Doenças de inverno: como a limpeza nas escolas pode prevenir o contágio

Tempo de leitura: 6 minutos

A chegada das estações mais frias do ano traz consigo uma infinidade de doenças causadas por bactérias e vírus. Isso acontece porque com a queda da temperatura passamos a deixar os ambientes mais fechados e totalmente sem ventilação, incentivando assim a proliferação de doenças. Nesse aspecto, ter uma boa limpeza nas escolas é uma ótima alternativa para evitar que isso aconteça.

A Gripe, o resfriado, a sinusite, a rinite alérgica, a pneumonia, a bronquite e a bronquiolite são algumas doenças que atacam o nosso sistema respiratório. Portanto, ambientes fechados e com grande circulação de pessoas (como é o caso de escolas e empresas) favorecem o contágio das doenças causadas por esses tipos de vírus e bactérias.

Mas, será mesmo que a limpeza nas escolas podem ajudar a evitar a circulação de doenças? Por quê? Confira a resposta agora mesmo lendo o nosso post completo!

Garante que os ambientes fiquem organizados e limpos

Quem não gosta de ver todos os ambientes limpos, organizados e perfumados, não é mesmo? Nas escolas há uma enorme circulação de crianças, pais e funcionários. Portanto, se não houver uma boa rotina de limpeza, certamente, o local ficará sujo e com aspecto desagradável, você concorda?

Aliás, nada pior do que chegar em um local (seja em uma empresa, loja, supermercado, farmácia e outros) e encontrar sujeira no chão, poeira nos produtos e mau cheiro causado por uma higienização incorreta, não é mesmo?

Além disso, vamos pensar nos alunos e professores: certamente, eles não vão conseguir se concentrar se estiverem doentes — situação que, na maioria das vezes, pode ser evitada com uma limpeza correta.

Da mesma maneira: imagine que um pai vá até à escola para conversar com o diretor sobre qualquer assunto. Se ele chegar lá e encontrar um ambiente desagradável, certamente pensará duas vezes antes de retornar ao local! Além disso, as chances de ele tirar o seu filho daquela escola são enormes.

Por isso, uma ótima alternativa é investir em uma empresa terceirizada para realizar a limpeza nas escolas. Isso é sinônimo de garantir um local totalmente higienizado, fazendo com que todos os ambientes fiquem limpos e completamente organizados.

A limpeza nas escolas evita a proliferação de doenças causadas por vírus e bactérias

Como citamos anteriormente, um ambiente limpo e organizado evita a proliferação de enfermidades. Isso porque doenças causadas por vírus e bactérias proliferam em ambientes fechados.

Por exemplo, se uma pessoa está com gripe, tossiu (mesmo cobrindo a boca com as mãos) e encostou no corrimão das escadas, o vírus vai ficar instalado naquele ambiente. Agora, se outro estudante colocar a mão no vírus e levar à boca, as chances dele contrair a mesma doença são enormes.

Esse é apenas um exemplo de inúmeras situações que podem acontecer dentro de uma instituição de ensino. Portanto, uma perfeita limpeza nas escolas é fundamental para evitar que as doenças proliferem naquele ambiente.

Ah! Além disso, a limpeza adequada e profissional ajuda a evitar que pragas como ratos e baratas se instalem, viu?

Proporciona maior cuidado e atenção qualificada com cada ambiente

Cada ambiente da escola precisa ser limpo e organizado de uma maneira diferente, porque cada um tem a sua peculiaridade.

Por exemplo, a limpeza do banheiro precisa ser diária porque o vaso necessita de uma boa desinfetação para não haver contaminação de bactérias, fungos e germes que podem transmitir doenças, tais como: herpes, doenças de pele, HPV e infecções intestinais.

Todos os tapetes e cortinas precisam de ventilação porque normalmente os fungos e bactérias gostam de se abrigar e se reproduzir neles. Assim, é necessário ter uma limpeza nas escolas pesada para evitar doenças e alergias respiratórias nos alunos.

O refeitório precisa de uma atenção redobrada porque a sobra de alimentos vira comida de insetos. Portanto, é fundamental manter tudo limpo e higienizado com os produtos adequados para evitar que insetos façam a festa naquele ambiente.

Os corrimões, as maçanetas, as classes, as cadeiras e os demais móveis precisam ser higienizadas com álcool para evitar a disseminação de bactérias e germes que são facilmente transmitidos de um ambiente para outro. Além disso, todas as lixeiras precisam ser lavadas diariamente e os dejetos devem ser removidos do local.

Contrate uma empresa terceirizada de confiança

Muitas pessoas ficam com dúvidas sobre se é melhor contratar um funcionário para a limpeza ou uma empresa terceirizada. Se você também tem essa dúvida veja agora mesmo qual escolher!

Aliás, muito falamos em contratar uma empresa terceirizada como a solução para prevenir o contágio de doenças nas escolas. Além desse benefício, existem diversas facilidades na contratação de serviços essenciais. No entanto, é preciso ressaltar que não pode ser qualquer empresa!

É necessário conferir se a organização é de confiança, se a equipe é responsável e qualificada para atender a essa demanda. Afinal, é preciso ter expertise para utilizar os produtos corretos e garantir a eficiência da limpeza nas escolas.

Para isso, veja algumas dicas para saber como escolher a melhor empresa terceirizada em limpeza para a sua escola:

  • confira a reputação da marca nas redes sociais;
  • analise se a empresa tem um blog atualizado com conteúdo relevante para o seu público;
  • avalie os depoimentos dos clientes;
  • confira quem são os clientes da empresa (se são renomados, conhecidos ou não);
  • veja quanto tempo ela está inserida no mercado.

– Você também pode gostar de ler: por que terceirizar reduz os custos da sua empresa?

Saber como evitar a proliferação de doenças de inverno é uma ótima alternativa para prevenir o contágio delas entre as pessoas. Sendo assim, investir em uma boa limpeza nas escolas é sinônimo de evitar a proliferação de vírus e bactérias naquele determinado ambiente. Por isso, muitas instituições de ensino optam por terceirizar o serviço de limpeza para garantir resultados mais satisfatórios.

Neste post, você aprendeu como a limpeza nas escolas pode prevenir o contágio. Você gostou do nosso conteúdo? Então, temos a certeza que vai gostar de conferir também o nosso e-book entenda as vantagens na contratação de uma empresa de limpeza terceirizada. Boa leitura!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *