Você quer produzir um evento, mas tem uma série de elementos para pensar. Precisa considerar o local, as pessoas que serão convidadas, o formato do convite, etc. Mas você já parou para pensar na luz? A iluminação para eventos é um elemento é muito importante e não pode ficar em segundo plano. Veja neste post 7 dicas de iluminação e acerte na escolha!
Iluminação para eventos
Muitas vezes, não se pensa muito sobre a iluminação de um evento, mas é necessário prestar atenção a esse quesito, porque ele pode acarretar em um grande problema durante a festa. Já pensou se o seu evento tem determinada apresentação e o local está muito escuro? O evento será prejudicado, bem como os artistas e o próprio público.
Então, o que deve ser considerado ao fazer o planejamento?
1.Espaço e energia disponibilizada no local
Antes de fechar o contrato com o espaço em que o evento será realizado, é importante atentar-se para o ambiente e o tipo de energia disponibilizado. Verifique se o local permite colocar novos equipamentos de iluminação e se a energia dará conta de todos os aparelhos a serem implantados, evitando um “apagão”.
2. Estilo do evento
Antes de definir a iluminação, é preciso pensar no estilo do evento a ser realizado. É a partir dessa informação que será possível tomar uma série de decisões, inclusive com relação à iluminação. Nesse sentido, lembre-se de que a iluminação deve criar uma atmosfera especial. Então, se o evento tem um caráter romântico, a iluminação deve ser mais fraca, como uma meia-luz.
Considerar o estilo do evento também fará com que cada festa tenha um formato diferenciado e que os convidados se sintam confortáveis no local.
3. Ajuste a decoração
Além do estilo do evento, a decoração faz toda a diferença na iluminação para eventos. Ou seja, ela não deve ficar totalmente contrastante, a não ser que essa seja a ideia desejada.
Verifique também que a iluminação sobre cada elemento decorativo pode mudar, considerando o material com o qual o produto é fabricado. Por exemplo, materiais fabricados em vidro, metal ou que sejam espelhados podem apresentar um resultado diferente na iluminação.
Por fim, a iluminação em si mesma pode ser utilizada como um elemento decorativo, especialmente nas paredes, que ficam geralmente vazias. Assim, é possível economizar, já que não é necessário comprar ou alugar quadros, por exemplo.
4. Localização da iluminação
Para que a iluminação tenha o efeito esperado, é fundamental que os equipamentos estejam bem localizados. Por isso, faça o planejamento sobre como será a dinâmica no ambiente, verificando o posicionamento dos objetivos decorativos, como quadros, vasos, arranjos de flores etc.
5. Integração das luzes com a sonorização
Todo evento tem um som e a iluminação deve estar bem integrada a esse elemento. Por isso, é preciso ter bem definidos quais tipos de músicas vão tocar no evento e adequar a iluminação a elas, causando um efeito agradável para os convidados. Por exemplo, se a festa for bem agitada, a iluminação pode ser bastante colorida. Já se a ideia do evento é ser mais calmo e tocar músicas mais tranquilas, a iluminação indireta é uma boa escolha.
6. Equipamentos de qualidade
Uma boa iluminação também passa pela aquisição ou locação de equipamentos de boa qualidade. Isso inclui também a diversidade de formas, tamanhos e modelos, o que pode ocasionar diferentes resultados na iluminação para eventos.
Para evitar contratempos no dia do evento, certifique-se de que o fornecedor tem boa qualidade e é confiável. Também é recomendado ter alguns equipamentos extras, para que, se algum deles falhar, a iluminação não fique prejudicada.
Como referência, é importante que você saiba que os tipos de equipamentos mais utilizados são par 38 e par 64, que possuem lâmpadas de 100 a 150 watts e de 1.000 watts, respectivamente. Uma escolha acertada é optar por lâmpadas de LED, que são mais econômicas e também aquecem menos. No caso de eventos que vão utilizar fachadas, para shows ou outdoors, as lâmpadas retangulares Washer de LEDs são as mais aconselháveis, segundo especialistas do setor de eventos.
7. Profissionais qualificados
O último requisito fundamental é contratar profissionais qualificados, que tenham experiência com iluminação para eventos. É importante que o profissional entenda de efeitos luminosos, refletores de luz e consoles, conhecendo os tipos de equipamentos mais adequados a cada situação e evento a ser realizado.
Para contratar um bom profissional, o indicado é que você compareça a um evento realizado por ele antes de fechar negócio, e também faça alguns testes.
Seguindo essas dicas de iluminação para eventos, você terá um resultado muito melhor e um evento mais atrativo para seus convidados. Se você quer saber mais sobre esse assunto, deixe seu comentário no post ou entre em contato pelo site.