Conheça algumas tendências de segurança e monitoramento para 2019

Tempo de leitura: 6 minutos

Com o aumento da violência urbana nos últimos anos, a preocupação com a segurança privada está crescendo. Com isso, o setor de segurança e monitoramento está em expansão e investindo em novas tecnologias para residências, condomínios e prédios comerciais.

Existem diversos equipamentos chegando ao mercado voltados para a segurança eletrônica. Eles estão mais precisos, confiáveis e, muitas vezes, mais econômicos dos que as versões anteriores. Por isso, na hora de escolher novos produtos para a segurança e monitoramento do seu patrimônio ou fazer uma troca para uma versão mais moderna, conhecer as últimas tendências do setor é muito importante.

Para investir os seus recursos de forma inteligente, vamos mostrar as principais tendências de segurança e monitoramento para o ano de 2019 e que vão se tornar o novo padrão de segurança eletrônica. Continue lendo e confira!

Fechadura digital

Quem nunca ficou preso para fora de casa por ter perdido ou esquecido as chaves em algum lugar? Em muitos condomínios fechados isso não acontece mais, por causa da fechadura digital. Além da praticidade de não precisar mais de uma chave para entrar em casa, ela também torna a entrada mais segura contra arrombamentos. O morador tem total controle de quem pode entrar na casa, aumentando a segurança da sua família e do seu patrimônio.

Existem diversos modelos de fechadura digital, algumas funcionam por meio de senhas de acesso, por biometria e até por meio da identificação de voz dos usuários. Escolha a opção que seja adequada as suas necessidades.

Elas também possuem sensores de travamento automático, com isso, não existe mais o risco de deixar a porta aberta por acidente. Além disso, a fechadura digital possui segurança máxima, pois, conta com um alarme antiarrombamento em caso de uma tentativa de violação ou após sucessivas tentativas de abertura negadas. E você não precisa se preocupar nem se houver falta de luz na casa porque a fechadura digital funciona com pilhas alcalinas e possui baixo consumo de bateria, com autonomia de 1 ano, em média.

Cerca virtual

A cerca virtual é uma tecnologia muito procurada por quem tem filhos. Ele funciona por um aplicativo em que os pais selecionam uma área de cobertura. Com o controle do GPS, os pais são alertados sempre que o aparelho sair da zona determinada. Além do alerta, o aplicativo também mostra a localização exata do usuário.

Sensores infravermelho ativo

Para garantir a segurança de um perímetro e prevenir invasões, uma das medidas mais utilizada é a cerca elétrica. Uma tendência mais tecnológica é a instalação de sensores infravermelho ativo, também conhecidos como IVAs.

Essa é uma solução mais discreta, que pode ser usada em muros e em áreas abertas, como jardins, gramados e deck. O sensor infravermelho ativo funciona com um par de transmissores, em que o emissor projeta um feixe de raios infravermelhos para o receptor, formando uma linha invisível. No momento em que um invasor tentar pular o muro, ele vai interromper o feixe de luz e, consequentemente, o alarme será acionado.

O alcance dos sensores pode variar entre 20 a 1500 metros, porém, é aconselhável que a distância entre os transmissores seja de até 150 metros. Para distâncias maiores do que essa, fica mais difícil fazer o alinhamento entre os transmissores e o feixe de raios infravermelhos pode ser interrompido por fatores externos, como uma chuva forte.

Tecnologia IP

Provavelmente, você já ouvir falar sobre IP de computadores, não é? O IP é o registro do aparelho em uma rede local ou na internet. As câmeras que possuem essa tecnologia tem uma imagem superior às analógicas.

Além de ter uma qualidade superior, elas também têm um custo menor, dessa forma, é possível montar um sistema de segurança e monitoramento com mais câmeras por um preço mais baixo. No caso, você pode substituir uma câmera analógica por até quatro câmeras por IP.

Sistema inteligente de reconhecimento de placas

Esse sistema é muito usado por órgãos de fiscalização pública, como o DETRAN e agora também está sendo utilizado por condomínios e prédios que possuem um alto fluxo de veículos. O sistema inteligente de reconhecimento de placas tem o objetivo de localizar veículos por meio de câmeras de segurança, a fim de reduzir as taxas de erro humano.

Ele funciona da seguinte forma: o sistema registra a placa e uma foto do veículo no banco de dados da empresa de segurança e monitoramento. Esse banco de dados é integrado com o da polícia militar que vai emitir um alerta, caso o veículo seja vinculado a alguma atividade criminal.

Portaria virtual

A portaria virtual está cada vez mais presente nos condomínios e nos prédios brasileiros. Quando acionado, o interfone, que também conta com uma câmera, conecta diretamente com o proprietário do imóvel.

O interfone é um item muito importante para a segurança e monitoramento das residências por identificar a entrada e a saída de pessoas do local. No caso de condomínios que não contam com o serviço de portaria 24 horas, esse equipamento passa a ser imprescindível.

No painel do interfone existe uma pequena câmera, que é acionada quando o morador tira o telefone do gancho. O aparelho também conta com uma pequena tela, por onde a imagem é exibida. Com isso, é possível ver e ouvir o visitante que está do lado de fora. Essa medida de segurança pode ser instalada em casas, condomínios e prédios residenciais e comerciais.

Para proteger a sua família e o seu patrimônio, invista nas melhores tecnologias para segurança e monitoramento, como as principais tendências que indicamos nesse artigo. Os avanços tecnológicos trazem muitos benefícios para o setor de segurança com o surgimento de equipamentos cada vez mais modernos. E não deixe de contar com uma empresa especializada e alinhada com as últimas tendências na área de segurança e monitoramento, como a Minister.

Você já conhecia essas tecnologias de segurança e monitoramento? Agora que você está pronto para investir nos melhores equipamentos para a sua casa em 2019, conheça as melhores medidas de segurança para os momentos em que você sair de férias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *