A limpeza de um evento não é um assunto de pequena importância. Mesmo que o público de um evento não seja muito grande, sempre é preciso causar uma boa impressão. Nessa hora, higiene é fundamental. Papel higiênico, sabonetes, papel toalha… Mas está longe de ser apenas isso.
A aparência do ambiente do evento como um todo precisa ser preservada. Junto a isso, precisam ser tomadas medidas que, muitas vezes, nem percebidas pelo público, são de grande valia para os organizadores, como o descarte correto de resíduos.
Confira a seguir 10 dicas de quem é especialista no assunto: Milton Goetten, diretor de Eventos da Empresas Minister.
Limpeza causa boa impressão: eis uma grande verdade. Pode ser que seu público entre e saia de um evento muito limpo e organizado sem nem ao menos se dar conta disso – mas experimente o contrário. Um evento sujo é um lugar em que dificilmente o público irá voltar. Sem contar que as reclamações podem gerar repercussão negativa até nas redes sociais, exigindo medidas de gerenciamento de crise. Então, melhor investir na limpeza.
Invista em lixeiras: nunca deixe, em hipótese alguma, locais com grande circulação de pessoas, sem lixeiras. Muitas vezes o lixo é despejado em local incorreto simplesmente porque não há uma lixeira por perto.
Compre suprimentos de limpeza suficientes: banheiros sem papel ou sabonete causam uma péssima impressão. E ninguém merece banheiro sujo. Muitas vezes estas coisas só acontecem porque não foi feito um cálculo de uso de material baseado na quantidade de público. Leve em conta a quantidade de pessoas que deve circular no evento e as horas que permanecerão no local. Compre a mais. Melhor sobrar, a faltar.
Invista em pessoal qualificado: um evento é algo dinâmico e a todo momento há algo para fazer. Contratar pessoas com experiência facilita muito as coisas na limpeza.
Tenha ao menos um funcionário em cada setor: um erro comum é deixar apenas um funcionário para cuidar de dois banheiros. Imagine se o lixo transbordar em um deles e faltar papel no outro ao mesmo tempo? Para evitar esse tipo de problema, tenha um funcionário cuidando de cada setor. Em eventos grandes, o ideal é ter até mais de um funcionário por setor.
Coleta seletiva é um bom investimento: em tempos de preocupação com o meio-ambiente, a coleta seletiva é fundamental. Se tal opção estiver ao seu alcance, não deixe passar – além de preservar o planeta, você causa uma boa impressão.
Acessórios fundamentais: além de obrigatórios, luvas, aventais e toucas são itens de primeira necessidade para a equipe de limpeza. Não se esqueça de providenciá-los.
Evite acidentes: nunca é demais avisar – um balde usado na limpeza, quando fora do lugar, pode derrubar alguém. Esquecer parte do piso molhado também é perigoso. São detalhes que evitam transtornos para todos.
Existem equipamentos que podem te ajudar: contratando uma empresa especializada em limpeza, você contrata também equipamentos de última geração que irão auxiliar no trabalho, tornando a remoção de resíduos mais rápida e eficaz.
Tenha uma equipe pós-evento: a limpeza durante um evento é algo pesado para a equipe. Para não os sobrecarregar e obter melhores resultados, tenha uma parte da equipe de limpeza destinada ao fim do evento, para finalizar a limpeza do local, retirar o lixo etc.