4 motivos para você fazer a limpeza da caixa d’água agora!

Tempo de leitura: 6 minutos

Você sabia que existem diversos malefícios de não realizar a limpeza da caixa d’água? Para você ter uma ideia, de acordo com a Agência Nacional das Águas, a Organização das Nações Unidas (ONU) “a quantidade de água suja significa que mais pessoas morrem hoje por causa da água poluída e contaminada do que por todas as formas de violência, inclusive as guerras”.

Imagine só: a água poluída mata mais pessoas do que a guerra! Por isso, a limpeza da caixa d’água é um assunto muito sério! Ela deve ser realizada periodicamente tanto nas empresas, condomínios e até mesmo nas residências. Afinal, é preciso sempre garantir a qualidade de vida e o bem-estar de todos, você concorda?

Venha conosco para entender mais sobre esse assunto e veja 4 motivos para realizar a manutenção periódica da sua caixa d´água!

1. Diminui os riscos de contrair doenças

Um dos motivos mais importantes de investir em uma limpeza profissional e periódica da caixa d’água é que diminui os riscos das pessoas contraírem doenças. Aliás, é preciso considerar que a água é muito utilizada por todos (tanto para beber, quanto no preparo dos alimentos, na higiene pessoal e também na limpeza dos carros, animais e residências).

Por isso, o ser humano está diariamente em contato com a água. Assim, se ela for imprópria para o consumo acarreta diversos danos para a saúde — que podem ser desde um simples mal-estar até patologias mais sérias.

As patologias são causadas por microrganismos que acabam se proliferando quando o ambiente não está bem higienizado. Assim, elas podem transmitir doenças como a leptospirose, cólera, hepatite A e febre tifoide. Essas doenças são adquiridas de duas maneiras principais:

  1. ingestão de alimentos contaminados; ou
  2. ingestão de água contaminada.

Também é preciso considerar que, muitas vezes, os alimentos não estão contaminados de uma maneira inicial. No entanto, quando você chega em casa da feira e lava os alimentos com a água contaminada, eles se tornam impróprios para o consumo.

2. Evita prejuízos e ações judiciais

Veja bem: imagine que você tenha uma empresa com vinte funcionários. No entanto, não dá muita atenção para a limpeza da caixa d’água. Dessa forma, as pessoas ingerem o líquido com uma má qualidade. Você já imaginou os prejuízos que terá se todos os colaboradores se ausentarem ao trabalho por uma intoxicação causada pela água?

Outra situação: imagine que você é síndico e recebeu uma notificação judicial causada por uma denúncia de um morador que passou mal por não ter uma água de qualidade para beber.

Além de prejuízos financeiros em ambos os exemplos citados acima, isso traria uma enorme dor de cabeça, você concorda?

3. Impede a proliferação de mosquitos transmissores de doenças

Sempre recomendamos que a limpeza ocorra pelo menos a cada seis meses — indicamos os meses de outubro e fevereiro, como uma maneira de preparação para as estações do verão (quando o uso da água é mais frequente) e do inverno.

Além de oferecer uma água potável, a limpeza correta impede a proliferação de mosquitos transmissores de doenças (desde que você mantenha a caixa bem tampada).

Também é preciso considerar que as caixas quebradas podem atrair animais como pombos, ratos e gatos, que se instalam no local para beber a água. Aqui, encontramos riscos grandiosos:

  • os animais podem morrer afogados e as suas bactérias contaminarem a água; e
  • os animais podem urinar ou até mesmo defecar dentro do reservatório.

Não podemos deixar de citar que uma tampa quebrada se torna o local perfeito para a proliferação do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue. De acordo com o Ministério da Saúde, nos últimos anos houve um aumento de 149% dos casos de dengue no país. Portanto, é sempre importante ficar de olho em ambientes que podem se tornar o foco da proliferação do mosquito.

4. Evita o rompimento de tubulações ao realizar a limpeza da caixa d’água

Em inúmeros casos o rompimento das tubulações é invisível e muito silencioso por muito tempo. Por isso, realizar a limpeza regular da caixa d’água é essencial para identificar fissuras e outras irregularidades nas tubulações.

Furos, rachaduras e até mesmo o rompimento da caixa podem causar a contaminação da água. Quando isso acontece, permite que microrganismos entrem no reservatório, favorecendo o seu desenvolvimento e tornando a água imprópria para o consumo. Além disso, pode acontecer infiltrações, causando diversos outros prejuízos.

Bônus: contrate profissionais qualificados para realizar a limpeza da caixa d’água

Agora que você aprendeu quais são os principais motivos pelos quais você deve investir em uma limpeza de caixa d’água regular, precisamos conversar sobre a contratação de profissionais qualificados. Afinal, eles precisam ter os equipamentos adequados, experiência de mercado e também conhecer os melhores produtos e técnicas que garantam resultados satisfatórios.

Vale considerar que não é recomendado realizar a limpeza por conta própria, tampouco, contratar freelancers que não realizem um serviço especializado. Outro detalhe a ser considerado é que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), determina que nos prédios e nos condomínios a limpeza deve ser realizada, exclusivamente, por empresas especializadas.

Isso porque ao final do trabalho a empresa emite um certificado atestando a excelência no serviço, garantindo a qualidade de água fornecida naquele ambiente — evitando multas e complicações judiciais.

Um serviço especializado, como a Minister, conta com profissionais que realizaram treinamentos específicos para realizar a tarefa. Além disso, a empresa contratada fornece os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para garantir a saúde do seu funcionário.

Entretanto, não é qualquer empresa que pode realizar o serviço. Então, na hora da contratação, tenha a certeza de que se trata de uma marca conhecida no mercado e que tenha o alvará da Vigilância Sanitária — atestando que ela presta serviços de qualidade.

Realizar a limpeza da caixa d’água é mais que uma dica, é uma obrigação para todas as empresas, condomínios e residências. Afinal, esse procedimento é sinônimo de oferecer uma água limpa e própria para o consumo, evitando a proliferação de doenças e diversos outros malefícios.

Agora que você aprendeu tudo sobre a limpeza da caixa d’água, que tal solicitar um orçamento desse serviço?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *