Conheça as 10 cidades mais seguras do mundo
A segurança é uma das maiores preocupações dos brasileiros que vivem em grandes cidades. Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública de 2014, em média, é cometido um assassinato a cada meia hora nas capitais brasileiras. No entanto, a violência não está presente somente no Brasil, mas também no mundo. Por outro lado, existem cidades totalmente seguras, nas quais é possível até mesmo esquecer o celular em cima da mesa e ficar despreocupado, porque ninguém vai roubar o aparelho. Já pensou em viver em um lugar desses? Então, conheça as 10 cidades mais seguras do mundo e prepare sua próxima viagem.
1. Luxemburgo, Grão Ducado do Luxemburgo
A região metropolitana de Luxemburgo foi considerada um dos lugares mais seguros do mundo por uma pesquisa da Consultoria Mercer. Foram considerados índices de estabilidade interna, aplicação das leis locais, criminalidade e relação do país com outras nações. Fazendo fronteira com Alemanha, Bélgica e França, Luxemburgo é conhecida por ser um centro financeiro importante, tendo estabilidade econômica e política. O país também tem um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) alto, de 0,852 e faz parte da União Europeia. Não por acaso está no topo dentre as cidades mais seguras do mundo.
2. Berna, Suíça
Pela Mercer, Berna é a segunda cidade mais segura do mundo. Sendo capital da Suíça, ela preserva suas características históricas e, por isso, está na lista dos patrimônios da humanidade da Unesco. Historicamente, a Suíça não se envolve em conflitos políticos há séculos e isso acabou se refletindo na tranquilidade da capital. A Suíça também tem um IDH elevado, de 0,874 e apresenta outras cidades na lista das mais seguras do mundo, como Genebra.
3. Cingapura, Cingapura
Cingapura é uma cidade-estado, tendo um tamanho um pouco maior que o Vaticano e Mônaco. A cidade está localizada em uma ilha entre a Malásia e a Indonésia, sendo que grande parte da população é chinesa.
Uma característica marcante de Cingapura é o fato de ser um dos países mais povoados do mundo, com 7.664 habitantes por quilômetro quadrado. Mesmo assim, a população tem uma ótima qualidade de vida e isso permite que a violência não se intensifique. O IDH do país é bastante alto, sendo de 0,846. Outra questão que ajuda a controlar a violência são as leis rígidas do país, que aplica severas censuras e a pena de morte. Cingapura também é um dos países com mais alto índice de execução.
4. Auckland, Nova Zelândia
Auckland, na Nova Zelândia, é conhecida não somente pela sua segurança, mas também pela beleza natural da cidade. Situada entre vulcões e aberta para o mar da Tasmânia, no Oceano Atlântico, o local recebe diversos turistas e muitos estudantes, que fazem intercâmbio para aprender inglês. É importante ressaltar que a Nova Zelândia tem alto IDH, de 0,907, oferecendo aos moradores uma boa qualidade de vida. Por isso, a capital da Nova Zelândia, Wellington, também aparece na lista das cidades mais seguras do mundo.
5. Osaka, Japão
Apesar de ter um histórico de guerras, o Japão é um país bastante tranquilo atualmente. Isso se reflete em Osaka, um dos centros de negócio do país. Devido a essa característica, é bastante comum ver executivos voltando para casa nos trens da cidade de madrugada e caminhando tranquilamente pelas ruas, independentemente do horário. Osaka é uma cidade tão segura que é normal os consumidores deixarem seus pertences na mesa antes de fazer algum pedido em um dos cafés da cidade. O padrão de vida da população também é alto em todo o Japão, sendo que o país tem um IDH de 0,884.
6. Sydney, Austrália
Boa parte da segurança de Sydney, cidade australiana, provém do sentimento de vizinhança vivido pelos moradores. A ideia é que todos cuidam de todos e, quando tem alguém suspeito, é avisado para a polícia para evitar problemas. Por isso, as pessoas preferem andar a pé em Sydney e deixam de lado os automóveis. Essa característica cultural também é proveniente do alto IDH da Austrália, que é de 0,937. A população também tem um alto nível de escolaridade, ampliando ainda mais as condições para Sidney ser uma das cidades mais seguras do mundo.
7. Estocolmo, Suécia
A Suécia está localizada no norte da Europa e isso traz uma característica importante para a segurança de Estocolmo: a luz solar. Além disso, nos meses de inverno, a cidade é muito bem iluminada e perfeita para passeios devido à grande quantidade de parques. Estocolmo também é uma cidade bastante calma e tem vários lugares interessantes para ir longe do centro.
Uma das questões que ajudam a aumentar a segurança de Estocolmo é a boa aplicação dos impostos por parte dos governantes. Apesar de a Suécia ser um país com alta carga tributária, o valor arrecadado é bem empregado. Por isso, o país tem um IDH de 0,885, considerado bastante alto.
8. Viena, Áustria
Viena, na Áustria, é uma cidade que guarda muitos momentos históricos e apresenta grandes construções antigas. Com o passar dos anos, também se tornou uma das cidades mais seguras do mundo. Essa tranquilidade reflete-se no uso de bicicletas, transporte bastante comum por lá. Apesar de receber bastantes imigrantes, a cidade consegue manter a paz entre os habitantes devido à boa qualidade de vida e ao grande número de parques, que chega a somar 2 mil. O IDH da Áustria é de 0,851.
9. Helsinque, Finlândia
A capital da Finlândia é uma das cidades mais desenvolvidas do mundo e distribui-se por diversas ilhas. Possui centenas de prédios históricos e, por ser um país muito frio, acaba tendo uma cara de cidade pequena, com feiras ao ar livre e boa qualidade de vida. Também existem alguns parques e praticamente não há insegurança. Apesar de a Finlândia ser um país pouco citado e visitado por turistas, tem um ótimo IDH, de 0,871. A escolaridade dos habitantes também é um destaque, sendo que todas as pessoas com mais de 15 anos são alfabetizadas.
10. Zurique, Suíça
Na Suíça, tudo é planejado e essa também é uma característica de Zurique. Por isso, não falta para a população bons indicadores nas áreas de educação, saúde e qualidade de vida. Além disso, a cidade tem intensa vida cultural, muitas possibilidades de passeio e construções antigas para quem gosta de ver. Como já afirmado, a Suíça tem um IDH elevado e sua cultura é de tranquilidade e paz, assim como ocorre em Zurique.
Você conhece alguma dessas cidades mais seguras do mundo? Compartilhe sua experiência nos comentários. Assim como as cidades, sua residência e empresa precisam estar protegidas, e os sistemas de segurança eletrônico são alternativas eficazes para isso. Acesse nosso site e saiba como reforçar a segurança do seu patrimônio.