A tecnologia tem oferecido diversas possibilidades em todos os aspectos do nosso dia, principalmente quando se fala de segurança. Exemplo recente disso é a ausência de porteiros em muitos condomínios. A portaria autônoma, altamente segura e eficaz, é uma realidade na maioria dos empreendimentos. Ficou interessado no assunto? Confira o artigo a seguir e saiba tudo!
O que é portaria autônoma?
A portaria autônoma é uma solução inteligente que oferece muito mais autonomia para os usuários. O serviço é um complemento para as soluções tecnológicas de serviços de segurança, reduzindo custos com porteiros e operadores.
Com ela, é possível ter muita segurança ao acessar um imóvel sem precisar da presença de um porteiro. O sistema permite que o controle de acesso seja feito por uma central de monitoramento.
Como funciona?
A portaria autônoma funciona de forma simples, prática e com poucos equipamentos. Confira o funcionamento em 4 passos:
- Ao chegar ao condomínio, o visitante acessa um telefone com multitelas instalado logo na entrada.
- Ele interfona para o ramal desejado ou para o número do apartamento, e a chamada é direcionada ao celular do morador.
- Por meio de uma videochamada, é possível verificar quem está solicitando a entrada no condomínio.
- Dessa forma, o morador tem total autonomia para decidir se libera a entrada do visitante, sem precisar de porteiro.
O serviço é diferente da portaria remota. Veja a seguir:
- A portaria remota exige que atendentes liberem o acesso de forma remota.
- Nesse caso, o visitante interfona para a empresa de portaria, que o coloca em espera enquanto solicita a autorização de entrada ao morador.
- Em seguida, o atendente volta a falar com o visitante, liberando-o ou não, de acordo com a instrução do morador.
Entre os recursos disponíveis, existe a opção de configurar a chamada para que outras pessoas possam fazer o atendimento. Isso é possível independentemente de onde essas pessoas estiverem.
A solução também funciona com o envio de convites digitais. Ou seja, o morador envia para o visitante um convite com data e horário marcados para a liberação da entrada. Essa liberação ocorre via QR Code.
A portaria autônoma funciona por aplicativo, em dispositivos com conexão à internet, e não necessita da instalação de novos hardwares. Com isso, o custo da implementação e da operação acabam sendo ótimos atrativos também para condomínios e prédios menores.
Vantagens da portaria autônoma
A redução de custos é uma das principais vantagens da portaria autônoma. No entanto, os benefícios vão muito além. Confira a seguir alguns deles.
Mais segurança
Segurança é o que todo mundo procura, não é mesmo? Com a portaria autônoma, seu condomínio estará muito mais protegido. Isso porque cada usuário é responsável pela liberação das entradas e das saídas do ambiente. Dessa maneira, ele consegue visualizar o visitante e comprovar se é realmente aquela pessoa na portaria.
Autonomia
Como a portaria autônoma dispensa a presença de porteiros, a autonomia é outra grande vantagem de contratar o serviço. Aliás, garantir a satisfação dos moradores é o que qualquer gestão condominial procura. Por isso, essa portaria pode ser uma ótima ferramenta, pois busca aliar simplicidade e comodidade em apenas uma solução tecnológica.
Disponibilidade
O sistema permite que haja sempre disponibilidade de acesso na portaria. Ou seja, situações como a ausência de porteiros durante saídas para ir ao banheiro, por exemplo, deixam de ser um problema. Dessa forma, o condomínio fica mais protegido e acessível a visitantes autorizados.
Adaptável a qualquer tamanho de empreendimento
Por ser um sistema inovador e que não demanda grandes investimentos, é adaptável a qualquer tamanho de condomínio. Isso também permite que o sistema seja utilizado em residências ou empresas de diversas áreas e portes.
A solução é uma ótima aliada da segurança orgânica. Assim, os vigilantes podem ficar apenas nos horários mais cruciais do dia, caso haja necessidade.
Economia
A redução de custos é uma das vantagens mais atrativas desse tipo de solução. Isso porque manter um porteiro disponível 24 horas por dia pode ter um custo elevado. Com o investimento em uma portaria autônoma, não há dependência de funcionários para o controle de acesso. A redução de custos pode chegar a 90%.
Ou seja, a solução é um sistema totalmente inovador que permite o controle de acesso em tempo real. Desse modo, dá mais autonomia aos moradores de forma simples e prática.
Quer implantar o serviço no seu condomínio? Entre em contato conosco e solicite um orçamento!