Acessibilidade e inclusão são temas muito atuais e que devem ser considerados por todos. É preciso organizar os espaços e ambientes para que todos possam aproveitar e desfrutar de suas funcionalidades e nisso se enquadram também os espaços preparados para receber os mais diversos tipos de eventos. É necessário planejá-los de maneira que sejam acessíveis a todas as pessoas, principalmente as com mobilidade reduzida e necessidades especiais.
Dentre os convidados do seu evento, há pessoas que poderão precisar usar cadeiras de rodas ou que tenham necessidades especiais, e o seu evento precisa estar adaptado para elas. Por isso, é necessário se preocupar com cada detalhe da organização de modo a garantir sempre a acessibilidade total.
Dicas para desenvolver estratégias que permitam a acessibilidade em eventos
Local de realização
O local precisa ter portas largas que permitam a passagem de um cadeirante com facilidade. Além disso, deve ter rampas com corrimão apropriado para que a pessoa se desloque de um ambiente para outro com facilidade. Caso seja em um grande prédio, é necessário ter pelo menos um elevador que tenha tamanho e estrutura adequada para a entrada de um cadeirante.
Os banheiros também devem ser adaptados com portas largas e barras laterais que permitam o uso com facilidade. Não se esqueça de que em todos esses locais devam ter placas indicando a acessibilidade e todas as informações inscritas, colocadas também em braile.
Estacionamento
Reserve pelo menos 5% das vagas para portadores de necessidades especiais e as identifique com o símbolo internacional de acessibilidade. É interessante que elas sejam disponibilizas em locais que permitam maior facilidade de acesso ao local do evento, como mais próximo à entrada, por exemplo.
Alimentação
Haverá venda de alimento ou algum coffee break? A venda de alimento deve ter um local reservado para cadeirante. Caso haja balcão, ele deve ser de um tamanho que permita acesso da pessoa com cadeira de rodas. No caso de existir um cardápio, não se esqueça de que deve ser disponibilizado em braile também.
Caso haja um coffee break, a altura das mesas deve permitir a chegada de um cadeirante até elas e permitir que se sirvam sem passarem constrangimento algum. É importante haver espaço no local para que ele circule com a cadeira entre as mesas.
Sinalização do local
Todo o local deve ser sinalizado, indicando a acessibilidade. É interessante fazer um mapa com esses acessos e distribuir aos participantes para poderem se locomover com mais tranquilidade. Lembre-se de colocar placas nos banheiros apropriados e também nos elevadores.
Emergências
Os corredores de evacuação devem ser bem sinalizados e serem de fácil acesso aos cadeirantes. Não devem ter degraus e muito menos obstáculos como vasos e obras de arte.
Local de informações
Caso o evento seja grande e tenha um local de informações para o participante, além de pensar no cadeirante e na sua acessibilidade, lembre-se que alguns dos seus convidados podem ter problemas com a audição. Por isso, é indicado que pelo menos um funcionário domine a linguagem de libras.
Temos os melhores profissionais para tornar o seu evento acessível a todos. Clique aqui e contrate!