Para que um evento obtenha o sucesso esperado e alcance seus objetivos, tudo deve transcorrer perfeitamente nos seus mais variados setores e o que não pode faltar nessa organização é a equipe médica. Ela deve estar disponível para garantir o bem-estar e a proteção médica dos participantes, seja em eventos musicais, esportivos ou religiosos.
Pensando na organização de eventos e para que eles transcorram na maior tranquilidade e segurança para todos, reunimos algumas informações úteis sobre a importância de uma equipe médica no atendimento aos frequentadores dos mais variados tipos de eventos. Confira!
Como saber se o evento necessita de uma equipe médica
É fundamental que todo evento que concentre um grande número de pessoas conte com uma equipe médica devidamente capacitada para realizar qualquer tipo de atendimento relacionado à saúde. O que não falta são empresas prestadoras de serviços nessa área preparadas para realizar o trabalho. Por isso é de extrema importância que ao organizar um evento você contrate uma empresa especializada e de qualidade para que possa promover o bem estar e a segurança de seus participantes.
Conforme resolução publicada no Diário Oficial da União e anúncio feito recentemente pelo Conselho Federal de Medicina, qualquer entidade organizadora de eventos que precise de assistência médica deverá ter serviço médico próprio ou terceirizado inscrito no Conselho Regional de Medicina, com seu diretor técnico médico e corpo clínico definido.
Os eventos em questão são artísticos, sociais, competições e também treinamentos esportivos. Os organizadores devem oferecer uma boa infraestrutura, proporcionando todo o suporte necessário para atender ao público, inclusive na contratação de médicos estrangeiros, caso haja participantes de outros países de forma expressiva.
O porte do evento e suas exigências
De acordo com o tipo de evento que será organizado espera-se um determinado número de pessoas. O porte do evento será definido de acordo com o número de ingressos que serão disponibilizados para o público.
Sabendo o número máximo de participantes que o evento comportará, já se pode esquematizar a quantidade de equipe médica necessária. Sem contar que o CRM precisa desses dados para que o local seja inspecionado com antecedência.
Cada cidade possui sua legislação quanto às exigências de equipe médica e de brigadistas, consulte a prefeitura de sua cidade.
Procedimento adequado em caso de acidentes em evento
Em caso de ocorrência de acidentes, o procedimento adequado é acionar a equipe médica de plantão responsável pelo socorro do local. O atendimento médico, deslocamento da equipe, remoção do acidentado, bem como ambulâncias e outros aparatos ficam por conta da empresa responsável pelo serviço. Daí a importância da contratação de empresa capacitada e equipada para os variados tipos de emergência, tais como remoção UTI, remoção simples para obesos remoção simples psiquiátrica e remoção UTI pediátrica.
Brigadistas para eventos
Outro serviço que já se faz obrigatório e que garante também a segurança e integridade física de seus participantes, em vários tipos de eventos é a presença de brigadistas. Eles atuam não só para prevenir incêndios, mas também avaliam os riscos existentes nos locais em que ocorrerá determinado evento.
A função desses profissionais é também de inspecionar os equipamentos de proteção e os de combate ao incêndio, bem como o resgate de pessoas em situação de perigo durante o evento. Empresas, conceituadas no mercado, já oferecem o serviço.
Conclusão
Garanta o máximo de segurança em seus eventos com equipes especializadas de médicos e brigadistas. O sucesso e a credibilidade por parte dos participantes de qualquer evento começa pela segurança dispensada pela organização.
Consulte a prefeitura de sua cidade para obter detalhes sobre a legislação vigente no local do evento. E para mais informações sobre como organizar um evento de sucesso acesse nossa página!