Assim como o Carnaval é a grande comemoração do calendário no Brasil em fevereiro, quando o chega o meio do ano o espaço é todo da festa caipira, não há com negar. Pode ser que você discorde um pouco sobre o mês ideal – se em junho, com uma festa junina, ou em julho, transformando a celebração em festa julina. Mas é consenso que esta é a grande festividade do período.
Apesar de muito tradicional, e de todo mundo conhecer muito bem todos os elementos que fazem de uma festa caipira ser o que é, pode não ser tão simples assim realizar um evento do tipo. Se você não se organizar nem pensar nos mínimos detalhes, pode acabar comprometendo o resultado final da festa.
Para não correr esse risco, listamos pra você dez elementos que não podem faltar para fazer uma festa caipira acontecer.
1. Planejamento
Parece óbvio, mas qualquer evento começa com planejamento, seja ele de pequeno ou grande porte. Não é diferente com uma festa caipira. É uma etapa que pode parecer meio chata, burocrática e levar algum tempo. Mas, acredite, o tempo que você gasta aqui vai te fazer poupar muito tempo e possíveis dores de cabeça lá na frente.
Comece definindo qual vai ser o perfil da sua festa. Vai ser para um público geral? Ou infantil? Ou para adultos? Estabeleça também para quantas pessoas você pretende fazer a festa caipira e o local do evento. Por último, mas não menos importante, faça as contas e veja qual o seu orçamento. Ele vai delimitar o quanto você poderá investir nos itens que virão a seguir.
2. Decoração
A decoração será o primeiro contato que os convidados terão com a sua festa caipira, portanto é super importante caprichar no apelo visual para que as pessoas sintam-se, de fato, em uma festa caipira.
Não é preciso dizer que as bandeirinhas são um dos detalhes que mais dão o tom de caipira para esse tipo de festa, não é mesmo? Você pode encontrá-las prontas em lojas especializadas em festas ou confeccioná-las por conta própria com papel colorido e barbante. Neste último caso, não se esqueça de caprichar na variedade de cores.
Os balões também podem fazer par com as bandeiras para finalizar o toque de cor. Lembre-se apenas de usar balões somente de papel, pois aqueles que têm fogo oferecem alto risco para os participantes.
A ambientação de uma festa caipira pode ficar completa com elementos em xadrez, que podem estampar as toalhas de mesa, utensílios ou as paredes. Elementos de palha também podem entrar nessa lista. Uma possibilidade é usar o material nas mesas e nas barracas.
3. Trilha sonora
Junto com a decoração, a trilha sonora ajuda a dar a cara da festa caipira. Faça uma pesquisa ampla para incluir um repertório vasto de forró, desde os mais tradicionais até os grupos mais recentes, e lembre-se também de separar músicas temáticas da época.
Dependendo do seu orçamento, uma boa pedida é contratar um DJ ou então uma banda que tenha o repertório adequado para o estilo da festa. Ou, então você pode combinar algumas dessas opções. O importante é ter música tocando o tempo inteiro, para não estragar o clima da festa caipira.
4. Cardápio
O que seria de uma festa caipira sem as comidas e bebidas típicas da época? Elabore um cardápio diversificado ou então contrate um buffet, tomando o cuidado para oferecer comidas doces e salgadas e bebidas variadas que são características de festas juninas. Não pode faltar pamonha, canjica, amendoim, paçoca, quentão e pratos regionais, conforme o local onde a festa será realizada.
5. Figurino
É muito importante que os seus convidados entrem no clima da festa caipira. A decoração, o cardápio e a trilha sonora vão ajudar, mas pode ficar melhor se as pessoas estiverem vestidas a caráter. Por isso, estimule os convidados a usarem trajes típicos, como chapéus de palha, estampas de chita e xadrez.
6. Quadrilha
A quadrilha é marca registrada da festa caipira. Para incluí-la no seu evento, você pode contratar grupos de quadrilha tradicionais para se apresentarem ou então organizar e ensaiar a dança com alguns convidados.
7. Barracas
Ao lado da quadrilha, as barracas com brincadeiras também são muito características de uma festa caipira. Elas são ótimas para entreter os convidados e promover a interação. Elas podem ter atividades diversas, mas as mais clássicas de um festa caipira são pescaria e argolas (com direito a prêmios) e correio elegante.
8. Concurso
O concurso do Rei e da Rainha da Pipoca também é muito comum em uma festa caipira. Você pode promover a competição à moda antiga, em que os candidatos terão que vender fichas de uma cartela, ou então modernizá-la e oferecer prêmios para quem postar a foto com mais curtidas nas redes sociais.
9. Divulgação
Assim como o planejamento, a divulgação parece óbvia, mas é sempre bom lembrar da importância dessa etapa. Não adianta ter todo esse trabalho de preparação e, no final, ninguém aparecer na sua festa. Use as redes sociais, que podem ter um custo muito baixo e um alcance muito alto, e não deixe pra trás também os métodos tradicionais, como flyers e cartazes.
10. Apoio especializado para a festa caipira
Conforme o tamanho da sua festa e os seus conhecimentos nesse tipo de organização, pode ser bastante vantajoso você contar com o apoio de empresas especializadas na realização de eventos. Você pode ter suporte para a segurança, limpeza, montagem de equipamentos de luz e som, manobristas e outros serviços.
Faça o download do nosso guia para realizar eventos diferenciados e faça uma festa caipira para ficar na memória dos seus convidados.