A evolução no setor de segurança está diretamente associada ao crescimento da criminalidade. Uma vez que os criminosos estão sempre desenvolvendo novos métodos e estratégias para invadir casas, veículos, estabelecimentos comerciais e cometer todo o tipo de infração, é necessário que novas medidas de segurança também sejam tomadas. Os avanços tecnológicos têm contribuído de forma sólida com o desenvolvimento de soluções inovadoras para a segurança pessoal e patrimonial, visando combater a violência de modo inteligente e sofisticado.
No post de hoje iremos apresentar algumas novidades em tecnologia de segurança e monitoramento eletrônico que você precisa conhecer. Continue lendo para conferir!
Biometria
O uso da biometria vem se popularizando nos últimos anos por conta de sua eficiência, praticidade e segurança. A biometria consiste em registrar em um sistema uma parte com características pessoais e únicas no ser humano, como a íris dos olhos ou as impressões digitais, com o intuito de identificar pessoas e autorizar determinadas ações como destacar um alarme, abrir uma porta, ligar um carro, acessar uma conta bancária, entre outras.
O conceito da biometria substitui o uso de senhas e otimiza o nível de segurança, já que apenas os usuários que tenham suas características registradas no sistema podem ter acesso à ação que o sistema biométrico está condicionado a realizar.
Drones
Os drones são uma das maiores inovações tecnológicas no setor de segurança patrimonial e pessoal e monitoramento eletrônico. Pois tratam-se dispositivos leves, resistentes, com grande tempo de duração de bateria e capacidade de sobrevoar áreas extensas. Além disso, podem ser controlados remotamente e permitem a instalação de câmeras.
Muitos setores comerciais têm aderido ao uso de drones em seus sistemas de monitoramento devido à sua eficiência e discrição.
Alarme super avançado
O alarme comum tem a função de disparar um som alto assim que um invasor cruza um determinado limite, seja de uma propriedade ou de um objeto. O principal objetivo desse som é alertar que há um crime ocorrendo no local ou inibir a ação do criminoso. Entretanto, o sistema já se tornou obsoleto a ponto de não somente os criminosos ignorarem o som do alarme, como muitas vezes as pessoas comuns que o estão ouvindo. Afinal, quantas vezes você não ouviu o alarme do carro de seu vizinho disparar e simplesmente o ignorou, não é mesmo?
Uma nova tecnologia oferece um alarme super avançado que, ao ser disparado, emite um som extremamente agudo que atinge mais de 100 decibéis, tornando impossível que o criminoso proceda com sua ação. Pois se ele não se assustar e fugir do local, certamente ficará surdo.
Identificador de placas
Uma tecnologia que é muito utilizada no departamento de trânsito para identificar veículos com irregularidades em documentos, multas ou até mesmo que tenham sido roubados, agora tem sido integrada ao sistema de monitoramento eletrônico em estabelecimentos comerciais, residências, condomínios e até mesmo em bairros.
A tecnologia consiste em reconhecer a placa de um veículo através de uma câmera de monitoramento e em seguida enviar os dados a um software que fará sua identificação. Isso permite que apenas veículos autorizados adentrem um determinado lugar, além de identificar suspeitos e até mesmo alertar se um veículo roubado está passando pelo local, pois seu sistema é integrado ao banco de dados da polícia e do departamento de trânsito.
Câmeras móveis em vigilantes
Esta tecnologia é muito eficiente em não somente registrar ações criminosas, como também inibi-las. Consiste em acoplar câmeras portáteis na cabeça ou lapela de vigilantes. Além de monitorar seu comportamento em tempo real, muitas vezes serve para evitar situações de violência, como por exemplo brigas e discussões em locais públicos. Ao perceber que está sendo filmada, a pessoa tende a controlar seu comportamento.
Utilizar a tecnologia a favor da segurança pessoal e patrimonial é uma forma moderna e eficiente de se proteger da criminalidade. Apesar dos esforços do sistema público de segurança, infelizmente, nosso país possui um alto índice de violência, o que acaba levando a população a buscar alternativas para garantir sua segurança.
O que achou das novas tecnologias de segurança e monitoramento eletrônico? Deixe um comentário compartilhando sua opinião!