Você provavelmente já se deparou com um Circuito Fechado de Televisão (CFTV) em ambientes empresariais, prédios residenciais, escolas e até mesmo em algumas ruas na sua cidade. Mas você realmente sabe o que é um sistema CFTV?
Esse sistema é um dos mais usados quando o assunto é segurança, já que ele permite o monitoramento contínuo de ambientes.
Por meio de câmeras instaladas em lugares estratégicos, o CFTV transmite as imagens capturadas para monitores ou televisões em tempo real. Essas imagens também ficam gravadas e podem ser acessadas a qualquer momento.
O CFTV recebeu o nome de Circuito Fechado de Televisão por algumas semelhanças no funcionamento da transmissão das imagens em um canal de televisão.
Por exemplo, ele utiliza câmeras para capturar as imagens que são enviadas por meio de um cabo chamado coaxial, esse cabo é um condutor de sinais que permite a chegada das imagens nas televisões usadas para monitoramento e também para gravação.
A grande diferença do CFTV com um sistema normal de televisão é que as imagens são transmitidas de forma privada e não estão acessíveis para qualquer pessoa.
A evolução e tendências do CFTV
Com os avanços da tecnologia, o sistema CFTV tem se desenvolvido cada vez mais para se consolidar como um dos principais meios de segurança no mercado.
Quando o CFTV começou, sua única opção de transmissão era analógica, com baixa qualidade de imagens, em preto e branco e pouca resolução. A transmissão era feita por meio do cabo coaxial, como citamos acima, e ficava disponível para um monitor ou TV.
Com o tempo, o sistema evoluiu e hoje é possível encontrar duas opções de CFTV no mercado: A primeira é o sistema que ainda utiliza câmeras analógicas, ainda que modernizadas, com boa qualidade nas imagens coloridas. Essa modalidade é bem aceita pelo excelente custo-benefício.
Existe também o sistema digital, que usa câmeras IP, uma tecnologia avançada de alta qualidade de imagem e resolução de tela de até 2592 x 1944.
Além disso, os sistemas modernos estão cada vez mais espertos, deixando de apenas capturar e gravar imagens, eles já possuem funções avançadas como reconhecimento de falta de objetos em ambientes, tratamento de imagens e reconhecimento facial.
Outras tendências no sistema CFTV são as câmeras com resolução 4k (Ultra-High Definition), que oferecem até 4 vezes mais pixels do que a tecnologia Full HD disponível atualmente. Permitindo assim imagens cada vez mais precisas.
As Câmeras térmicas também podem atrair o mercado de CFTV já que permitem a gravação à noite, sob condições climáticas como neblina, movimento entre outros.
A Minister trabalha com um sistema de CFTV completo que permite deixar qualquer patrimônio mais protegido. As câmeras são instaladas nos lugares certos e todas as imagens são transmitidas à central da empresa em tempo real, 24h por dia, possibilitando uma ação rápida em casos de urgência.
Todos os dados também permanecem gravados para o acesso a qualquer momento.
Se a sua preocupação é segurança seja para ambientes empresariais ou residenciais, o sistema de Circuito Fechado de Televisão (CFTV) é um dos melhores investimentos.
Ele permite monitorar os principais ambientes 24h por dia, inibindo assim a ação de pessoas mal intencionadas. Além disso, é possível fazer o reconhecimento de indivíduos que passaram pelo local de forma mais assertiva.
Com a opção analógica e digital, é possível escolher a tecnologia que mais atende as suas necessidades, sendo ambas eficientes quando o assunto é manter ambientes seguros e preservados.
Ficou com alguma dúvida ou quer investir agora mesmo na segurança da sua casa ou do espaço que trabalha? Então entre em contato com a Minister e conte com técnicos experientes para fazer toda a instalação do seu sistema de CFTV.