Seja qual for o método de locomoção, é importante ter cuidado com a sua segurança e das demais pessoas. A utilização de bicicletas no meio urbano, em especial, requer ainda mais atenção, pois requer movimentação em áreas utilizadas tanto por pedestres, quanto por veículos motorizados.
Confira, a seguir, 11 dicas e recomendações para que você aproveite sua bike com mais segurança e tranquilidade:
1) Seja visto a todo instante
Esteja sempre visível e em evidência. Usar luzes e peças reflexivas na bicicleta, capacete e roupa, bem como evite usar roupas escuras à noite.
2) Escolha a bicicleta certa
É grande a variedade de modelos de bicicletas que o mercado oferece. Pensando nisso, escolha uma que atenda seu perfil e necessidades, levando em consideração tudo que estará envolvido em sua utilização.
3) Preocupe-se com a manutenção
Invista e mantenha sua bicicleta em dia. Freio, pneus e corrente são alguns dos itens essenciais na hora de prevenir acidentes e imprevistos. Dependendo da ocasião, é pertinente ter consigo um kit para emergências.
4) Conheça suas rotas
É sempre bom conhecer a fundo as rotas que você percorre, incluindo suas proximidades. Estabelecimentos, atalhos, trajetos mais ou menos movimentados ou mais ou menos seguros… Estude, analise e trace seus caminhos de acordo com o que é mais vantajoso para você.
5) Invista em seu preparo físico
Condicionamento físico é algo adquirido com o tempo, prática e outros hábitos saudáveis. Respeite seus limites, mas não tenha medo de desafiá-los. Com o tempo, você sentirá que conseguirá usufruir cada vez mais de sua bicicleta, podendo usar esse preparo e domínio até mesmo para evitar situações perigosas.
6) Atente ao seu posicionamento
Por lei, carros devem manter 1,5 metros de distância de bicicletas. Por isso, marque seu espaço nas vias. Porém, tenha sempre cautela e bom senso. Não force situações contra carros, ônibus ou mesmo motos.
7) Invista em equipamentos
Não subestime equipamentos de segurança, nem o quanto você precisa deles. Mesmo que você nunca tenha sofrido um acidente, você não vai querer que, na primeira vez, você esteja sem proteção.
8) Sinalize suas intenções
Torne claras suas intenções ao se movimentar. Não se acanhe em balançar os braços ou fazer o necessário para não deixar dúvidas caso você pretenda virar uma rua, por exemplo. Pense nisso como uma forma de defesa.
9) Esteja no sentido correto
Trafegue sempre no mesmo sentido dos demais veículos. Nunca na mão contrária. Motoristas conseguem calcular melhor sua movimentação tendo como referência o que está indo no mesmo sentido.
10) Atenção, sempre
Mantenha-se sempre atento ao que está acontecendo no trânsito. Evite ousar fones de ouvido e esquecer do que acontece ao seu redor.
11) Mantenha a calma e dialogue
Esteja preparado para ouvir buzinas e reclamações. A desinformação é um dos males que assola nossas estradas, especialmente quando o assunto é ciclismo. Na ausência de ciclovias adequadas, aja sempre com prudência, evite confrontos e, sempre que possível, compartilhe a informação em prol de um trânsito mais informado, respeitoso e seguro.