A área de produção de eventos está cheia de tendências e os produtores devem ficar atentos ao que é novidade. Quando isso acontece, fica mais fácil organizar eventos de maneira eficiente, já que são usados os recursos de todas as novidades disponíveis no setor.
Para quem deseja produzir com sucesso e estar sempre ligado às novidades do mercado, nós trazemos as principais tendências da produção de eventos. Confira:
8 Novidades para organização de eventos
- Engajamento social
Atualmente, as redes sociais funcionam como uma ferramenta para que as empresas realizem uma comunicação mais imediata com o seu público.
Os produtores de eventos também podem aproveitar as vantagens das mídias sociais para atrair mais pessoas para os eventos, identificar falhas, dentre outras possibilidades.
Por fim, todo bom produtor deve conhecer bem o Facebook, o Twitter e o YouTube.
- Conexão wifi
Outro método para engajar os eventuais participantes do evento é a disponibilização de uma conexão para dispositivos móveis.
Também é interessante planejar ações que façam uso dos recursos dos tablets e dos smartphones. Dessa maneira, os presentes poderão se comunicar, obter informações em tempo real, avaliar os serviços, comentar nas páginas dos eventos, postar fotos etc.
- Opções diferentes
Apesar de uma parte do público preferir opções tradicionais, você pode desenvolver eventos que forneçam alternativas inusitadas. Tenha em mente que quanto mais criativo você for nessa hora, mais fácil será ter ideias fora do convencional. Com certeza, as pessoas que são abertas às novidades ficarão interessadas.
Em relação às alternativas diferentes, você pode incluir tablets para que os convidados possam deixar mensagens personalizadas em vez daqueles livros gigantes. Outra opção é o chamado video-mapping, uma técnica na qual as superfícies de prédios “ganham vida” e ficam mais chamativas aos convidados.
- Tecnologia e personalização
Uma medida simples e eficaz em eventos é a decoração personalizada, que aproveita todo o espaço disponível do ambientes. A tecnologia também pode ser usada nesse caso, incluindo as televisões de tela plana, os projetores e outros equipamentos que tornam o evento mais moderno.
- Consciência ambiental
Assim como o uso de tecnologia está em alta, uma das maiores tendências atuais é a realização de eventos ecologicamente corretos. Nessa área, quando estiver tomando algumas decisões, como o tipo de papel usado na divulgação, por exemplo, pode ser ecologicamente correto.
Além disso, há medidas simples para serem realizadas durante o evento, tais como o incentivo à ingestão de bebidas em um copo único (sem que os presentes joguem o copo fora todas as vezes que a bebida terminar). Elas são ótimas para o meio ambiente e para a imagem de quem está organizando o evento.
- Filantropia
Claro que nem todos os eventos precisam ter elementos para ajudar causas sociais, mas é aconselhável que se invista nesse tipo de ação caso deseje atrair mais pessoas interessadas no seu evento. Uma boa opção é pedir um quilo de alimento na entrada que pode ser doado à alguma instituição.
- Feedback do público em ação
Outra tendência forte para o mercado de eventos é a consideração do feedback do público para a colocação de sugestões, ideias e críticas em prática. Esse tipo de comportamento é importante, pois mostra para as pessoas que a opinião delas conta para a criação de eventos.
Quando se adota essa estratégia, os participantes ficam estimulados a se comunicar com você sempre que tiverem uma sugestão ou crítica, o que ajuda a melhorar o projeto dos próximos eventos.
- Hibridismo
Eventos híbridos mesclam ações virtuais com presenciais, ou seja, contam com o auxílio de conferências de vídeo, por exemplo . Eles têm o benefício do baixo custo final, já que é possível economizar dinheiro com as passagens e a hospedagem dos palestrantes, entre outras despesas.
Além disso, os eventos híbridos podem alcançar um público mais abrangente, já que permitem a interação humana tanto presencial como virtual (ao vivo ou através da transmissão previamente gravada).
Com essas dicas você já tem uma noção geral de como seguir as principais tendências do mercado. Caso tenha outra, compartilhe conosco nos comentários.