Aprenda como realizar um bom planejamento de segurança

Tempo de leitura: 3 minutos

A melhor forma de evitar qualquer tipo de prejuízo em sua empresa é investir em um bom planejamento de segurança. Ele deve levar em consideração os principais fatores de riscos, como ação de bandidos, acesso a informações sensíveis e confidenciais, ou até mesmo, desastres naturais.

Com esse mapeamento em mãos, é hora de buscar as melhores soluções e colocar todo o plano em prática. Confira, logo abaixo, os fatores que você deve considerar para montar um planejamento de segurança eficaz.

planejamento de seguranca

Faça um diagnóstico de segurança detalhado

O primeiro passo para um bom planejamento de segurança é levantar todos os fatores de risco que existem. Eles podem ser divididos em:

Planejamento de segurança do patrimônio

O patrimônio da sua empresa representa um enorme investimento e, qualquer dano que ele venha a sofrer, pode resultar em um grande prejuízo. Por isso, esse item precisa de muita atenção no seu planejamento de segurança.

É preciso levar em consideração fatores externos como muros desprotegidos, portões de acesso e janelas sem a devida proteção, e até mesmo a existência de terrenos abandonados ao redor, pois eles podem facilitar a ação de pessoas mal intencionadas ou, ainda, gerar um incêndio.  

É imprescindível que toda a área externa da empresa seja monitorada por um circuito fechado de televisão (CFTV) 24h por dia; isso ajuda a inibir ações de bandidos e, caso haja um episódio de invasão, no reconhecimento dos envolvidos.

A iluminação externa também é fator que precisa ser considerado no planejamento de segurança. Todos os pontos de acesso a empresa precisam ser bem iluminados, e, caso a iluminação pública não for suficiente, é preciso investir em iluminação privada.

Fatores internos, como o acesso de pessoas, também é um ponto importante. Identificar todos que entram e saem da empresa é essencial para ajudar a garantir a segurança.

É preciso estabelecer regras, como por exemplo, quais locais precisam de acesso restrito.

O ideal é ter uma política em que todos os funcionários sejam identificados através de uso de crachá, e também controlar os acessos de visitantes ou prestadores de serviços.

O serviço de CFTV também pode ser implantado no interior da sua empresa para ajudar a identificar possíveis furtos materiais, de dados, e documentos restritos. No geral, a prática de aliar recursos humanos e eletrônicos acaba potencializando a segurança da sua companhia.

plano-de-seguranca

Planejamento de segurança de pessoas

Em se tratando de pessoas, é preciso assegurar a proteção de quem esteja no local, sendo funcionários ou visitantes. É necessário identificar todos os fatores de risco e criar planos de ação que visam assegurar a vida das pessoas, como sistemas contra incêndio e saídas emergenciais.

Quando o assunto é indivíduos, outro ponto sensível é o controle na entrega e saída de mercadorias, produtos e valores, já que esses momentos são suscetíveis a ação de bandidos. Criar regras de segurança no momento do planejamento é a melhor forma de se prevenir e evitar contratempos.

Planejamento de segurança da informação

Hoje, muitas empresas possuem parte do seu patrimônio traduzido em informações. Isso faz com que esse elemento tenha que fazer parte do planejamento de segurança.

É preciso identificar quais são os possíveis riscos, como um ataque de hackers, ou mesmo pessoas má intencionadas que tentem acessar dados sensíveis e confidenciais. Ter um backup de informações fora da empresa é recomendado para garantir mais segurança.

A maioria dos bandidos utilizam o fator surpresa para conseguirem êxito em suas ações; é preciso estar preparado e prevenido para lidar com qualquer imprevisto.

Na hora de fazer seu planejamento de segurança, prefira a ajuda de empresas especializadas no assunto, pois elas já possuem o conhecimento necessário para um plano de sucesso. Entre em contato com a Minister e evite prejuízos ao seu negócio.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *