Veja tudo sobre terceirização de limpeza para o condomínio!

Tempo de leitura: 6 minutos

O condomínio é um local que precisa estar sempre limpo e organizado. Nesse aspecto, certamente, se você é um síndico ou administrador, já deve ter se deparado com o seguinte dilema: devo contratar um funcionário ou investir na terceirização de limpeza? Qual é a melhor alternativa para o meu caso?

Isso porque, você já deve ter ouvido falar que a terceirização de serviços traz diversas facilidades e é um mercado que está em constante expansão. Mesmo assim, você não sabe qual contratar? Então venha conosco que ensinaremos mais sobre o assunto agora mesmo!

Entenda mais sobre a terceirização de serviços x contratação interna

Primeiramente, saiba que se você optar por terceirizar a limpeza do seu condomínio você vai firmar um contrato com uma empresa (e não com um funcionário). Ou seja, a empresa vai enviar um funcionário treinado para desempenhar as atividades solicitadas e, ao final do trabalho, emitirá uma nota fiscal para você efetuar o pagamento.

A grande vantagem é não precisar se preocupar em recrutar e treinar os funcionários, afinal, eles já chegam ao condomínio bem treinados e preparados. Também não é preciso se preocupar com demissões ou faltas no trabalho (se o funcionário fixo faltar a empresa terceirizada envia outro, sem comprometer a rotina).

Além disso, vamos imaginar que por algum motivo você não gostou do funcionário atual: a empresa terceirizada pode substitui-lo sem grandes preocupações (o que não acontece quando você contrata alguém de forma direta, afinal, é preciso se preocupar com demissão).

Já a contratação direta pode funcionar de duas maneiras: contratando um funcionário fixo ou uma diarista para chamar somente quando necessário. No caso de contratar um funcionário você precisa arcar com todas as despesas legais (folha de pagamento, férias, décimo, impostos e muito mais). Ao contratar uma diarista você paga por um turno de trabalho, no entanto, há sempre a desvantagem de precisar procurar por uma pessoa que atenda às suas necessidades e no dia que você precisar.

Portanto, se você analisar a longo prazo, contratar um funcionário ou uma diarista exige mais preocupações e gastos, além de treinamentos e substituições nas folgas ou faltas.

Ainda está em dúvidas sobre os benefícios da terceirização de limpeza para o seu condomínio? Então, veja agora mesmo quatro vantagens!

1. Reduzir os custos com encargos trabalhistas

Muitas pessoas pensam que investir na terceirização de limpeza é muito mais caro do que contratar um funcionário. No entanto, se você colocar na ponta do lápis todos os encargos e direitos trabalhistas, verá que é mais vantajoso investir em uma empresa terceirizada.

Portanto, os custos com a terceirização são menores a médio e longo prazo. Afinal, você não se preocupa em cumprir a legislação porque isso é responsabilidade da empresa contratada.

2. Contratar mão de obra qualificada e treinada

Outra vantagem interessante é que você não precisa se preocupar em ensinar quais são os melhores produtos para a limpeza dos ambientes: a empresa terceirizada investe sempre na atualização e nos treinamentos dos seus colaboradores para garantir a mão de obra qualificada para todos os seus clientes.

Além disso, você não precisa se preocupar, por exemplo: em ter que dizer que o funcionário não pode passar a parte áspera da esponja nos vidros porque pode riscá-los (acredite, isso acontece!). Portanto, saiba que cada ambiente do prédio será limpo e higienizado da melhor maneira possível por profissionais qualificados e treinados.

3. Promover economia com materiais de limpeza

A equipe terceirizada sabe exatamente quais são os melhores produtos e a quantidade ideal para a limpeza de todas as áreas do seu condomínio. Isso promove a economia com materiais, uma vez que evita desperdícios e despesas desnecessárias.

Além disso, a empresa terceirizada conhece os melhores produtos no mercado e pode indicá-los para o seu condomínio. Dessa maneira, você tem opções mais vantajosas e que proporcione a economia que você precisa para o seu dia a dia.

4. Evitar prejuízos na substituição de funcionários

Imagine que você contratou a Dona Maria para cuidar da limpeza do prédio. No entanto, ela trabalhou três meses e começou a colocar atestados, atrasar-se e ao invés de trabalhar, ficava a maior parte do tempo jogando conversa fora com os condôminos ou mexendo no celular.

Você, com muita calma, sentou com a Dona Maria e pediu mais colaboração e atenção com o seu trabalho. No entanto, isso não resolveu e você precisou demiti-la. Então, você gastou tempo e dinheiro:

  • na contratação da Dona Maria;
  • nos treinamentos;
  • nas substituições (quando ela faltou ao trabalho);
  • na demissão.

É muito gasto desnecessário, não é mesmo? Fora que você vai precisar retomar as contratações e repetir esse fluxo até encontrar o funcionário ideal, que realmente atenda às necessidades do seu condomínio.

Por isso, ao investir na terceirização de limpeza você evita esse tipo de situação desagradável, pois, evita diversos prejuízos na substituição de funcionários.

Entenda como é feita a terceirização de limpeza no seu condomínio

Agora que você aprendeu que a terceirização é uma ótima alternativa para o seu condomínio e que proporciona diversas facilidades, vamos conferir como é realizado esse processo? Primeiramente, você precisa encontrar uma empresa especialista no assunto.

Para isso, encontre uma empresa que já tenha experiência de mercado, acesse o site e avalie as suas mídias sociais, considerando a sua interação com o seu público, avaliando os comentários e as avaliações dos clientes e também quais são os serviços oferecidos.

Depois, solicite um orçamento de acordo com as suas reais necessidades e tire todas as suas dúvidas. Esse é o momento de negociar para chegar em um denominador comum, ou seja, algo que seja vantajoso para o seu condomínio e que apresente o melhor custo-benefício.

Na sequência, a empresa elabora um contrato baseado nas suas discussões. É importante ler com calma todas as cláusulas e solicitar as adequações necessárias (quando houver).

Por último, a empresa enviará os funcionários contratados para desempenhar as atividades acordadas. Você efetua o pagamento depois do envio da nota fiscal e pronto! Você contrata profissionais de qualidade e sem dores de cabeça!

Agora que você aprendeu que a terceirização de limpeza é uma ótima alternativa para o seu condomínio, que tal conferir quais são os nossos serviços especializados? Clique aqui e veja como podemos tornar a sua rotina mais tranquila e eficaz!

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