O som dá para o gasto e a luz está bacaninha? Então, pensando assim, nem comece o seu evento, afinal, som e iluminação são fundamentais em qualquer acontecimento e podem jogar por terra a reputação de qualquer organizador. E a regra é clara: leve em consideração a relação custo-benefício e jamais se deixe seduzir por preços baixos.
Para começar, fazer um check list é básico para quem trabalha com organização. Então, prepare uma lista com tudo o que o evento irá precisar. Esse passo é importante para saber o que já tem no local e o que irá ter que contratar. Lista feita? Preste atenção em algumas dicas para garantir o sucesso do seu evento.
Aumenta o som!
Para que a sonorização não traga dor de cabeça, a organização do evento precisa levar em conta alguns pontos importantes. Primeiramente, contabilize as pessoas que serão esperadas e analise o tamanho do espaço. Isso dará uma base para saber que tipo de aparelhagem poderá ser utilizada, bem como a quantidade necessária para dar conta do público.
O local já tem o som? Que ótimo! Se houver algum imprevisto ficará mais fácil de resolver. No entanto, só isso não garante o sucesso. Lembre-se de alinhar os pensamentos e deixar claro o que você quer para aquele evento.
Iluminação nota dez
Quando for contratar o serviço de iluminação, explique bem a proposta do evento. O iluminador tem que perceber o clima para conseguir definir que estilo seguir. É fundamental que ele vá ao local do evento. Só dessa forma o profissional poderá avaliar previamente a rede elétrica e evitar riscos.
A visita também servirá para mostrar como será a decoração, pois a iluminação deverá estar em sintonia com os itens que irão compor o local. Ressalte a posição de objetos de vidro, metal ou espelhos para que o iluminador faça um planejamento, evitando que as luzes reflitam nesses materiais, causando efeitos que não favoreçam a ambientação.
Dependendo do evento, a própria iluminação pode fazer papel decorativo com jogos de luzes, desenhos e efeitos. Isso custaria alguns reais a menos do que uma decoração com objetos e pode surtir um efeito mais bacana.
Veja com o seu fornecedor se ele trabalha com aparelhos em LED. Além de serem mais econômicos, eles esquentam bem menos que a iluminação convencional e deixam o lugar um pouco mais fresco.
Tenha sua própria equipe
Mesmo que o local do evento disponibilize iluminadores, responsáveis por sonorização e outros profissionais, é importante que os organizadores do evento disponham de uma equipe capacitada para realizar serviços de som e iluminação. Pecando pelo excesso, a organização diminui riscos de imprevistos na hora H.
Antes de assinar o contrato
Tanto para o som quanto para a iluminação, é fundamental contratar bons profissionais. Para não cair em ciladas, pesquise a empresa, procure saber sobre seu tempo de atuação, veja que eventos ela já realizou e, principalmente, se ela já tem alguma experiência no tipo de evento que você pretende realizar. Busque informações com pessoas que possam dar algum tipo de referência, levando em conta o profissionalismo e a pontualidade daquela empresa ou profissional.
Sobre o assunto aparelhagem, procure saber se os equipamentos utilizados são de qualidade. Ninguém quer se preocupar com a luz ou som falhando ou faltando bem no meio do evento, não é? Além disso, veja se há ou não valor extra a ser cobrado como taxa de transporte ou deslocamento dos aparelhos. Essa quantia a mais precisa entrar no custo total para que você não tenha uma surpresa ruim no final, quando as contas começarem a não fechar.
Para diminuir as chances de ser pego de surpresa, vá a algum evento feito pela empresa/profissional que você quer contratar. Assim, você poderá ter uma ideia real de como é o trabalho, se a pessoa possui habilidades com os aparelhos, e como funciona o equipamento.
Não se esqueça de marcar uma data para os testes de luz e som. Afinal, tudo precisa ser avaliado nos mínimos detalhes antes que o evento comece.
Tem alguma outra dica para contratação dos serviços de som e iluminação para eventos? Divida com a gente! E lembre-se de que você pode sempre contar com a Minister para garantir mais profissionalismo ao seu evento!