Somente no ano passado, quase 600 mil eventos foram registrados pela Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape). Isso nos leva a crer que o calendário de eventos em 2023 também será bastante movimentado.
Além disso, podemos esperar novas tendências ligadas a tecnologia, interatividade e organização. Elas se propõem a melhorar a experiência dos participantes e proporcionar um modelo de confraternização único.
Fique com a gente até o final deste artigo. Listaremos as maiores tendências do mundo dos eventos em 2023 para você se familiarizar com o que está por vir.
Metaverso
Basicamente, o metaverso tem a função de promover a junção entre o mundo real e o virtual. Isso ocorre através de dispositivos eletrônicos de realidade aumentada. No ano de 2021, Mark Zuckerberg deu a seguinte declaração: “As próximas plataformas de mídia serão ainda mais imersivas, uma internet palpável, onde você está dentro da experiência, e não olhando para ela”.
Vale ressaltar que essa tecnologia já esteve presente no Rock in Rio 2022. Esse fato nos leva crer que tais recursos continuarão a ser utilizados no próximo ano. Com relação aos outros eventos, a tendência é que os elementos do metaverso sejam incorporados na mesma intensidade. Será possível observar:
- interação dos avatares com as pessoas presentes;
- recursos tridimensionais e realidade aumentada;
- recursos de gamificação;
- participantes circulando por espaços digitais por meio de aparelhos de realidade virtual.
Experiências imersivas estarão em alta
Seguindo essa mesma linha de tendências para eventos em 2023, falaremos sobre uma das maiores novidades para este ano: experiências imersivas. Antigamente, feiras de negócios e workshops não ofereciam muitos atrativos para seus visitantes. Hoje, porém, esse cenário está prestes a mudar radicalmente.
As experiências imersivas utilizam a tecnologia e a internet para se conectar aos usuários e fomentar um ambiente altamente interativo. Em outras palavras, em vez de desfrutarem passivamente do evento, as pessoas poderão participar ativamente do que está acontecendo. Essa possibilidade tornará a experiência ainda mais inesquecível.
Consciência ambiental e sustentabilidade
- Embalagens descartáveis.
- Materiais promocionais impressos.
- Cartões, folders e folhetos.
- Energia elétrica.
- Transporte.
- Consumo e resíduos produzidos pelos participantes.
- Certificados físicos de participação.
Quando pensamos em eventos, esses são apenas alguns dos elementos utilizados que trazem prejuízos significativos para o meio ambiente. Desse modo, outra forte tendência para eventos em 2023 é a conscientização ambiental, dada a importância desse tema nos últimos anos.
Além do apelo sustentável, eventos “green” costumam ser mais baratos do que os convencionais. Da mesma forma, eles transmitem maior credibilidade e ainda estão de acordo com a ISO 12121.
Integração de dados e gestão
A princípio, a integração de dados e gestão também faz parte das novidades dos eventos em 2023. Veja que, mesmo na pandemia, as pessoas continuaram participando de confraternizações, entretanto de forma não presencial.
Com isso, os usuários puderam experimentar algumas vantagens oferecidas pelos eventos on-line. Entre elas, menos filas de espera, fim dos pontos de venda presenciais e formas de pagamento diversas.
Acontece que os eventos presenciais continuam sendo importantes e de maneira alguma podem ser deixados de lado. Logo, para resolver os problemas relacionados à organização, contratar uma empresa especializada e uma plataforma de gestão se faz necessário.
Em síntese, ambos vão trabalhar em conjunto para facilitar o dia a dia do organizador. Isso garantirá que todas as etapas dos eventos saiam conforme o planejado.
NPS 3.0
Por fim, nossa última tendência para os eventos em 2023 é a métrica Net Promoter Score (NPS). Ela é usada especialmente para avaliar o nível de satisfação do cliente com relação aos serviços e produtos oferecidos. A ideia por trás dessa técnica é avaliar:
- quão benéfico esses eventos são para os participantes;
- quais são as chances de tais participantes se transformarem em verdadeiros promotores da marca.
O NPS ainda calcula o impacto financeiro causado pelos promotores do evento. Isso é feito pela Taxa de Crescimento de Ganho (Earned Growth Rate), o que auxilia nas tomadas de decisão futuras.
Em resumo, essas formas de metrificação deixaram de ser opcionais e se tornaram obrigatórias. Afinal, o que não pode ser medido dificilmente pode ser melhorado.
Qual é a importância da segurança dos eventos em 2023?
Conforme vimos no texto, as novidades e tendências para os eventos em 2023 são muitas. No cenário digital, novos procedimentos tecnológicos e elementos imersivos estão crescendo cada vez mais.
Entretanto, para que tudo isso seja realizado sem maiores problemas, conte com uma companhia especializada. Uma empresa experiente é capaz de oferecer o máximo de segurança para todos os participantes do evento.
Para garantir que a estrutura do local esteja de acordo, bem como a limpeza e a proteção, solicite um orçamento com a Minister. Somos a empresa líder no mercado de segurança, asseio, facilities e eventos em Santa Catarina.
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