Celulares estão no topo da lista dos aparelhos eletrônicos mais subtraídos no Brasil. A facilidade de aquisição desses aparelhos existe assim como a facilidade de venda ou troca depois de roubados. Nesse âmbito, Jorge Lordello, especialista em segurança, em artigo escrito para o Jornal da Segurança, elencou 14 dicas que fazem a diferença para que você diminua as chances de perder seu celular:
1) Não o deixe à mostra enquanto o carrega em ruas de grande movimento ou no transporte público. Procure deixá-lo no bolso, bolsa e preferencialmente com o modo silencioso (vibrar) ativado.
2) Em bares, restaurantes e outros estabelecimentos, não o deixe sob a mesa ou balcão. Qualquer momento de distração pode ser suficiente para uma ação mal intencionada.
3) Evite atender ligações em vias públicas. No caso de ligações urgentes, procure um estabelecimento onde você possa entrar para atender a chamada com mais segurança.
4) Cuidado ao usar o celular em automóveis com o vidro aberto. Um motociclista ou mesmo um pedestre podem facilmente agarrar seu aparelho e se distanciar rapidamente.
5) Não é sua obrigação atender toda e qualquer chamada. Na grande maioria dos casos, nada lhe impede de ligar de volta. Portanto, quando você estiver em locais ou situações de pouca segurança, controle o impulso de atender a chamada e retorne quando estiver em segurança.
6) Em casas noturnas, em situações nas quais você não vai precisar do seu celular, dê preferência por deixá-lo na chapelaria do local. Caso não haja e seu carro estiver em um estacionamento privado, é mais seguro deixá-lo no carro.
7) É comum que pessoas tenham em casa celulares antigos e mais baratos. Quando for a lugares com risco de assaltos ou mesmo de perda, procure utilizar esses aparelhos. Assim, no caso de perda ou roubo, o prejuízo é menor.
8) Jamais deixe seu celular à mostra no interior de veículos.
9) Dirigir e falar ao telefone é uma das infrações mais comuns no Brasil. Além da multa de R$85,13, acarreta em 4 pontos na CNH e potencializa os riscos de abordagens criminosas.
10) Caso você utilize tecnologia 3G, faça uso de programas de rastreamento do seu aparelho. Assim, você aumenta a possibilidade de recuperá-lo.
11) Assim como em computadores, smartphones requerem programas antivírus, especialmente se utilizados com frequência na internet.
12) Semanalmente, faça um backup dos seus arquivos. Você não pode prever a perda do aparelho, mas pode prevenir a perda dos arquivos.
13) Cuidado ao armazenar fotos e vídeos sensuais. Você perderá noites de sono se seu aparelho cair em mãos erradas.
14) Descubra o número secreto do seu celular (IMEI) digitando *#06# para informá-lo à operadora em caso de roubo ou perda. Dessa forma, ele é bloqueado independente de seu cartão SIM estiver inserido.
vaguhsindoamsd