o interior de sapatos antes de calçá-los.

Mosquitos e pernilongos

São os insetos que representam a estação. Além de estarem associados à doenças como febre amarela, dengue, zika e chikungunya, eles também são grandes causadores de alergia em pessoas mais sensíveis. Além da utilização de repelentes e da dedetização periódica, é importante não deixar água parada dentro e fora da casa.

Pulgas

Um risco conhecido para a saúde dos animais de estimação, em seres humanos a picada das pulgas causa coceira e pode ser vetor de doenças perigosas, como a peste bubônica. Por isso, manter os animais com o banho e as vacinas em dia é importante, além de ser essencial manter a casa desinsetizada.

Moscas e lacraias

Elas também se reproduzem com maior facilidade no verão. Esses animais representam riscos tanto para seres humanos quanto para animais de estimação e seu controle pode ser feito por meio da limpeza do ambiente, mantendo alimentos bem guardados e garantindo que os ralos estejam bem vedados em cômodos como área de serviço e banheiro. No caso da lacraia, é preciso ter cuidado especialmente com crianças pequenas, já que a picada do animal é perigosa e dolorida.

 

Como prevenir a aparição das pragas com a dedetização

Essa época do ano pede cuidado redobrado no controle de pragas e realizar esse combate periodicamente é essencial para o conforto e a segurança da sua família. Existem 3 formas mais comuns de fazer esse combate: desinsetização, desratização e descupinização. Cada um desses serviços é focado na eliminação de tipos diferentes de pragas. Saiba mais sobre cada um deles:

Desinsetização

Tem como objetivo exterminar insetos como baratas, escorpiões, aranhas, traças, pulgas, mosquitos, moscas, lacraias e pernilongos. A maior parte desses animais representa risco à saúde humana, podendo inclusive levar à morte, como no caso das picadas de escorpiões e das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Desratização

Como sugere o nome, esse método consiste em identificar o foco da infestação de ratos e camundongos e retirar os roedores do local. O nível da infestação, o ambiente em que está o ninho e a espécie do roedor é que vão determinar qual é a melhor forma de realizar o serviço. Esses animais também são perigosos tanto para a saúde humana quanto para bichos de estimação, então é preciso estar vigilante para evitar esse tipo de infestação.

Descupinização

Os cupins são campeões em danos econômicos e patrimoniais, podendo danificar até mesmo a estrutura dos imóveis. Além disso, eles também podem provocar alergias e até mesmo ataques de asma. Por serem silenciosos, é comum que só sejam descobertos quando o estrago já é enorme. A prevenção é a melhor forma de se proteger contra esses insetos.

Agora que você já sabe quais são os principais serviços de dedetização disponíveis, é hora de avaliar a sua residência e escolher o que melhor se encaixa nas suas necessidades. Em geral, recomenda-se que o controle residencial de pragas seja feito anualmente, mas essa demanda pode variar de acordo com a localização da casa e a frequência da aparição das pragas.

É preciso manter o ambiente livre de atrativos para esses animais e contratar um serviço especializado assim que eles aparecerem. Manter-se vigilante aos sinais de que esses insetos talvez estejam circulando pela sua casa também é importante: os cupins, por exemplo, costumam deixar rastros.

Com mais de 30 anos de experiência, a Minister tem sede em Itajaí e realiza, entre outros serviços, dedetização em todo o estado de Santa Catarina. Aliando alta tecnologia a profissionais qualificados, a Minister garante resultados de excelência e trabalha com serviços especializados de controle de pragas e vetores, segurança, eventos e asseio e conservação. Entre em contato e solicite o seu orçamento!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *