Entenda como funcionam os sistemas de monitoramento remoto

Pesquisar
Fique atualizado!
E receba em primeira mão todas as novidades do nosso blog.
Facebook

Você já ouviu falar nos sistemas de monitoramento remoto? Utilizada principalmente por empresas, essa tecnologia está cada vez mais em voga porque garante segurança e tranquilidade ao empreendedor. Mas será que esses sistemas realmente fazem a diferença? Veja como eles funcionam.

Sistemas de monitoramento remoto: o que são?

Esse tipo de monitoramento é bastante simples. Basicamente, o proprietário de uma empresa ou residência que utiliza esse sistema pode controlar o que está ocorrendo no local monitorado, tendo mais autonomia e garantindo a proteção do ambiente.

O que diferencia o sistema de monitoramento remoto de um sistema de alarmes comum é o fato de que, se o alarme for acionado, o dono do local é automaticamente informado da ocorrência, e pode tomar providências em tempo hábil.

Por isso, esse tipo de sistema é bastante utilizado em empresas, já que elas possuem grande número de computadores, servidores, equipamentos eletrônicos em geral, além de informações confidenciais.

Como funcionam?

Esse sistema de monitoramento funciona da mesma maneira que os outros, com a diferença de que pode ser acionado e verificado de forma remota.

Assim, o empreendedor pode acompanhar tudo o que acontece na sua empresa por meio do smartphone, já que ele estará conectado ao sistema e passará as informações em tempo real.

Além disso, existem algumas características desse tipo de sistema que precisam ser destacadas:

Monitoramento por vídeo

Por meio do smartphone, o proprietário do local consegue visualizar em vídeo tudo o que ocorre na empresa ou residência. Essa função é possível porque o sistema de monitoramento inclui a instalação de câmeras no local, que repassam imagens em tempo real.

Aviso por mensagem

Já pensou se alguém tenta entrar na sua casa ou empresa quando ela está fechada? O sistema de monitoramento inibe essa ação, já que ele envia uma mensagem de texto ou um e-mail com vídeo que exibe as imagens do local. O objetivo é que você se certifique se realmente alguém está tentando ter acesso ao local, e possa tomar as providências necessárias.

Alarme remoto

Se o sistema é remoto, nada mais natural que a possibilidade de também ativar o alarme da empresa ou residência de forma remota. Assim, se você, algum colaborador, ou morador sair e esquecer de acionar o alarme, basta ativá-lo por meio de um aplicativo específico no celular.

Acesso inteligente

Essa talvez seja uma das funções mais inovadoras desse tipo de sistema, já que o acesso inteligente permite que as portas sejam trancadas ou destrancadas mesmo que remotamente. Você pode, inclusive, comparar as mensagens informando que alguém entrou na empresa, verificar no vídeo e utilizar o acesso inteligente para o bloqueio ou desbloqueio das portas.

Outra possibilidade interessante é que o acesso inteligente permite fornecer um código único para os prestadores de serviço, sendo que esse código pode ter um prazo de validade. Assim, quando o serviço terminar, ele pode ser apagado e não funcionar mais. Isso traz mais segurança e evita a entrada de estranhos no ambiente corporativo.

Assim, fica claro que se a sua propriedade ainda não trabalha com um sistema de monitoramento remoto, chegou a hora de começar a usar esse serviço. Dessa forma, seu patrimônio e pessoas estarão mais seguros e você, mais tranquilo.

Se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto, aproveite e entre em contato conosco.

 

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Últimas Notícias