Na produção de eventos, a segurança dos convidados é um item de primeira importância. Por isso, não se pode improvisar na hora de preparar uma solenidade, espetáculo ou festa. Eventos reúnem muitas pessoas, e você, como organizador, deve garantir a segurança de todos.
Reunimos algumas dicas que vão ajudar você a montar um evento com segurança. Entretanto, a ajuda profissional, por meio de empresa terceirizada, é importantíssima para que nenhum detalhe relacionado escape do seu planejamento.
5 dicas para montar o seu evento com segurança
1 – Vistorie o local do evento
Antes de optar por um local para o seu evento, verifique se ele cumpre uma série de exigências. Cheque se a documentação do empreendimento está em dia e se as certificações emitidas pela prefeitura e pelo Corpo de Bombeiros estão afixadas em locais visíveis.
Pergunte pelas saídas de emergência e veja se elas podem ser facilmente acessadas caso haja necessidade. Confira se elas estão devidamente sinalizadas.
Verifique os extintores de incêndio, equipamentos obrigatórios em qualquer estabelecimento. Eles devem passar por perícia de tempos em tempos e devem estar disponíveis em locais adequados. Exija os documentos que comprovem que os extintores estão instalados de maneira adequada no estabelecimento.
2 – Providencie todos os alvarás
Para a realização de certos tipos eventos, é necessário uma autorização da prefeitura da cidade onde eles vão ocorrer. Em geral, as regras são iguais em qualquer local do país, mas o ideal é entrar em contato com os órgãos de fiscalização do município para saber que tipos de autorizações você vai precisar.
Para fazer o licenciamento de um evento, você geralmente precisa de documentos como:
- Contrato de locação do local;
- Certificado da empresa de segurança contratada;
- Medidas de limpeza que serão adotadas;
- Cópia de comunicação à Polícia e ao Corpo de Bombeiro da cidade;
- Termo de responsabilidade assinado.
3 – Cheque as referências da sua equipe de segurança
A equipe de segurança deve garantir a proteção do público e o andamento pacífico de todas as atividades, por isso, é essencial checar as referências dos profissionais que serão contratados. Em geral, terceirizar esse serviço é a melhor opção para quem quer acertar na qualidade.
Outro fator que deve ser levado em conta é a quantidade de segurança necessária. O tamanho da equipe de segurança depende da capacidade do local em que o evento acontecerá e do valor que você pode pagar pelo serviço. O ideal é contar com ajuda especializada na hora de definir o número.
4 – Cuide do transporte de pessoas e equipamentos
Seus convidados precisam ser transportados até o local do evento? E seus equipamentos? Se sim, você deve garantir que o transporte seja feito com segurança. Verifique se o motorista e o veículo que você contratou têm autorização para prestar o serviço. Empresas autorizadas pelos órgãos estaduais e federais contam com itens importantes, como seguro para os passageiros.
5 – Esteja pronto para atender qualquer emergência
É impossível prever todos os problemas que podem acontecer em um evento. Portanto, é necessário que toda a equipe de segurança e você, organizador, estejam preparados para enfrentar situações adversas de forma rápida e eficiente. Estabeleça, com a ajuda de um profissional, protocolos a serem adotados para diversas situações de risco.
Na maioria das grandes cidades a legislação exige que eventos com público numeroso, contem com ambulâncias a postos.
Como você pode ver, a excelência deve ser o objetivo de qualquer evento. O que achou da nossa lista? Deixe um comentário!