Capacitar para melhor atender a população. Esse foi o objetivo do ciclo de palestras com cerca de 350 funcionários que prestam serviço em asseio para as unidades de saúde e educação da rede municipal de Itajaí. O encontro de capacitação ocorreu nos dias 28 e 29 de julho, no auditório do Porto de Itajaí.
A iniciativa da capacitação partiu da Empresas Minister, que é a detentora da terceirização desse serviço no município e ofereceu a capacitação como forma de aperfeiçoar ainda mais a mão de obra e melhorar os serviços oferecidos às unidades de ensino e de saúde.
O professor e palestrante, Edson Luiz Portela, abordou temas como motivação, boas práticas na utilização de produtos de limpeza e saneantes, riscos de acidentes no ambiente de trabalho, além de utilização, higienização e armazenamento de equipamentos de proteção pessoal (EPIs).
Portela adiantou que o treinamento teórico terá continuidade e que a próxima palestra de capacitação está programada para o mês de dezembro. “Porém, agora os funcionários terão orientação prática também no próprio ambiente de trabalho”, garantiu.
Para o diretor-geral da Empresas Minister, Jorge Goetten de Lima, o ciclo de palestras e capacitações fazem parte da política da empresa e pretende aperfeiçoar, a cada dia, mais os colaboradores, independente de qual área de atuação eles estejam alocados. “Nossa preocupação é que os serviços prestados pela empresa sejam de excelência. Por isso, nossa inquietação é importante. Vamos estender essa reciclagem para todos os setores da empresa, para que possamos sempre estar à frente no que se refere à prestação de serviço”, afirmou.
Participaram da capacitação representantes do Sindicato dos Vigilantes, Asseio e Conservações do Vale do Itajaí, a professora Elisabete Laurindo, diretora de Assistência ao Educando, representando o secretário de Educação Édson D´Avila, Giovana Simas, supervisora do programa Saúde na Escola, além de técnicos em segurança do trabalho.