Os momentos de crise são uma ótima época para amadurecer e trazer modificações essenciais para o empreendimento. Se você for capaz de fazer mudanças marcantes que o faça superar uma crise, com certeza fará ainda melhor em momentos mais estáveis. Assim, separamos dicas que irão guiá-lo na hora de decidir o que fazer para melhorar sua empresa de eventos e se manter firme no mercado, mesmo em um momento de crise. Acompanhe:
Contorne a crise com 4 estratégias
- Entenda o atual momento brasileiro
O primeiro passo para uma mudança é afirmar que algo está errado. Logo, para iniciar um amadurecimento e criar ideias também é preciso entender a crise que o país, e até o mundo, vive atualmente.
Acompanhe as notícias de jornais e televisão, a sessão de economia será a sua aliada nessa hora. Observe as cotações do dólar e anote tudo o que achar importante sobre a crise, especialmente sobre como ela atinge o ramo de eventos. Conhecimento sempre é interessante para criar estratégias de transformação.
- Monitore os gastos e os ganhos da empresa
Uma crise que atravessa todos os setores e todos os cantos de um país pode sim atingir sua empresa de eventos. Por isso, também vale a pena monitorar, de maneira eficiente, todos os custos e gastos da empresa. Isso é importante para notar onde as despesas estão sendo maiores e o que fazer para controlá-las.
Isso irá ajudar também na hora de identificar quais são os serviços prestados pela sua empresa que mais são procurados, entender o motivo e buscar informações sobre os pontos positivos e negativos de cada um deles, para conseguir melhorar cada vez mais.
Uma planilha de feedback para o cliente preencher após a realização do evento também é uma ótima maneira de descobrir o que precisa ser melhorado.
- Faça um levantamento geral
O monitoramento de gastos e ganhos será o aliado número um nessa etapa. Primeiro faça uma lista de serviços mais procurados e em qual época do ano isso acontece. Depois, escreva quais deles não possuem muita demanda e identifique as épocas do ano em que isso acontece.
Em seguida, faça uma lista dos profissionais que possui, com a quantidade de cada um deles, os diferenciais, a fim de pensar ideias de promoções que chamem a atenção do público.
Uma ideia interessante é reunir a parte da equipe de comunicação da empresa, jornalistas, relações públicas e publicitários, para uma reunião de criação de ideias de promoções para os serviços oferecidos pela empresa.
- Traçando novas ideias
Ao reunir as pessoas mais criativas da empresa, dê a cada uma delas um papel e uma caneta. A proposta é lançar a seguinte pergunta: “o que pode melhorar nos serviços oferecidos, mantendo um custo inferior sem prejudicar a qualidade?”.
A ideia é ter o maior número de sugestões em um curto período de tempo. Coloque alguém para contabilizar e durante 10 segundos, peça para que os participantes escrevam no papel e coloquem na mesa. Faça isso pelo menos 15 vezes.
Depois que já estiver com as ideias na mesa, peça que cada um explique o que escreveu e que digam quais foram as sugestões que acharam mais interessantes. Depois de todos falarem, escolham 5 propostas e coloque-as no centro da mesa para iniciar uma enquete que comprove se elas são ou não realmente boas.
Depois disso, é essencial que cada um converse sobre o que pensou para transformar a ideia, criar soluções para realizar eventos com um custo menor e como divulgar as novidades para os clientes.
Saiba como contornar dificuldades, reduzindo gastos e mantendo a qualidade, e ainda se destacar da concorrência apostando em diferenciais para seus clientes com nosso e-book “Como manter a qualidade de seus eventos em tempos de crise e lucrar ainda mais?”.
Gostou das dicas? Com elas você conseguirá deixar a equipe ainda mais unida e encontrar uma solução juntos para o problema. Mande outras sugestões pra gente nos comentários!