O lar é algo sagrado e não há nada pior do que se sentir inseguro nele. Se você é morador de condomínio, ou até mesmo administra um, deve ter a consciência de que os procedimentos de segurança só dão certo se colocados em prática por todas as áreas: funcionários, moradores e síndicos. Mas, se você não tem muita ideia de como melhorar a segurança do seu prédio e quer se sentir mais seguro, veja os procedimentos que podem te ajudar nisso!
1 – Participe das atividades do condomínio
É comum que existam nos condomínios normas internas de segurança e elas são definidas com os moradores em reuniões e assembleias, principalmente se o assunto for sobre a segurança geral.
2 – Respeite as decisões internas
Se nessas reuniões forem decididos procedimentos de segurança que você não concorda, respeite e aceite, porque tudo isso é para o bem comum. Entenda que todas as normas devem ser decididas em conjunto.
3 – Ajude também com os procedimentos de segurança internos
Se você tiver acesso a um circuito de TV em seu condomínio para observar as câmeras, confira se o “movimento” está normal no ambiente interno ou externo. Se tiver, ainda, alguma dúvida, entre em contato com a portaria ou chame a polícia para tomar as devidas providências.
4 – Atente-se a quem você autoriza entrar no prédio
Sempre que o porteiro entrar em contato com você para autorizar alguém a entrar no prédio, mesmo que seja sobre serviços para prestar, não deixe entrar se não tiver chamado – mesmo que sejam vendedores, por exemplo.
5 – Tome cuidado com quem deixa entrar no apartamento
Se estiver em seu apartamento e seu porteiro tocar a campainha com um estranho ao lado, não abra a porta. Ele pode estar sendo feito de refém. Para analisar melhor a situação, tente perceber também se ele está dando algum sinal corporal; se está nervoso ou algo parecido.
6 – Se tiver portão automático, só acione quando estiver perto
Não acione portões automáticos se estiver longe, principalmente se você notar que alguém estranho está perto do seu prédio; isso evita que pessoas estranhas entrem.
7 – Peça à sua visita que entre separada de você no condomínio
Não entre no prédio acompanhado de visitantes; mesmo que tenha um pouco mais de incômodo, é importante que ele passe pelo sistema de identificação. Isso porque você pode estar sendo feito de refém e esse procedimento evita a possível entrada de criminosos no prédio.
8 – Tenha a sua chave sempre com você
Não deixe as cópias das suas chaves na portaria e recepções; também evite deixar em lugares escondidos como portas, vasos etc. Isso pode evitar um “ataque” à sua casa enquanto você está ausente.
9 – Não fique conversando em lugares isolados
Esse é um conselho que se ouve desde que somos criança: não converse em lugares estranhos, escuros ou isolados, principalmente com estranhos.
10 – Combine sinais de ajuda, isso pode melhorar a segurança
Combinar alguns sinais de ajuda com os vizinhos e porteiros pode ajudar a evitar problemas de segurança no futuro. Pode ser piscar a luz, fazer alguma “cara” que é só para essa situação, telefonemas, etc.
Agora que você já conhece melhor sobre formas para ajudar na segurança do seu condomínio, coloque em prática esses 10 procedimentos e auxilie o ambiente em que vive. Mas não se esqueça de contratar serviços com uma qualidade de segurança e confiança. Fale com a gente; somos especialistas no assunto. Aguardamos o seu contato.