A divulgação de eventos deve ser pontual e muito bem pensada. O primeiro aspecto é analisar quem é o público-alvo, com isso, as características desse público é que irão guiar as formas de divulgação.
De início, antes que todo o evento já esteja totalmente organizado, podem ocorrer uma divulgação através de Teasers que estimulem a imaginação do público sobre o que irá acontecer. Mas se desejar apenas um divulgação com tudo já organizado (data, local e hora), são duas opções: uma divulgação on-line e off-line.
Divulgação de eventos On-line X Divulgação de eventos Off-line
A divulgação on-line capta os públicos que estão conectados à internet frequentemente, os que usam as redes sociais, ou através do e-mail marketing, ao contrário da divulgação off-line, que capta justamente as pessoas que usam pouco a internet e são mais influenciados pelos meios externos, como outdoors, rádio, jornal, folders e TV. Conheça as duas modalidades de divulgação abaixo:
Modo de divulgação de eventos On-line
Canal Oficial e Redes sociais atuando na divulgação de eventos
Todo evento deve ter um canal oficial feito em formato de site ou blog. O mais comum é que seja em formato de site e tenha informações relevantes ao público-alvo. É essencial ter as informações necessárias como endereço, horário, compra de ingresso e classificação.
Outro detalhe importante é pensar nas redes sociais, sendo elas ligadas ao público-alvo escolhido, como Twitter, Youtube, Facebook e passando também pelos Blogs. As redes sociais do evento devem ser atraentes, estarem sempre atualizadas e com assuntos que interessem ao público. As possibilidades de conteúdo que cada público-alvo apresenta são inúmeras, basta ter um bom jornalista responsável por ele ou os chamados freelancers.
Com todo esse conteúdo é preciso que ocorra a publicidade on-line. Neste momento é preciso investir em ações nas redes sociais e nos mecanismos de busca, como o Google e o Yahoo. Para isso necessita-se de um orçamento mínimo, a fim de direcionar o evento a quem tem interesse pelo assunto.
Divulgação de eventos em blogs e uso de Hashtag
Uma outra forma de divulgação que muitas empresas tem investido é na divulgação em blogs. Isso pode ocorrer através do envio de convites do evento aos blogueiros, no envio de Guest Posts (textos prontos com um link direcionado ao canal oficial ou página de venda de ingressos), postagens pagas no blog ou até mesmo o pagamento de postagens nas redes sociais como forma de divulgação. Para que esse processo tenha retorno, deve-se selecionar bem o blog para que tenha o mesmo público direcionado ao do seu evento. Vale a pena convidar artistas influentes também. Além de criar uma Hashtag oficial do evento para ser divulgada por blogs, pessoas que irão e até pelos canais e redes sociais oficiais do evento.
Divulgação de eventos Off-line
Divulgação de eventos nas mídias tradicionais: jornal, tv, rádio e revista
Um dos meios mais procurados na divulgação off-line é o da mídia convencional. Nela estão as divulgações em páginas de jornais, revistas, anúncios em rádio e emissoras de televisão. Se deseja divulgar assim, deve pensar em qual mídia tem mais ligação com seu público escolhido, depois entrar em contato e procurar saber os preços dos anúncios. Como são muito caros, vale a pena pensar antes e rever se realmente conseguirá atingir o público escolhido.
Divulgação de eventos em mídia física e ações criativas
Além das mídias tradicionais, temos a mídia física apresentada pelos banners, cartazes, outdoors, folders e no lugar certo para receber Flyers. Para isso não adianta sair colocando publicidade em todos os lugares, até assim deve-se voltar a pensar no seu público de destaque.
Outro modo que é bem particular de divulgação para cada evento são as ações criativas, capazes de gerar mais interação do público-alvo e promover grandes resultados. Para isso solte a imaginação e pense no que tem mais a ver com o seu público. Que tal uma reunião para promover o brainstorm?
Gostaram das ideias? Com certeza pensar na divulgação é um grande modo de trazer o sucesso para o seu evento. Saiba qual o seu público-alvo e direcione bem todo o processo, contando com profissionais de qualidade.
O que achou das dicas? Tem outras? Mande nos comentários.