Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, realizou nos dias 3 a 6, a maior Festa Agrícola de Santa Catarina. A expectativa da organização se confirmou e aproximadamente 100 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições. Na sexta-feira, dia 4, Munhoz e Mariano surpreenderam o público de aproximadamente 20 mil pessoas na primeira apresentação nacional. Paula Fernandes cantou seus principais sucessos no sábado, dia 5, e teve o maior público já registrado num show realizado em Ituporanga – aproximadamente 24 mil pessoas. No domingo, 6, Luan Santana esbanjou simpatia e agradou as mais de 23 mil pessoas que lotaram a Arena Multiuso. Em pouco mais de 1 hora, o cantor manteve o público atento ao show que contou com uma produção de encher os olhos dos fãs.
Além dos shows, uma das novidades dessa 22ª edição foi o Rodeio Country, com equipe César Paraná. “A repercussão está sendo fantástica. Quem teve oportunidade, conheceu um dos melhores rodeios do Brasil. Temos a certeza de que esse evento, assim como os shows artísticos, surpreenderam nossos visitantes”, disse o Presidente da Festa, Hélio Goss. Com a intenção de agradar todos os públicos, a organização também preparou um festival de rock dentro da festa – o Rock Cebola, que ocorreu no sábado, 5, e lotou o tablado do camping. Os amantes do estilo puderam curtir o som das bandas: Buddy Revell, The Madman, Cóilis, Pontocom, Autoreverse e Sobreaviso. Para fechar, teve o show de Vlad V.
O desfile de máquinas agrícolas, em sua quinta edição, reuniu mais de 700 tratores na Abertura Oficial do evento, quinta-feira, dia 03. Os participantes foram recepcionados pelo Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, Vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, Prefeito de Ituporanga, Arno Zimmermann, Vice-prefeita Angelita Goedert Oliveira e demais autoridades políticas. Logo após, foi servido almoço à base de costela de fogo de chão – 1,3 mil quilos de carne foram servidos gratuitamente aos participantes. “Distribuímos também mais de R$ 20 mil em premiação para valorizar o nosso homem do campo que participou do já tradicional tratoraço”, explicou Helio.
A Cavalgada Ecológica, no sábado, dia 5, teve a participação de mais de 1.200 cavaleiros que puderam apreciar as trilhas da cebola num percurso de 20 quilômetros. No mesmo dia, foi realizada a Copa Catarinense de Cavalo Manga Larga Machador, com competições de marcha de 80 cavalos vindos de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. “Tivemos a oportunidade de conversar com os participantes que nos demonstraram interesse de realizar uma Exposição Nacional de Cavalo Manga Larga Machador em nossa próxima festa. Isso mostra a estrutura que nosso município pode oferecer para eventos desse gênero”, comentou Helio.
“Depois de cobrarmos empenho e muito trabalho, estamos orgulhosos do resultado do evento. Sabemos a responsabilidade de organizar uma Festa da Cebola que se profissionaliza e cresce a cada ano. É o evento de integração dos municípios da região do Alto Vale e dá importância para nossa região. Foi um marco histórico nossa cidade receber, em um único dia, uma quantidade superior ao número de habitantes que aqui residem. Recebemos visitantes de todo o estado e do Mercosul, e estávamos preparados para isso. Temos certeza que Ituporanga realizou a maior e melhor de todas as festas até então”, afirmou o Prefeito Arno.
Com informações: Prefeitura de Ituporanga
Fotos: Rodrigo Fachini – Empresa Minister