Uma boa organização é, sem dúvidas, uma das maneiras mais eficientes para garantir a segurança de grandes eventos. Por isso, desde o planejamento do seu festival é preciso pensar em fatores como estrutura adequada, equipe de brigadistas, seguranças treinados, entre outros pontos importantes.
O sucesso de grandes festivais depende da união entre conseguir os melhores convidados para oferecer diversão ao público, mas também em priorizar parte do orçamento para a segurança e tranquilidade do participantes.
Nesse post, separamos as principais medidas de segurança que você deve considerar. Confira!
Estrutura adequada
Um dos primeiros fatores que devem ser considerados para garantir a segurança de grandes eventos é contar com uma estrutura adequada.
Isso quer dizer que você precisa pensar em pontos como a capacidade máxima do local (e respeitá-la na hora de vender os ingressos), ter um número suficiente de saídas de emergência, contar com um sistema de iluminação e sonorização seguro e com pessoas treinadas para manusear os aparelhos. Isso vai garantir um alto padrão de segurança e evitar acidentes.
Em abril, a Empresas Minister garantiu a segurança da Festa da Cebola
Identificação dos participantes
Ter toda a equipe envolvida devidamente credenciada é essencial para não correr o risco de alguém não autorizado acabar se infiltrando entre os funcionários.
Em espetáculos menores, essa tarefa se torna menos complicada, mas quando falamos em segurança de grandes eventos, com muitas pessoas correndo pra lá e pra cá para garantir que tudo saia perfeito, o ideal é ter credenciais de fácil identificação, com o nome da pessoa e sua equipe correspondente.
Usar cores diferentes para cada equipe pode ajudar na fácil identificação visual durante a correria.
Atendimento emergencial
Imprevistos acontecem e eles podem ser desde um participante que precisa de atendimento durante o festival até um princípio de incêndio.
Por isso, todo produtor que queira garantir a segurança de grandes eventos precisa lembrar de incluir no planejamento a contratação de profissionais preparados para atender esses episódios, como por exemplo um brigadista.
Quando falamos em festivais de grande porte, é preciso estar atento na quantidade certa de profissionais que será preciso para garantir a segurança do público, mas também de toda a equipe que está trabalhando no local.
Equipe de seguranças
Contar com um time seguranças treinados é essencial para garantir a segurança de grandes eventos. Mas cuidado para não confundir a ideia de que seguranças bem treinados são aqueles com cara de mau e grandes músculos.
O que eles realmente precisam é saber lidar com o público e não assustá-los. Saber como controlar uma situação indesejada sem machucar pessoas e garantir aos participantes um evento tranquilo e agradável.
Na hora do planejamento, é preciso saber ainda quantos seguranças seu festival vai precisar para não correr o risco de esquecer algum ponto do espaço desprotegido. O número pode levar em consideração também outros fatores, como, por exemplo, o nível de criminalidade na localização geográfica em que será realizado o festival.
Antes de contratar uma empresa de segurança, certifique-se que ela possui ainda o atestado da polícia federal.
Monitorar equipamentos e o espaço
Caso seu evento tenha duração superior a um dia, vale considerar a necessidade de contratar vigilância 24h para cuidar dos equipamentos que vão dormir no local. Essa é mais uma forma de precaução para evitar possíveis prejuízos e dor de cabeça.
Nesse texto, reunimos as principais medidas de segurança de grandes eventos que vão ajudar a evitar problemas. Contratar uma empresa especializada em serviços para festivais e concertos pode ser a melhor solução, assim você não precisará se preocupar com cada detalhe e poderá focar seus esforços em divulgação.
Conheça agora mesmo como a Minister já ajudou a garantir a segurança e o sucesso de muitos eventos.