Eventos Populares: O que não pode faltar na hora de planejar um.

Tempo de leitura: 6 minutos

O brasileiro é conhecido, mundialmente, por ser um povo alegre e festivo. Há inúmeras datas festivas em nosso país, por exemplo, festividades religiosas, Carnaval, festas típicas tais como as festas de São João e a Oktoberfest, dentre outras. Porém, há algo em comum entre elas, todas são eventos populares

E eventos populares, antes de mais nada, só acontecem porque existem pessoas realistas, motivadas e dispostas para organizá-los e fazer com que cada um desses eventos aconteça.

Ao organizador, caberá sempre a tarefa mais ”ingrata”, que é a de promover o evento e garantir que tudo saia segundo o ”script”, além é claro, de ser capaz de conquistar a satisfação dos clientes

Não existe ”receita de bolo” para fazer um evento de sucesso, entretanto, existem etapas e ações básicas que constituem um planejamento que precisa ser cumprido. Essas etapas são: 

  • Escolher a data e o Local do evento;
  • Obter licenças, conseguir patrocínios e reservar o lugar certo;
  • Serviços de alimentação e de bebidas;
  • Atrações para a festa;
  • Ter soluções em mente para resolver problemas que possam acontecer;
  • Atrair o público alvo.

O objetivo deste artigo é, justamente, discorrer sobre cada uma dessas etapas, para evitar que esquecimentos ou problemas estraguem o evento organizado por você. Confira! 

Escolha a data e local do evento

A data e o local do evento influenciam bastante quando falamos de eventos populares.

Veja se por acaso, a data escolhida não irá coincidir com outros eventos que sejam parecidos ou maiores que irão ocorrer no mesmo dia. Opte por uma temática que seja atraente para o seu público-alvo e se possível, aproveite datas ou épocas especiais para festas, tal como junho para as festas juninas ou datas como o ano novo.

Quanto ao local, escolha um lugar que não seja de difícil acesso, que permita que seus clientes possam se locomover até lá, e não apenas de carro, como também através de outros meios de transporte.

Defina o lugar, de igual forma, em função das condições climáticas e da estação do ano, mesmo porque você não vai querer, por exemplo, que comece a chover durante a realização do seu evento sem que haja espaços cobertos para o público.

Licenças, patrocínios e o espaço certo

Reserve com bastante antecedência o lugar em que o seu evento irá ocorrer, verifique também se o lugar possui todas as licenças que permitem que este espaço possa receber eventos populares como o que você irá realizar.

Além disso, vá pessoalmente ao local em que o evento será realizado, para conferir, pessoalmente, em que condições o espaço se encontra e se ele atenderá as mínimas exigências. 

Outro ponto fundamental: foque em patrocínios e parceiros que lhe ajudem na realização da sua festa, pois assim haverá mais caixa para fazer o evento e também as parcerias feitas em função desta festividade, poderão ocorrer outras vezes, dado que já existirá uma aproximação e uma relação de confiança entre vocês e esses patrocinadores. 

Opções de alimentação e bebidas para eventos populares

Uma das principais atrações das festas populares, sem sombra de dúvidas, são a gastronomia e as opções de bebidas servidas nelas. Escolha um modelo de serviço que melhor se adeque a proposta do evento e às expectativas dos seus clientes. 

Serviço de alimentação

Escolha um menu que faça jus à temática da festa, defina também o tipo de serviço alimentar em razão do tamanho do evento, podendo ser escolhido até mais de um tipo de serviço.

A ”onda do momento” tem sido food trucks em qualquer tipo e tamanho de evento, quem sabe esta não pode ser a opção perfeita? Ou contratar uma empresa que seja especializada em serviços alimentares? Fica a seu critério!

Serviço de bebidas 

Assim como os serviços de alimentação, os de bebidas também precisam se adequar ao tema proposto para a festa. Observe se as posições dos bares atendem aos clientes, sem que se formem enormes filas e se haverá a necessidade de se contratar profissionais para fazer esse tipo de serviço, durante o evento.

Atrações para animar a festa

Outra etapas em que existem inúmeras opções para que a sua festa seja um sucesso. Em geral, eventos populares costumam oferecer mais de um tipo de atrações para animar a festa, como apresentações musicais, apresentações de grupos folclóricos ou de dança, desfiles, campeonatos de modalidade inusitadas, entre outras.

Não adianta trocar os pés pelas mãos e contratar atrações as quais não haverá dinheiro para pagar. Estabeleça que tipo de entretenimento faz sentido ter em sua festa, mas que caiba tudo no orçamento destinado para a realização do evento.

Se antecipe aos problemas

Tenha em mente soluções e meios que sejam capazes de cobrir falhas ou resolver problemas, que porventura surjam durante a realização do seu evento. Eventos populares costumam ter sempre planos B ou C caso ocorram situações adversas.

Uma solução bem interessante é contratar uma empresa especializada em assumir as partes operacional, estrutural e de segurança do evento, como por exemplo, a Ministrer.

Convide o público para a festa

Coloque o seu time de marketing e vendas para trabalhar nesta etapa! Escolha onde e como divulgar o seu evento, para que ele se torne conhecido e atraia o seu público-alvo.

Hoje em dia o palco central para isso é a Internet, ou seja, use e abuse de anúncios nas redes sociais, monte um website apenas para o evento com dados, como por exemplo a programação do festejo.

Ofereça também para os seus cliente, a opção de comprar o ingresso online, por meio de alguma plataforma de vendas de ingressos omnichannel.

Como você pode perceber, trata-se de um trabalho árduo o de organizar eventos populares, porém é recompensador, não apenas pela parte financeira, como também a cultural e de você estar sendo um disseminador de arte, cultura e diversão.

Nossa ajuda não para por aqui!

Acreditamos que qualquer um com muito trabalho duro e conhecimento possa ser capaz de promover eventos populares de sucesso, por isso mesmo, não deixe de baixar o nosso eBook, nele fornecemos mais dicas de como fazer um evento de sucesso! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *