É comum que com a extensa carga tributária brasileira, muitos empregadores fiquem receosos em contratar, com todos os direitos e encargos, novos profissionais para integrar seus quadros. Com isso, o que se gera é, por um lado, acúmulo de funções, e, por outro, fragilidades na estrutura da organização, impactando negativamente nos resultados alcançados. Toda essa situação pode vir a prejudicar o ambiente na empresa, gerando conflitos e repercutindo de forma negativa na produtividade.
Uma saída que vem sendo encontrada, com certa frequência e muito sucesso, é a contratação de serviços temporários e também da terceirização de funcionários. Isso ocorre em consequência das enormes vantagens envolvidas no processo de contratação de colaboradores freelancers ou que fazem parte do corpo de funcionários de outra empresa.
Gostaria de conhecer um pouco mais sobre as reais vantagens da contratação de serviços de colaboradores terceirizados? Então acompanhe o artigo a seguir.
Vantagens na contratação de colaboradores temporários
Em primeiro lugar é interessante considerar a questão dos contratados temporariamente. Para esses casos, temos a questão de uma cobertura de mão de obra por um período específico, apenas.
Por isso, a opção por colaboradores temporários deverá ser feita apenas nos casos de atendimento a uma demanda extra ou extraordinária – seja por uma data comemorativa, crescimento rápido de um negócio, ou outro contexto que surgir. Em geral, contrata-se esse tipo de serviço em áreas como as de produção, administrativa, comercial e / ou técnica.
Uma contratação é caracterizada como temporária se corresponder a um período de, no máximo, seis meses.
Além dessas situações citadas – nas quais há a demanda por força de trabalho complementar – ainda há os casos referentes a doenças, licenças e afastamentos eventuais de membros da equipe; então, para não haver desfalques, podem ser convocados esses colaboradores temporários, de modo a auxiliar na produtividade da empresa.
Além disso, se o empregador achar que deve, poderá contratar o trabalhador temporário para seu quadro permanente, sem qualquer espécie de ônus extra, ou gasto imprevisto. Basta somente fazer a comunicação formal à empresa prestadora de serviço, que forneceu o colaborador. Entretanto, há um lado desconfortável no contrato temporário: a evasão de talentos, que mesmo que a empresa se identifique, podem não aceitar a contratação. Desse modo, a empresa tomadora do serviço ficará desguarnecida, sem o colaborador.
Além disso, ainda há algo que pode ser negativo ao ambiente de trabalho: a rotatividade de profissionais nas dependências da empresa. Nesse caso, o quadro permanente pode se incomodar com colaboradores vistos como “intrusos” naquele local.
Contratação de colaboradores terceirizados: a melhor decisão por seu negócio
Em relação à terceirização, são enormes as vantagens. Para começar, a sua empresa se manterá 100% focada no chamado core business, ou seja, na atividade-foco daquela corporação, o que fará com que o conjunto renda mais, já que, para aquela determinada atividade, haverá uma colaboração específica. Assim, não será mais preciso que as pessoas do quadro efetivo se desdobrem em atividades fora de sua alçada, ou mesmo se ver sobrecarregados, por falta de pessoal e equipe especializados em determinadas atividades.
Inclusive, há muita segurança para a tomadora de serviços, no momento da negociação de contrato com a prestadora, uma vez que serão expostas todas as demandas do negócio, de modo a que a empresa fornecedora irá se preocupar em contribuir para satisfazê-las da melhor forma, para melhorar a competitividade, de uma forma geral, na empresa. Além disso, será assinado um termo de compromisso, para que o serviço ofertado cumpra as solicitações da empresa tomadora do serviço.
A mão de obra de tipo terceirizado, segundo a CLT, é caracterizada pela prestação de serviços por tempo superior a um semestre. Muitas corporações, na atualidade, têm buscado colaboradores com esse tipo de vínculo. É lucrativo, simples, garante circulação no mercado de trabalho. Todos só têm a ganhar! É, sem sombra de dúvidas, a melhor opção para vínculo profissional com empresas, na atualidade.
Portanto, não deixe de contar com o benefício das contratações terceirizadas, seu negócio só tem a ganhar, e, acima de tudo, você poderá se focar muito mais em sua atividade, tirando a preocupação de serviços paralelos, que serão realizados por colaboradores altamente especializados. Bom trabalho!
Você já conta com colaboradores terceirizados em sua empresa? O que pensa a respeito dessa dinâmica? Deixe um comentário!