A falta de segurança é um assunto que ainda tira o sono dos brasileiros. Segundo um relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Brasil tem a terceira maior taxa de roubos da América Latina, ficando atrás apenas da Argentina e do México. Por isso, investir em recursos tecnológicos, como câmeras de segurança e leitores biométricos, tem ajudado as pessoas a deixarem sua casa mais segura e sua família mais protegida.
Mas fique atento, pois para esses recursos garantirem de fato a segurança, eles precisam ser bem instalados e administrados da forma correta. O ideal é contar com a ajuda de técnicos profissionais e empresas especializadas no assunto.
Separamos logo abaixo as principais opções de segurança disponíveis no mercado para você usar na sua casa, desde as mais acessíveis até as mais avançadas. Confira!
1 – Sistema de CFTV (circuito fechado de TV)
Ao adquirir o sistema de CFTV, sua residência contará com câmeras de vigilâncias instaladas em pontos estratégicos.
O monitoramento pode ser feito no local ou remotamente, quando contratado por uma empresa especializada. A grande vantagem é que as imagens gravadas pelas câmeras ficam armazenadas e podem ser acessadas se necessário.
Isso permite o fácil reconhecimento de suspeitos que estiveram no local. Uma dica na hora de contratar o serviço de CFTV é certificar-se da qualidade das imagens que são gravadas pelas câmeras. facilitando o reconhecimento de suspeitos.
O custo varia de acordo com as necessidades de cada cliente. Então o ideal é entrar em contato com uma empresa e fazer um orçamento que cabe no seu bolso.
2 – Alarme sonoro
Um dos métodos mais conhecidos na segurança às residências são os alarmes sonoros. Esse sistema consiste em instalar diversos sensores em partes da casa, como portas e janelas.
Se por algum motivos as luzes infravermelhas forem interrompidas, o alarme será disparado, o som costuma ser bem alto e ensurdecedor para chamar a atenção.
Dependendo do plano escolhido, um aviso poderá ser enviado para a central da empresa contratada facilitando o envio de ajuda com agilidade. É possível também configurar um alerta a ser enviado para o celular do dono da casa.
3 – Porteiro eletrônico
Outra opção para residências e condomínios, é o porteiro eletrônico. Ele serve como um controle a distância. A melhor opção são os modelos com câmera que ajudam na identificação de quem está do outro lado do portão e permite identificar pessoas conhecidas ou não.
Para garantir total segurança com o porteiro eletrônico, é preciso ainda que os residentes sejam cautelosos e nunca deixem portões destrancados, por exemplo.
4 – Controle biométrico
Uma das tecnologias mais atuais para deixar a casa mais segura é o controle de portas por leitoras biométricas. Esse sistema é bem confiável e quase não apresenta falhas.
O controle pode ser feito com base nas digitais, retina dos olhos e ainda desenho facial. Por ser uma tecnologia mais nova, o valor de uma leitora biométrica ainda pode ser elevado, é preciso pesquisar bem.
5 – Portão automático
Uma estratégia de segurança mais antiga, acessível e que ajuda a prevenir furtos a residências é a instalação de um portão automático.
Sua grande ajuda acontece por ele evitar que você se prolongue muito tempo em frente a casa, estando mais suscetível a um furto.
6 – Blindagem arquitetônica
O sistema de blindagem é muito conhecido para carros e guaritas de edifícios, mas ela também pode ser aplicada em residências. Nesse caso ela pode ser aplicada em portas, janelas e até paredes.
A blindagem em residências é considerada uma tecnologia avançada, por isso seu investimento ainda é alto e esse método deve estar associado com outros meios como alarmes e câmeras de monitoramento.
7 – Iluminação eficiente
Outro fator que colabora para a ação de bandidos é a falta de iluminação na entrada principal.
Quando o ambiente está bem claro e iluminado, eles sabem que a possibilidade de alguém ver e chamar ajuda é maior. Por isso, invista em lâmpadas eficientes, se for preciso até holofotes são bem-vindos.
Além dessas dicas acima, você também pode ajudar a deixar sua casa mais segura evitando:
- Ficar parado em frente a residência por longo tempo, seja conversando com vizinhos ou esperando alguém.
- Nunca entrar em sua casa se você se deparar com alguém suspeito na rua. Faça uma volta e espere essa pessoa ir embora.
- Colocar cercas elétricas para inibir a entrada de estranhos se a sua residência estiver cercada por casas ou terrenos desabitados.
Investir em tecnológica e mudar alguns comportamentos podem fazer toda a diferença para deixar sua casa mais segura e proteger também sua família. Pesquise opções que cabem no seu bolso e que ao mesmo tempo atendam às necessidades de sua residência.
Na hora de contratar uma empresa que oferece opções avançadas de segurança, procure por companhias com experiência e que possuam todas as cerificações em dia.
Conheça agora mesmo os serviços que a Minister oferece!