Já imaginou escolher o seu público-alvo e saber exatamente como encontrá-lo e atraí-lo para o seu evento? Com as redes sociais você consegue tudo isso e ainda faz com que o seu público interaja e sinta-se ainda mais próximo do evento.
E então, por que devo divulgar meu evento nas redes sociais?
Atualmente, a maioria das pessoas têm um smartphone e com eles muitos aplicativos. Para encontrar o seu público não adianta estar apenas em Outdoors ou em divulgações de rua. O interessante agora é estar nas redes sociais, isso porque é onde as pessoas passam a maior parte das horas.
Quais as melhores redes sociais para divulgar meu evento?
A popularidade do Facebook
Já pensou em criar uma página para o seu evento? Quando o público quer saber sobre um determinado evento eles procuram muito a página no Facebook e gostam de ver as avaliações de pessoas que também já foram ao evento.
Invista em um conteúdo que atraia o seu público com as ideias e a proposta do evento.
É interessante também fazer postagens direcionadas para cada rede social. Converse com o social media responsável pelo seu evento, ele poderá ver os melhores horários, as melhores formas de conversar com o público e ganhar mais comentários, likes e compartilhamentos.
A beleza das imagens no Instagram
O Instagram agora tem a opção de publicidade e ela pode ser feita através Facebook. Com isso, vale investir em um conteúdo que traga alguma inspiração e ofereça algum conhecimento para o seu público.
Se o seu evento for uma palestra sobre Moda, por exemplo, vale postar inspiração de produções de pessoas influentes no mercado e já antecipar algumas tendências que acredita ser interessante para o público do evento.
Na hora de fazer publicidade invista também em vídeos curtos que fazem o maior sucesso nessa rede social.
Outra dica é manter uma relação com o seu público, manter as postagens constantes (e isso vale para todas) e, claro, usar Hashtags que tenham a ver com o seu nicho.
A rapidez do Twitter
No Twitter existe a possibilidade de você promover o seu evento e até criar uma hashtag patrocinada. Invista em um bom vídeo de divulgação do seu evento para que as próprias pessoas no Twitter falem sobre ele. Quer divulgação melhor que essa? Então se ligue nas próximas que podem ajudar ainda mais no engajamento com o público-alvo.
A relevância do Blog
Um ótimo modo de divulgação de eventos é procurar blogueiros que falem do assunto que tenha a ver com o seu evento. Se você está propondo uma feira de móveis e decoração, chame alguém que seja relevante no mundo on-line e que tenha um público que goste de assuntos referentes à decoração. Caso seja sobre games, procure um blogueiro que se aprofunde neste assunto.
Atingir os nichos é essencial para que o evento seja bem divulgado. Contrate uma equipe eficiente para conseguir detectar os melhores blogueiros para o seu evento. E, claro, lembre-se de convidá-lo para que faça postagens sobre o mesmo. Outro detalhe importante é que todo esse investimento em blogueiros é pago e cada um tem um preço específico. Quanto mais seguidores, mais influência e, claro, mais cara será a parceria. Mas vale a pena conversar tudo antes e propor valores que sejam interessantes para ambas as partes.
A modernidade do SnapChat
O SnapChat é um aplicativo que tem ganhado destaque recentemente. Ele é atualizado com ações instantâneas que podem ser gravadas ou postadas como fotos. O legal desse aplicativo é a duração, pois tudo que você posta fica disponível apenas durante 24 horas. Isso é interessante porque as pessoas que seguem o seu perfil começam a ter a necessidade de ver as novidades todos os dias, ao se interessarem pelo conteúdo, claro.
Com ele você conseguirá manter uma relação mais próxima com o público do seu evento. Como o SnapChat é algo bem de momento vale pensar em postagens como: decorando a festa, escolhendo as músicas, mostrando o antes e o depois, durante o evento, tirar fotos das pessoas e mostrar o logo e o nome do perfil para que elas possam adicionar e acompanhar tudo que rolou durante o evento.
Outras opções de divulgação são o WhatsApp e o Youtube. No WhatsApp é possível mandar mensagens convidando o seu público-alvo para o evento que acontecerá. É possível conseguir esses números quando o convidado for entrar no evento ou pagar a conta no local. Já no Youtube é interessante postar vídeos sobre os eventos anteriores e até fazer o preview do que será o próximo. Para isso, invista em um bom editor e fotógrafo.
O que acharam das dicas? Tem dúvida sobre como se comportar em alguma das redes sociais que citamos? Mande nos comentários!