Você investiu tempo, esforço e dinheiro na organização do seu evento e está confiante que todos os frequentadores irão se divertir. Então qual é o problema? O problema é que sobrou pouco dinheiro para divulgação. Mas se você não promover os seus eventos, como o público comparecerá?
Felizmente, existem muitas maneiras de divulgar seu evento de graça – ou a um custo muito baixo. Usando o poder do marketing digital e das mídias sociais, você pode alcançar pessoas que já conhecem os seus eventos e também novos fãs.
Para ajudá-lo a encontrar os canais de divulgação para seu evento, compilamos uma lista das melhores maneiras de promovê-lo online:
Aproveite o poder do e-mail
Você recebe e-mails de várias empresas todos os dias? Há uma razão para isso. O e-mail marketing é uma das ferramentas de marketing mais poderosas existentes para a divulgação de um evento e relativamente barata. Você sabia que o e-mail é quase 40 vezes mais eficiente na aquisição de novos clientes que o Facebook ou o Twitter, de acordo com a empresa de consultoria McKinsey?
Serviços como o Mailchimp permitem grande agilidade e praticidade para enviar convites por e-mail de forma personalizada. Além disso, a plataforma permite conectar as listas de contatos das principais plataformas sociais como Facebook, Twitter e Instagram à sua lista de e-mails.
Aproveite o poder da mídia social
As plataformas sociais são um canal de divulgação que não deve ser negligenciado na divulgação do seu evento. Sua estratégia de mídia social deve estar de acordo como tamanho e alcance do seu evento. Se o seu evento for, por exemplo, um almoço vegano que não cobrará entrada, você poderá divulgá-lo, simplesmente, com uma página do Facebook e uma conta do Twitter. Mas caso você deseje expandir o alcance do seu evento, é hora de entrar com tudo em uma estratégia social abrangente.
Aqui estão algumas maneiras:
-
Crie uma hashtag oficial para o seu evento e use-a em todas as suas publicações – não apenas nas mídias sociais, mas em todas as postagens de mídia, em seu site e qualquer material impresso
-
Promova seu evento em todos os seus canais sociais – principalmente em locais normalmente negligenciados, como a imagem de perfil da sua organização e na imagem de fundo
-
Crie um calendário de conteúdo que manterá suas postagens atualizadas e frequentes
-
Vincule sua página do Facebook diretamente com o site onde os interessados possam comprar os ingressos para o seu evento. É importante que o site permita realizar a navegaçãoo na plataforma em um desktop ou em um dipositivo móvel
Produza conteúdo compartilhável
Não deixe de produzir conteúdo. Além de postagens em redes sociais simples, crie conteúdo personalizado para o seu evento. Sim, conteúdo exclusivo é mais demorado de se produzir, mas você pode considerar a contratação de um escritor freelance ou designer gráfico para ajudá-lo, mas essa ação gerará um tremendo ROI.
Uma infografia viral, postagens de blog e guias de instruções podem acumular milhares de links, compartilhamentos e visitas. Este tipo de conteúdo não é apenas uma boa estratégia de marketing, também oferece pontos de ranqueamento nos motores de busca, o que ajudará a sua empresa a ser vista como uma especialista em seu nicho.
Publique fotos e vídeos
Imagine que alguém está procurando algo divertido para fazer no próximo fim de semana. Ao fazer uma busca no Google por “Eventos próximos de mim”, essa pessoa pode chegar na página do seu evento. Você sabe o quão importante é aproveitar esse momento de interesse, e inspirá-la a “comprar agora” antes que uma distração apareça e ela mude de ideia. Se ela fechar o navegador, você pode ter perdido uma grande chance.
Os dois principais lugares para os quais os consumidores vão após a visita à página de um evento é o YouTube e imagens do Google. Por quê? Porque eles estão procurando vídeos e fotos que mostrarão o que esperar do seu evento. Estão olhando para o contexto do seu evento como local, músicas e código de vestimenta. Se você não incluir essas informações do seu evento na suas páginas, estará forçando os leitores a encontrá-lo em outro lugar – e pode estar perdendo vendas. Publique vídeos no YouTube e fotos no Instagram e compartilhe-as nas suas plataformas digitais, respondendo a todos essas questões. Tire fotos bem iluminadas e profissionais do seu espaço que captem o clima. Se você está divulgando um evento com música, certifique-se de incluir videoclipes e performances. Inclua quaisquer outros detalhes que dê às pessoas uma ideia melhor do que esperar.
E você? Como divulga o seu evento? Para um evento perfeito, entre em contato com a Minister!